DESCULPAS QUE NÃO DESCULPAM

Deus quer que todo o crente seja um ganhador de almas. Ide e pregai o evangelho a toda criatura – foi uma das últimas palavras de Cristo. Apesar deste desejo de  Deus, muitos crentes dão desculpas para não evangelizar. Evangelizar é mais que um dever: é um gigantesco privilégio. Privilégio que não foi dado aos anjos. Privilégio que Cristo enfatizou em cinco comissões: Mt 28.19 e 20; Mc 16.15: Lc 24.47-49; Jo 20.21 e At 1.8. Privilégio de responder afirmativamente à grande pergunta de Deus: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Is 6.8). Desfrutar deste privilégio é uma atitude sábia: “O que ganha almas é sábio” (Pv 11.30). Apesar disso, muitos têm dado desculpas. São desculpas que não desculpam.

Citarei algumas:

1.    Não tenho dom. Essa é uma das desculpas mais usadas. Não se pode confundir o dom ministerial do evangelista (Ef 4.11) que é só para alguns, com a responsabilidade que cada crente tem de falar de Cristo. Para falar de Cristo é necessário ser nascido de novo. Um exemplo clássico é o da mulher samaritana que ao conhecer a Cristo correu para falar aos seus sobre Jesus. Quem teve uma experiência pessoal com Cristo já tem algo para transmitir.

2.    Sou tímido. Paulo escreveu: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (2Tm 1.7). Tais pessoas se escusam por causa do temperamento alegando que não são aptas para isto. Falar do evangelho não passa sempre pela proclamação pública, muitas vezes é na conversa particular em pequenas citações que a evangelização acontece. O Espírito Santo dá a pessoa ousadia para falar de Cristo. Portanto, vença a timidez e fale de Cristo!

3.    Já tenho cargo na Igreja. Nenhum cargo na Igreja tira a sua responsabilidade de resgatar uma vida do inferno. O que você vai dizer quando chegar diante do tribunal de Cristo? Deixei de falar de Cristo por causa do meu cargo?…“ Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei” (Ez 3.18).

4.    Não tenho tempo. Quem dá essa desculpa provavelmente pensa que a única maneira de evangelizar é participando da evangelização organizada pela Igreja local. Estando ocupada, pensa estar eximida da responsabilidade de evangelizar. E os seus parentes, vizinhos, amigos, colegas de trabalho…? Quem quer realmente evangelizar não fica somente esperando as oportunidades aparecerem, mas cria as oportunidades de evangelização. “Pregue a palavra, instes a tempo e fora de tempo” (2 Tm 4.2).

5.    Sou dizimista. São aqueles que dizem: meu dízimo evangeliza por mim. Sem dúvida alguma, as contribuições ajudam a expandir o Reino de Deus na terra. Apesar disto, aquele que contribui continua com a responsabilidade e privilégio de falar de Cristo. Quem dá esta desculpa está como que dizendo – eu pago para outro fazer por mim. Observe o grito de Pv 24.11: “Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar”. Não dê desculpas, evangelize!

6.    Não sei falar. Esta foi a mesma desculpa que Moisés deu (Ex 4.10). Existe uma linda promessa bíblica que destrói essa desculpa: “Mas quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós” (Mt 10.19 e 20).

O que fazer? Continuar dando desculpas? Ou realizar a maior de todas as tarefas: Evangelizar. Lembre-se que quando Jesus deu o Seu Ide também disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Portanto temos o conforto, habilidade, poder do Espírito para juntos com Ele realizar esta magna tarefa. Vamos lá!  “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9. 4).

Este texto é de autoria do Pr Eber Jamil).

Anúncios

4 Respostas para “DESCULPAS QUE NÃO DESCULPAM

  1. Marcos José Hermínio Costa

    Esta mensagem deve ser lida por todo crente! O Sacerdócio Universal do crente é algo despresado pela igreja hoje. Todo cristão autentico sabe que deve evangelizar independente do Tempo, Ora ou Dia. Está é a nossa missão!!!

  2. Shalom!
    Bom dia, Pr.Eber,
    O Sr. tem razão…ficamos com a idéia errada de que não temos preparo para evangelizar…mas se cada um testemunhar como foi seu encontro com o Salvador Jesus Cristo…o “antes” e o “depois”…a vida transformada…isso seria o suficiente.Estamos no mundo mas não somos do mundo? Ah…vamos aonde o povo está…rsrsrs .
    Abraços saudosos.

  3. Rafael Araújo

    Eu penso que cada pessoa nascida de novo é um pregador em potencial. Todos nós temos capacidade e Deus deu a cada um de nós um dom, um talento para viver e pregar o evangelho. Porém se essa capacidade não for exercida, vai diminuindo. Com o tempo somos tomados por medos, tristezas, timidez, decepções , raiva, indiferença, enfim, sentimentos que podem nos impedir de seguir adiante com o plano de Deus para a igreja e para nossa vida. Por isso, o maior desafio em nossas vidas somos nós mesmos! Muitas vezes somos nós mesmo que criamos obstáculos e limites a nossa capacidade. (Mt. 25:15)
    A grande consequência pela nossa omissão ou deficiência em pregar o envangelho, em todo o tempo até aos confins da Terra, como diz a Bíblia, é a demora na volta de Jesus. Além é claro do Tribunal de Cristo.
    O curioso, nesse caso, é ver que a longaminidade de Deus esta relacionada com a ineficiência de seus filhos.

  4. Eu achava que por ser tímida eu não poderia evangelizar, até que experimentei o que Deus realmente poderia fazer. Surgiram brechas, para eu falar e eu consegui, não por mim mesmo e sim pelo poder de Cristo em minha vida. Eu também não tenho tanto tempo, mas como sempre falo para as pessoas com o mesmo problema é que as vezes 1 minuto que se põe disponível Deus pode trabalhar “multiplicando” este tempo.

    Se todos nós colocarmos as nossas fraquezas diante de Deus, certamente ele fará maravilhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s