O QUE É BATALHA ESPIRITUAL?

 

passado

O que seria: batalha espiritual? É a batalha constante que o cristão enfrenta contra as influências do mundo, contra a sua própria natureza pecaminosa (carne), e contra o diabo.

Estou baseando tal estudo na revista número 8 editada pela editora Central Gospel, cujo título é o mesmo citado neste estudo e o autor é o Pr. Joá Caitano da Silva. Colocarei a minha colaboração neste estudo e usarei outras fontes de consulta além da revista. Devo dizer que todas às vezes que citar algum autor colocarei tal citação entre aspas e citarei a fonte.

I – A BATALHA ESPIRITUAL É UMA REALIDADE BÍBLICA.

A) Já no início da Bíblia vemos tal batalha sendo referida em Gn 3.15. Ao pronunciar o juízo contra serpente (o diabo), Deus diz que sempre haveria inimizade entre satanás e os descendentes da mulher. E o descendente da mulher (Jesus) pisaria a cabeça da serpente que morderia o calcanhar dEle (a crucificação). O crente precisa ter consciência que existe uma batalha, cuja guerra é travada no coração humano e na história dos seres humanos.

O inimigo das nossas almas não quer que estejamos conscientes desta batalha. Ele procura convencer a todos que, tudo que acontece é normal e pura casualidade. Seria isto verdade? As coisas absurdas que sucedem a cada instante são normais? Os crimes, as tragédias, as injustiças, as distorções sociais, a destruição desenfreada na família, dos valores morais da ética; será tudo isto casualidade?” (IN: Pr. Joá Caitano da Silva; COMO ENFRENTAR AS BATALHAS ESPIRITUAIS – Revista do professor; Editora Central Gospel; p.6)).

B) No confronto entre Jesus e Satanás. Quando no seu ministério terreno Jesus enfrentou oposição de Satanás que o tentou no deserto. A Palavra diz que mesmo Jesus como homem não cedeu as tentações. Veja Hb 4.15: “pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado” (NVI).

A Palavra ainda diz mais, que Jesus venceu a Satanás como homem. Veja Hb 2.14: “… ele participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo” (NVI).

C) O combate das trevas contra a luz. Aquele que está em Jesus está na luz e sofre oposição das trevas. Veja 1 Jo 1.5-7; 2.9-11.

II – CONHECENDO OS ADVERSÁRIOS.

“É impossível passar despercebido o que acontece no mundo espiritual. Todo o crente é vítima de ataques constantes que ocorrem no viver de cada dia (…).

É preciso, urgentemente, acordar o sono da indiferença e da posição derrotista de que tudo é assim mesmo, conformando-se com uma vida medíocre, pobre, infeliz e fracassada.

Os três adversários que não dão trégua ao crente são, de fato: a carne, o mundo e o diabo. E para vencê-los é preciso de revestimento do poder do Espírito Santo” (IN: Pr. Joá Caitano da Silva; COMO ENFRENTAR AS BATALHAS ESPIRITUAIS – Revista do professor; Editora Central Gospel; p.6)).

A) A Batalha entre a carne o espírito.

A Palavra de Deus fala da guerra interior existente na alma do crente entre a carne (natureza pecaminosa) e o espírito. A carne com sua concupiscência deseja o pecado, o espírito deseja as coisas de Deus. Gl 5.17: “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”.

“Só será vitorioso nesta batalha, quem utilizar as estratégias bíblicas ao seu dispor (Gl 5.16), buscar a plenitude do Espírito, andar dirigido e orientado por Ele, e permitir que Ele fecunde o fruto Espiritual”. (IN: Pr. Joá Caitano da Silva; COMO ENFRENTAR AS BATALHAS ESPIRITUAIS – Revista do professor; Editora Central Gospel; p.7)).

B) A Batalha contra o mundo (mundanismo) e suas aflições.

