NOÉ: EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA.

“E Noé fez tudo exatamente como Deus tinha ordenado” Gn. 7: 5

 

E a Bíblia fala assim de Noé:  ele obedeceu a Deus em tudo.  Noé foi abundante no obedecer.  Lembro-me dos serventes, das bodas de Caná da Galiléia, que encheram as talhas que Jesus pediu até em cima.  Assim, Jesus transformou aquela água que servia para purificação em vinho, no melhor dos vinhos. Como anda a minha obediência?  Como anda sua obediência?  Acerca de Noé, lemos que ele fez tudo que O Senhor ordenou.  A obediência dele é um exemplo.  A ordem para ele foi a construção da arca. Para nós, é pregar o evangelho a toda criatura.

 

Noé obedeceu a Deus, vivendo no meio de uma geração corrompida e violenta.  Ele não encontrou eco, nem par na sua obediência.  Deus olhou para a humanidade e só achou Noé.  Daquela geração (Gn. 6:5), sabemos a grande maldade: que seus pensamentos eram malignos; bebiam, comiam, casavam-se e se davam em casamento, sem discernir o juízo que sobreviria (Mt. 24:37-42).  Noé, porém, andava com Deus (Gn. 6:9) e obedeceu a ordem de Deus de construir a arca.  A construção da arca demorou 120 anos.  Não foram 120 dias, mas 120 anos.  Ele perseverou em obedecer.  Enfrentou zombarias e deboches, mas continuou obedecendo.  Durante todo este tempo, ele foi pregoeiro da Justiça (II Pe. 2:5).  Sua vida e a arca eram o “outdoor” da justiça de Deus na terra.  Todavia, aquela geração continuou comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento,  e desobedecendo a Deus.   Noé, por sua vez, obedecendo.

 

Como Noé conseguiu obedecer, vivendo naquele ambiente desfavorável?  A resposta encontra-se em Hb. 11: 7: “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé”. Ele obedeceu porque creu. Porque teve fé.  Para se obedecer a Deus tem que se ter fé.  Para se obedecer as ordens de um Deus que não se vê, é necessário fé.  As coisas deste mundo cooperam para a desobediência.  Quando desejamos desobedecer, encontramos facilidades, mas o caminho da obediência é estreito e difícil.  Não foi fácil para Noé obedecer no meio daquela geração.  Mas como podemos vencer o mundo?  “…e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo. 5:4).  Vivendo em fé: venceremos.

 

Outro aspecto da obediência de Noé foi que ele teve um parceiro que o ajudou obedecer.  Este parceiro foi o próprio Deus.  Deus mandou Noé construir a arca, porém Noé não poderia fazer chover.  Deus o fez.  Noé não podia fechar por fora a porta da sua arca.  Foi  Deus que fechou.  Jesus falou em Mt. 11:29: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.  O jugo de que Jesus falou era posto em dois animais e estes puxavam o carro do arado.  Preste atenção, era necessário que dois puxassem.   Jesus falou: “meu jugo”, significando “o jugo que levo”. Jesus Cristo, do outro lado, me ajuda a carregá-lo.  Por isso o jugo dele é suave. Deus ainda prometeu em I Co. 10:13 – “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”  Quando somos tentados a desobedecer Deus promete ser o nosso parceiro não permitindo que sejamos tentados além do que podemos nos suportar e ainda providencia o escape.

 

A obediência de Noé trouxe benefícios a sua família e a toda humanidade.  A humanidade foi preservada do dilúvio, porque Noé obedeceu.  Hoje vivemos, porque Noé sobreviveu ao dilúvio.  Fica a lição de que a obediência a Deus traz benefícios em nossa volta.  O contrário, a desobediência, traz malefícios e prejuízos.  É melhor obedecer.  Indo contra o senso e a geração de sua época, ele construiu a arca e foi a obediência que salvou-o, assim como a sua família e a humanidade.

 

Entretanto, a história de Noé apresenta uma mácula.  Já em terra firme ele prosperou e plantou uma vinha.  Bebeu do fruto da vide e se embriagou de tal forma que ficou nu, com as vergonhas de fora.  Certamente falando bobagens.  Um homem temente a Deus e cheio de fé desobedeceu a Deus neste momento.  O fato de a Bíblia registrar este episódio de Noé, não me desanima quanto a obedecer a Deus, pelo contrário.  Isto me mostra que Noé era gente como eu, passível de fraquezas, e foi este homem ,gente como a gente, que O Senhor usou para reescrever a história da humanidade.  Isto me mostra que Deus pode me usar “apesar de já ter me embriagado em algumas vinhas”.  A desobediência de Noé me ensina que posso obedecer.  Posso ser usado também como Noé o foi.  “Se já me embriaguei”, devo confessar a Deus o meu pecado e seguir avante.  Porque tenho uma arca para divulgar a todas as nações e esta arca é Jesus. Devo convidar a todos que entrem na arca, porque o “dilúvio” se aproxima.  A volta de Cristo está próxima.  A geração de Noé é bem semelhante a nossa.  Oremos a Deus para que sejamos “Nóes” no meio desta geração perversa.

 

(Este texto é de autoria do Pr Eber Jamil)

About these ads

25 Respostas para “NOÉ: EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA.

  1. Ricardo Mercês

    Obediência, um tema para que todo cristão faça constantemente uma avaliação.

    Exite um cântico infantil de autoria da Ana Paula Valadão que diz:

    Obedecer é mais que importante
    É prova de amor
    Com alegria, eu vou obedecer ao Senhor

    Jesus falou que se eu sou amigo dele, eu vou obedecer
    Aquilo que ele quer pra mim é sempre o melhor, eu vou obedecer

    Esta letra simples porém de grande profundidade espiritual aponta para a importância da obediência.

    Noé servo de Deus sabia e entendia o que era obedecer a Deus, por isso ele nâo o questionou. Mais importante que a tarefa a ser realizada estava a disposição em obedecer a Deus.

    Obedencendo a Deus iremos desfrutar do melhor, pois sua vontade é “boa, agradável, e perfeita”

    Graça e Paz !

  2. digame qual cap e ver e o livro que diz que a arca levou 120 anos para ser contruida.

  3. estou em duvida, qual o capitulo e verciculo diz que a arca levou 120 anos para ser construida? desde ja obrigado.

  4. A resposta é Gn 6.3 quando Deus disse que a vida na terra seria de 120 ANOS. A Bíblia não fala diretamente que a construção da arca durou 120 anos. Porém fica implícito, pois a partir do momento que Deus decidiu acerca do dilúvio passou-se 120 anos. Foi no mesmo momento que ele chamou Noé. Assim eu creio.

  5. Washington Barbosa

    Como vc chegou a esta conclusão se na Biblía não esta escrito quanto tempo noé demorou pra construir a Arca? Não estou duvidando de vc gostaria apenas que vc me ensinasse a chegar a esta conclusão. Um abraço e fique na Paz.

  6. É o que expliquei acima. É por causa de Gn 6.3. Entre a decisão do dilúvio e o dilúvio em si passaram-se 120 anos. Deus determinou que o dilúvio aconteceria em 120 anos. Assim, creio eu que Noé demorou esse tempo para construir a Arca.

  7. Gostei muito do seu “site”. Eu acho que pessoas, assim como você, deveriam falar mais em publico. Valeu pastor e a Paz do senhor!!!!!!!!!!!!

  8. uma arca tao grandiosa e detalhada certamente nao se constroi sozinho em 1 ano, mesmo com a ajuda de duas pessoas leva tempo muito tempo, uma casa com 30 homens treinados trabalhando e com todos os equipamentos modernos leva meses para ser construidas e talvez anos. Gostei muito desse artigo, tomei a liberdade e posteii no meu blog pois o tema é indispensável para viver. Da muita forca.
    Deus o abencoe em seu ministério e familia e cubra de gracas sem fim!

  9. osvaldo luiz da silva

    Pela biblia Noé levou 100 anos para construir a arca e não 120 anos como a maioria afirma. Prova; cap 5 vers. 32 de Gn diz que era Noé da idade de 500 anos cap 7 vers. 6 diz que éra Noé da idade de 600 anos quando o diluvio veio sobre a terra. Portanto alguém está errado e não a Bíblia. Osvaldo.