Quando falamos da batalha contra o mundo não estamos falando no sentido físico, do planeta ou da natureza. E também não nos referimos as pessoas “porque Deus amou o mundo…” (Jo 3.16). Mas queremos dizer sobre os valores terrenos e pecaminosos que enchem a humanidade. João afirma que “o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5.19) e Paulo chama satanás de deus deste século (II Co 4.4). “Como príncipe deste mundo, satanás espalha nele sua influência (cf. Jô 12.31; 14.30; 16.11). Ele anima o espírito do anticristo…presentemente já está no mundo” (I João 4.3), de maneira que, na realidade, o reino das trevas, composto dos súditos humanos e espirituais do demônio, organiza e sustenta a oposição contra Cristo e sua Igreja” (RUSSEL SHEED, O mundo, a carne e o diabo. Edições Vida Nova, p.39).

Outro aspecto da oposição do mundo são as suas aflições peculiares. O cristão pertence ao reino de Deus, portanto sofrerá oposição do reino deste mundo (João 15. 18 e 19; 1 João 3.13). Jesus disse que venceu o mundo com suas aflições (João 16.33). Nós podemos também vencer.

O segredo para vencer as tribulações e aflições existentes no mundo é permanecer no Senhor Jesus. Ele diz que nEle há paz. Ele garante paz verdadeira, descanso para a alma e ânimo redobrado (João 14.27)” (IN: Pr. Joá Caitano da Silva; COMO ENFRENTAR AS BATALHAS ESPIRITUAIS – Revista do professor; Editora Central Gospel; p.7)).

C) A oposição de Satanás.

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (I Pe 5.8).

Penso que satanás utiliza-se de três estratégias para enganar as pessoas a respeito de si mesmo. Primeiro: satanás deseja que as pessoas não creiam na sua existência. Existem pessoas que crêem que satanás é um mito inventado pela religião. Segundo: satanás coloca uma lente de aumento em si mesmo para aumentar o seu tamanho e provocar mêdo nas pessoas. Muitos têm uma atitude medrosa para com o inimigo. Atribuem a ele muitas coisas. Procuram conhecer as profundezas de satanás (Ap 2.24) e vivem cheias de superstições. E em terceiro, satanás deseja que as pessoas que crêem na sua existência vivam como se ele não existisse. Muitos sabem da sua existência, porém vivem de uma forma relaxada, displicente, sempre próximo das fronteiras do inimigo, como se o inimigo não existisse.

Para vencer o diabo com todas suas artimanhas, estratégias, ciladas e operações malignas, é preciso estar em sobriedade, equilíbrio e, sobretudo, vigilância constante. As armaduras de Deus, a couraça da fé, estão a dispor, a fim de que, fortalecido no Senhor e na autoridade do seu poder, o crente se torne um autêntico vencedor” (IN: Pr. Joá Caitano da Silva; COMO ENFRENTAR AS BATALHAS ESPIRITUAIS – Revista do professor; Editora Central Gospel; p.8)).

Leia Tiago 4.7

III – NESSAS BATALHAS NÃO ESTAMOS SOZINHOS.

Temos as nossas parte a fazer nestes enfrentamentos, porém sozinhos não venceremos. Nós precisamos de Deus e do Seu poder para vencer.

  • O Senhor é um homem de guerra (Ex 15.3).
  • Deus é O Senhor dos exércitos (Zc 4. 6b; 1 Sm 1.11)
  • O Senhor peleja pelo seu povo (Ex 14.14)
  • A guerra é do Senhor (1 Sm 17.47b).
  • CONCLUSÃO:

Neste artigo definimos o que é batalha espiritual e conhecemos biblicamente nossos adversários. Também afirmamos que Deus está conosco e que Ele é O Senhor dos Exércitos que peleja pelo seu povo. Usemos a nossa fé Nele para vencermos essas batalhas.

I João 5.4 e 5 : “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus” (NVI).

( O autor do texto é o Pr Eber Jamil, dono do blog. Frases extraídas estão com as suas devidas citações).