  10. Foram elucidativas as referências irmão Osvaldo que você citou. Um abraço.

  11. Irmãos não podemos definir pelos versículos citados se foram cem ou cento e vinte anos. O mais importante aqui é saber que foi um longo período. Depois da arca construida veio o dilúvio, mas quanto tempo depois de construida isso certamente não sabemos .

  12. Na realidade o melhor deste “estudo”, é o tema. Noé : exemplo de obediência. Será que para Deus, é tão importante, a questão, de quanto tempo Noé haveria de levar para construir a arca? ou será que mais importante para Deus, não é o tempo que nós estamos perdendo em levantar polêmicas?. Ide e pregai o evangelho a toda criatura; esta é a ordem divina. Porque perder tempo, se vemos as profecias sobre a volta de Jesus sendo cumpridas; e quantas almas estão em desobediêcia, andando por caminhos desagradáveis à Deus, por falta de uma palavra de libertação. E nós temos esta palavra irmãos. Aprendamos com Noé e com o nosso amado pastor Eber . Afinal o contexto do estudo condiz com a nossa obediência. Que Deus tenha misericórdia de nós, e continue a nos abençoar. À paz do Senhor Jesus para todos.

  13. O mais importante é o pensamento muito bem expressado acima, pelo Pr. Éber, em seu excelente artigo: nós temos o mesmo desafio de fé. Anunciar a volta de Jesus, e que Ele salvará os seus da perdição eterna.

    Certamente, seremos tão ridicularizados quanto foi Noé, mas “o justo viverá da fé” (Habacuque 2:4).

    Sobre a questão do tempo de construção da Arca, é preciso levar em consideração de que foi um navio para flutuar sobre a inundação de todo o nosso planeta, e teve que ser muito bem construída. Apenas uma pequena família para ajudar e sem os instrumentos tecnológicos que temos hoje, só pode ter durado muito e muito tempo. Acredito, perfeitamente, que tenha demorado os 100 anos. Como disse alguém: “Amadores fizeram a Arca de Noé. Profissionais fizeram o Titanic”.

    Obrigado e abraços a todos.

  14. Agradeço pelos exemplos,precisei fazer uma redaçao sobre obediencia e foi aqui q eu entendi a palavra,estou mt grata

  15. Pr: Arnaldo Araujo

    EU não achei na biblia a resposta chave que foram 120 anos para a construir a arca, mas esta para mais ou menos 100 anos de construção.

  16. Primeiro: A biblia não diz que Noé tinha 500 anos quando começou a construir a arca, e sim que aos 500 anos Noe tinha gerado os filhos, Visualizando desta forma Deus falou com Noé depois deste periodo, Como com 600 anos começou o diluvio, entende-se que foram menos de 100 anos para costrução da arca.

    Por outro lado: quando Deus afirma ali (Gen.6:3) que o homem viveria apenas 120 anos, estava referindo-se a aquela ocasião, porque nos versiculos anteriores ele refere-se aos filhos de Deus que possuiam as filhas dos homens, ele estava punindo aquele povo.