About these ads

48 Respostas para “O QUE É BATALHA ESPIRITUAL?

  1. Iracema S. Saldanha

    Eu sempre estou enfrentando batalhas espirituais e minhas duas armas são orar:
    Fl 4.4-7 e Ef. 06.10-19.
    Quando é muito difícil e me angustio procura fazer gabinete.
    Sei que vai ser assim até o dia que Jesus resolver me recolher e não acho nada demais.
    A passagem sobre Zaque me fez entender que não é só aceitar Jesus e ser perdoado. Para continuar andando com Jesus temos que acertar nossas contas com aqueles que prejudicamos de alguma maneira. Zaque devolveu dinheiro e devolvo orações e qdo aparece a oportunidade peço perdão, pois existem pessoas que não sei por onde andam e oro muito por elas.
    Neste momento estou enfrentando uma batalha espiritual e além de orar entreguei nas mãos do Senhor dos Exército que guerreia nossas guerras.
    Vai passar, sempre passa

    • a luta contra a carne o mundo vai durar enquanto passarmos pela terra.contra maus penssamentos de toda ordem nao existem soluçao nao existe versiculo ,ato profetico ;tudo baboseira.a grande vitoria vai ser no dia q tu vestir o paleto de madeira e o silencio do cemiterio der descanço pro teu corpo

  2. Gilberto o pregador

    A batalha espiritual é uma guerra travada contra o reino das trevas e pra eles nao podemos dar treguas. Enquanto um soldado desvia seu olhar da batalha o inimigo ja armou cilada.Embora alguns achem que nao lutamos contra a carne,o termo utilizado ali em Efesios e pra dizer que a nossa luta nao contra o ser humano,mas lutamos contra o desejo da carne.

  3. Aprendi a orar pedindo diariamente para que o Senhor me vista com toda sua armadura (descrita em efesios 6). Também oro continuamente para que o Senhor leve cativo a obediencia de Cristo todos os meus pensamentos, além de tb clamar pedindo para que Ele conserve meu corpo, alma e espírito irrepreensíveis e íntegros na volta do Senhor Jesus. Só lamento não ter aprendido isso antes…Mas glórias a Deus! Nunca é tarde para aprendermos, ne?

  4. DEUS é fiel então eu creio que conseguiremos vencer todas as batalhas espirituais em nome de JESUS!!!

  5. Ademirton silveira

    Acredito que enfrentamos uma batalha espiritual diariamente, como cristãos somos convocados a levar a nossa cruz e sabemos que a via crussi é muito dolorosa, creio que a batalha mais difícel de vencermos é contra o nosso Eu interior egoista, o diabo é repreendido no nome de Jesus e ele não resiste ao nome do senhor, porém a natureza terrena existente em nós sempre estará presente em nós e essa deve ser levada cativa à cristo, assim, para vencermos a batalha não basta ter Jesus como salvador é preciso tê-lo como Senhor de todo nosso ser.

  6. gostei muito bem esboçada Pr Gabriel ministerio batista nacional

  7. ELAINE DE CRISTO

    Aprendi que para se vencer uma batalha é necesserário que olhemos para nós mesmos e procuremos buscar o caminho da retidão pois o nosso maior inimigo é a nossa carne e é a carne que nos impede de obter as benção do nosso senhor JESUS ou seja cria empecilhos para vencermos.

  8. Dionisio de sousa

    creio que estamos em uma guerra espiritual a todo momento
    pois a batalha travada nas regiões celestiais, será de êxito ao nosso favor dependendo das nossas atitudes aqui na terra.afinal
    as nossas atitudes é que decidem a vitória..

  9. Marlilia Zainotte Moyzes

    Já travei muita luta e sempre consegui vence-las através de muita oração e confiança de que a luta não é minha mas do Senhor.
    É Ele quem luta por nós e é por meio Dele que alcançamos a vitória.
    Eu vejo que através das lutas nos entregamos mas em oração e buscamos mas a santificação.

  10. PASTOR B. V. SILVA

    Quando comecei o meu ministério como pastor já enfrentei muitas batalhas;pois o inimigo de DEUS nosso adversário ele tenta nos destruir no inicio do nosso chamado para obra de DEUS , pois foi assim com jesus cristo. quando o diabo usou o rei herodes para matar JESUS antes que ele se tornasse homem, pois o mesmo sabia que JESUS CRISTO,é e sempre será a solução dos problemas e salvação da humanidade.

  11. O HOMEM E FORMADO DE CORPO ALMA E Espirito . A alma é centro das emoções e onde ficam os sentimentos e desejos ou seja a intelectualidade o poder de racional do homem , onde é travada a batalha espiritual entre o bem e o mal entre a carne e o espirito . e o inimigo de Deus sabe disso e parte para o ataque na mente humana.com desejos carnais para poder destruir o espirito e crente não ter mais o contato do DEUS.

  12. Enquanto vida tivermos estaremos em guerra com o mundo,a carne e o diado ate a vinda de Jesus.

    • Henrique Luiz

      Acho que as batalhas em nossa vidas são para ser resistida,e não combatida, resista ao diabo e ele fugirá de vós,vigiai e não pequeis, revista da armadura de Deus e resista ao diabo,,ou seja nada de procurarmos o inimigo em tudo o que acontece na nossa vida,nada de ficar perguntando quem ele é o que quer, aquele que é de Deus o inimigo não toca,sofremos tbm devido as nossa escolhas erradas, nem tudo que passamos ou sofremos é do diabo. bom final de semana,com o SENHOR.

  13. Henrique Luiz

    Acho que as batalhas em nossa vida são para ser resistidas,e não combatida, resista ao diabo e ele fugirá de vós. Vivais e não pequeis, revista da armadura de Deus e resista ao diabo, ou seja nada de procurarmos o inimigo em tudo o que acontece na nossa vida,nada de ficar perguntando quem ele é o que quer,aquele que é de Deus o inimigo não toca,sofremos também devido as nossa escolhas erradas, nem tudo que passamos ou sofremos é do diabo.

    • eu acho que muitas pessoas colocam a culpa de tudo em satanas ,sendo que muitas vezes elas que correm atrás dele,Deus é a nossa fortaleza se aceitamos jesus como unico e salvador e procuramos fazer tudo que agrada a ele e vivermos na obediencia,não temos que temer, hj as igrejas estao cheias de imoralidade ,contenda ,falsos profetas uma bagunça e é ai que satanas age ,pq deram brechas ,mas o Senhor fala sobre isto em jeremias 23, no capitulo 12 o senhor mesmo fala em castigo,Deus é bom misericordioso e ele conhece nosso coraçao ,satanas nao tem poder em nossa vida se o senhor nao permitir,é facil entender isto , é so meditar em jo´ Deus conhecia o coraçao de jo´e sabia que ele ia passar por tudo aquilo mas nao ia negar o seu Deus,muitas vezes o senhor prova nosso coração ,nosso amor, pq ele sabe ate onde vai nossas forças,satanas tocou nos bens ,famila e saude de jo mas ele continuou amando o senhor ,hj os falsos profetas pregam do amor de cristo mas nao vivem este amor,não tratam das ovelhas doentes ,querem so as gordas enquanto as doentes estao sangrando no mundo ,perecem por cuidados.é ai que satanas fica como um leão,abram os olhos igreja jesus esta voltando e vão ter que dar conta disto!

  14. TAMBEM CREIO DESTA FORMA A PAZ DE CRISTO JESUS.AMÉM.

    • Também creio dessa forma,que Deus nos dá forcas para resistir o diabo no nosso dia a dia…..que a paz do senhor esteja com todos, amém.