  17. Adorei tudo o que está escrito e gostaria de receber por e emil este conteudo ainda hoje Deus abencoe vcs

  18. Em gn 5.28 afirma que lameque tinha 182 anos quando gerou nóe.Quando Deus dá o prazo de 120 anos para o homem se arrepende dos seus terríveis pecados, noé tinha 480ano e entrou na arca com 600ano(gn 7.6,11)s logo:480anos+120anos(término do prazo)=600 anos, ou seja, 120 anos depois.Em gn5.31 afirma que lameque morreu com 777 anos, peceba agora se ele gerou noé com 182 anos está faltando 595 anos para completar 777 anos, logo quando lameque morreu com 777 anos noé tinha 595 anos.Em gn 6.3 Deus estabeleceu assim o tempo de vida(120 anos) dos homens na terra, neste versículo não se fala do dillúvio e nem da construção da arca.Porém em gn 6.13 Deus diz a noé que é chegada o fim de toda carne o prazo de 120 anos tinha acabao e no versículo 14 o senhor diz: Faze para ti uma arca e madeira e gofer, Deus não perguntou estás fazendo a arca?…O verbo fazer está no imperativo expressando uma ordem, um pedido, uma orientação, ou seja Deus está dizendo faze tu uma arca..Aordem é dada quando Deus fala com Noé, Deus dá uma orem específica para noé construir a arca depois que lameque seu pai morre, logo noé tem 595 anos.Portanto entendemos que em gn 6.17 o Senhor diz: porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra(aqui é que o dilúvio foi anunciado) a noé e não antes como alguns pregam, logo noé tem conhecimento do dilúvio com 595 anos de idade.Assim temos o cálculo: 600anos(quando noé entrou na arca)-595 anos(quando teve conhecimento e começou a construir a arca)=5anos.Veja em gn 6.22 noé fez conforme tudo Deus lhe mandou, foi aqui que ele começou a contrução da arca e não 120 anos antes com muitos pregam.E em gn 14.6 noé trabalhou com mais 7 pessoas da sua família colando tábuas em betume não precisou de pregos, usou sim ferramentas para cortar madeiras e colar com betume.Comprimento da arca:198 metros;largura:33 metros e altura 19,8 metros, 1 covado=66cm ou 0,66metros.Com essas medidas seria necessário 120 anos para se fazer uma arca? é claro que não.Noé passou 5 anos contruindo a arca para ele e sua família se salvarem do dilúvio, dá para estas medidas da arca, trabalhando com disposição e muita coragem, Amém

  19. Posso provar que noé gerou o seu filho Sem ultrapassando a idade dos 500 anos, porque Moises diz que ele gerou Sem, Cam e Jafé na idade de 500 anos, os filhos não são tri gêmeos, há um intervalo de tempo, veja:Sem é mais velho que jafé(gn 10.21) afirma também que Sem gerou Arfaxade com 100 anos, dois anos depois do dilúvio. Concluímos que Sem é mais velho que Cam e Jafé(gn 10.1).E com que idade Sem entrou na arca? com 92 anos de idade, provando o que estou dizendo: noé tinha 595 anos quando começou a construir a arca, porém ele gerou Sem com 503 anos, logo: 92 anos(idade de Sem quando entrou na arca)+5 anos(construção da arca)+1 ano e 10 dias dentro da arca, conferir gn 7.6 e gn 8.14)=98 anos+ 10 dias(quando Sem saiu da arca com noé), 2 anos depois com a idade de 100 e 10 dias ele gerou arfaxade(gn 11.10).Porém arfaxade não é seu filho primogênito, porque em 1ª crônicas 1.17 Sem gerou 9 filhos: Elão, Assur e arfaxade, nesta lista ele aparece como terceiro.O nome de Arfaxade é mencionado pelo escritor bíblico porque Abrãao faz parte da sua descendência, fato este importante para moisés gn(11.26)Em uma demonstração matemática temos:
    Sem com 98 anos e 9 meses gerou Elão;
    Sem cm 99 anos e 9 meses gerou Assur;
    Sem com 100 anos e 9 meses gerou Arfaxade
    Dizer que Sem gerou Arfaxade com a idade de 100 não importou para Moisés acrescentar os meses e sim a idade que tinha quando gerou Sem

  20. Parabéns irmão ,Sabedoria de Deus. bate com os exames que tenho feito ,segundo o que nos ordenou Jesus.Para examinarmos as Sagradas Escrituras. A paz!

  21. Dilson, eu só não encontrei base para crer que; Sem. Tenha entrado na Arca com 92 anos?o raciocinio não bate!

  22. Se Noé começou a construir a Arca quando tinha 595,Sem tinha 92.Com 97 anos,2 meses e 17, ele entrou para se livrar com sua familía do dilúvio.Porque com certeza,no período de 92 anos aos seus 97 anos;ele entrou ,sim na arca. Mas para ajudar em sua construção. Entendi ,irmão. Deus te abençõe!

  23. Quero apenas ratificar que Sem começou a construir a arca com 92 anos com Noé e seus irmãos, logo: 92 anos+5anos de construção=97 anos quando entrou na arca e saiu com 98 anos e 10dias e dois anos depois do dilúvio gerou o seu filho Arfaxade com 100 anos.

  24. Pr. Eber homem de Deus.
    Me orgulho de ter sido seu aluno, parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s