  15. PR EBER,ESTE SITE TEM SIDO MUITO EDIFICANTE NA MINHA VIDA.POIS ESTOU ENFRENTANDO UMA BATALHA,MAS O SENHOR É COMIGO.

  16. Como um bom soldado de cristo,temos que combater um bom combate.não podemos ficar parados esperando que Deus faça aquilo que é nosso dever.o nosso Deus é o Deus do impossivel.Ele age onde o homem não pode agir.Apartir dai Ele vem com o sobre natural nos dando vitoria.Porem,devemos fazer a nossa parte orando,vigiando e estando sempre em comunhão com o pai. A PAZ DE CRISO JESUS.AMEM.

  17. Joseane Medeiros da Silva santos

    gostaria de saber se um demõnio ou hoste maligna , pode se se materializar para que uma pessoa possa ver? pois li várias referências bíblicas que relatam a existência de demônios. O próprio jesus por várias vezes teve experiências!!!!!!!!!!!!!! respostas

  18. Creio que um demônio possa se materializar, sim. Já que um anjo pode, creio que os demônios que são anjos que perderam a condição espiritual de anjo e se transformaram em demônios podem também se materializar. Entretanto, acho que isto não acontece com frequência e fica impedido de atacar um cristão, salvo com permissão divina.

  19. tenho enfrentado batalhas espirituas, quando nao e no meu trabalho e na minha casa,como descansar em jesus em meios os ventos.

  20. Marcio aparecido braga

    Nos aprendemos muito com estes estudo

  21. A guerra espiritual é uma realidade diária na vida de qualquer pessoa. É uma guerra suja e silenciosa. É suja porque os nossos inimigos (satanás e seus demônios) não medem esforços para cumprirem o que o próprio Senhor Jesus nos alertou quando disse que eles vieram para matar, roubar ou destruir (Jo 10:10).

  22. marcos feitosa

    pastor: aqui na nossa igreja haveá um seminario a respeito da batalha espiritual, solicito se possivel me enviar um texto a respeito para acrescentar-mos parte deste vosso entendimento. Deus te proteja.
    marcosangola@hotmail,com ( marcos de Pernambuco) seu irmão em Cristo Jesus.

  23. Manoel Costa dos Santos

    Ela é travada em todas as áreas da nossa vida,Satanás veio para matar roubar e destruir,só com a armadura de Deus conseguimos superar este inimigo,pois ele tem muito conhecimento ,sabe dos nossos desejos e nos oferece ele todo instante, se resistimos ,temos que resistir de verdade pois ele vai insistir,pois ele tem , por incrível que pareça uma virtude, esperar, que voçê der um mole para ele te tragar,ele não toca nos que realmente são escolhidos pois , ai a coisa se inverte ele sabe que se encostar será convencido pelo poder do Espírito Santo que habita naqueles que estão na fé, pois ele trabalha com pessoas e influencia pessoas e até incorpora,más no Espírito Santo ele não brinca ele fugirá,procure Jesus de verdade, enquanto ele está perto e se proteja o mais rápido possível.

  24. Amei o site muito edificante

  25. eu acho que sofremos tentações todos os dias;;; e precisamos de jesus cristo para nos purificar

  26. eu queria saber se eu pedir deus um dom eles nos concede?

  27. WEBER FLAVIO

    ESTOU PASSANDO UMA GUERRA TRAVADA ! ESPITUAMENTE; TAMBÉM PRECISO DE ORAÇÃO SOU PB. DE DEUS EU DEI LEGALIDADE PARA O INIMIGO AGIR! MAIS PEDIR PERDÃO , E ESTOU MAIS FORTE AGORA PARA LUTAR! E JÁ VEJO O AGIR DE DEUS A MEU FAVOR! PEÇO AJUDA DOS IRMÃOS! DEUS TE RECOMPESSARÁ!

  28. As vezes oramos para Deus pedindo que ele ajude nas nossas escollhas, mas não esperamos seu tempo. E as vezes o inimigo da o caminho errado e aceitamos esse caminho, porque não esperamos o tempo de Deus.
    e em Eclesiastes 3 de 1 a 10, mostra bem isso. que a Tempo para todas as coisas.Deus conhece até quantos fios de cabelos temos então devemos falar com ele e esperar nele que obteremos o melhor caminho para nossa vida.
    Gloria a Deus.

  29. O diabo e sujo, veio p matar roubar e destruir,
    Jesus veio p tenha vida e vida em abundancia.É
    uma briga constante no mundo espiritual.

  30. tenho pais que trabalham com mesa branca e acham que é certo, ministro a palavra de Deus sempre que tenho oportunidade, mais não cesso em orar e buscar a presença de Deus,pois creio que em Jesus sou mais que vencedor, ajudem-me com oração para que Deus me fortaleça. Sou grata a Deus por sempre estar pelejando por mim e já vi o agir de Deus e suas respostas as minhas orações, Jesus é a minha rocha.

  31. missionaria flavia

    O segredo e termos uma vida de oração e de renuncia e nos humilharmos debaixo da mão Onipotente Deus para que em, seu tempo ele nos exalte passei por isso e Deus me fez vencer e as vezes passo ate hoje e o Senhor não tem me desamparado não desista ele é contigo

  32. Deus é tremendo so ele pra nos livra das amadilha de satanas , sem JESUS não somos nada louvado seja o nome gloríoso do senhor dos exércitos

  33. Somos guerreiros de Deus,pois Ele esta há nossa frente nossa guerra é o dia apos dia mas o Senhor esta na nossa frente guerreando com seu povo Ele nos da armaduras que é sua palavra para usarmos contra os ataques do inimigo.Nossa fé e o amor que temos em Cristo Jesus é nossa força.DEUS ABENÇOE.

  34. o unico meio pelo qual podemos vencer toda e qualquer batalha espiritual , é por meio de uma oração intima com Deus , sendo assim pense nisso : orai em todo tempo

  35. Marcílio Reis

    Batalhas espirituais sempre surgiram em nossas vidas, satanás ele sempre joga de todas as formas afim de nos ver derrotados, atacando tando no plano físico quanto no espiritual ou mesmo no emocional(perturbações que afetam nossa alma), DEUS já me fez ver demônios na forma física, muitas vezes ministrando na igreja os via por trás das pessoas as manipulando bastava se aproximar da pessoa com uma palavra de ordem que eles se manifestavam, deixando as pessoas com sua conduta e aparência desfiguradas,totalmente fora do normal, mas ao usar da palavra de DEUS,munido do poder do nome de JESUS, não a espirito maligno que resista..pois somos mais que vencedores em JESUS…

  36. Estou apenas dando meus primeiros passos na fé, mas acredito que o mundo espiritual existe e influencia nossas vidas. O Acusador está nos espreitando e devemos nos precaver evitando brechas.

  37. sileide cardoso pimentel

    uma pessoa falou atraves da palavra que saul nao foi Deus que o elegeu rei e que ele caiu, usou essa palavra p/ mim como se eu nao fosse chamada por Deus.e agora nao sei o que fazer.

  38. creusa paulino

    tenho pouco tempo de convertida as vezes penso em desistir mais amo demais jesus e já experimentei seu doce amor e sou uma dos 37 dos valentes de Davi se me escolheu estou ponta para lutar um bom combate sempre com o digníssimo e fiel jesus cristo. orem por mim irmãos.amem!

  39. Regina Rodrigues

    a paz do senhor Pr Eber Jmil sou serva de Deus e grande e o meu intertece em aprender mas da palavra do senhor jesus pode mim dar uma dica de livros que vai me ajudar a estudar na bíblia se for possível gostaria de adquirir essa revista Batalha Espiritual e pode me explicar Ap,2,24 obrigado fique na paz…

  40. Aprendi muito a respeito de batalha espiritual,este estudo e bençao e abre os olhos espirituais dos crentes a respeito dos enganos de satanas e do perigo que ele representa.Estarei sempre me baseando sempre nestes estudos,assim eu aprendo e passo adiante o que aprenderQue DEUS possa abençoar grandiosamente a sua vida Pr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s