DESCULPAS QUE NÃO DESCULPAM

Deus quer que todo o crente seja um ganhador de almas. Ide e pregai o evangelho a toda criatura – foi uma das últimas palavras de Cristo. Apesar deste desejo de  Deus, muitos crentes dão desculpas para não evangelizar. Evangelizar é mais que um dever: é um gigantesco privilégio. Privilégio que não foi dado aos anjos. Privilégio que Cristo enfatizou em cinco comissões: Mt 28.19 e 20; Mc 16.15: Lc 24.47-49; Jo 20.21 e At 1.8. Privilégio de responder afirmativamente à grande pergunta de Deus: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Is 6.8). Desfrutar deste privilégio é uma atitude sábia: “O que ganha almas é sábio” (Pv 11.30). Apesar disso, muitos têm dado desculpas. São desculpas que não desculpam.

Citarei algumas:

1.    Não tenho dom. Essa é uma das desculpas mais usadas. Não se pode confundir o dom ministerial do evangelista (Ef 4.11) que é só para alguns, com a responsabilidade que cada crente tem de falar de Cristo. Para falar de Cristo é necessário ser nascido de novo. Um exemplo clássico é o da mulher samaritana que ao conhecer a Cristo correu para falar aos seus sobre Jesus. Quem teve uma experiência pessoal com Cristo já tem algo para transmitir.

2.    Sou tímido. Paulo escreveu: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (2Tm 1.7). Tais pessoas se escusam por causa do temperamento alegando que não são aptas para isto. Falar do evangelho não passa sempre pela proclamação pública, muitas vezes é na conversa particular em pequenas citações que a evangelização acontece. O Espírito Santo dá a pessoa ousadia para falar de Cristo. Portanto, vença a timidez e fale de Cristo!

3.    Já tenho cargo na Igreja. Nenhum cargo na Igreja tira a sua responsabilidade de resgatar uma vida do inferno. O que você vai dizer quando chegar diante do tribunal de Cristo? Deixei de falar de Cristo por causa do meu cargo?…“ Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei” (Ez 3.18).

4.    Não tenho tempo. Quem dá essa desculpa provavelmente pensa que a única maneira de evangelizar é participando da evangelização organizada pela Igreja local. Estando ocupada, pensa estar eximida da responsabilidade de evangelizar. E os seus parentes, vizinhos, amigos, colegas de trabalho…? Quem quer realmente evangelizar não fica somente esperando as oportunidades aparecerem, mas cria as oportunidades de evangelização. “Pregue a palavra, instes a tempo e fora de tempo” (2 Tm 4.2).

5.    Sou dizimista. São aqueles que dizem: meu dízimo evangeliza por mim. Sem dúvida alguma, as contribuições ajudam a expandir o Reino de Deus na terra. Apesar disto, aquele que contribui continua com a responsabilidade e privilégio de falar de Cristo. Quem dá esta desculpa está como que dizendo – eu pago para outro fazer por mim. Observe o grito de Pv 24.11: “Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar”. Não dê desculpas, evangelize!

6.    Não sei falar. Esta foi a mesma desculpa que Moisés deu (Ex 4.10). Existe uma linda promessa bíblica que destrói essa desculpa: “Mas quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós” (Mt 10.19 e 20).

O que fazer? Continuar dando desculpas? Ou realizar a maior de todas as tarefas: Evangelizar. Lembre-se que quando Jesus deu o Seu Ide também disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Portanto temos o conforto, habilidade, poder do Espírito para juntos com Ele realizar esta magna tarefa. Vamos lá!  “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9. 4).

Este texto é de autoria do Pr Eber Jamil).

4 Respostas para “DESCULPAS QUE NÃO DESCULPAM

  1. Marcos José Hermínio Costa

    Esta mensagem deve ser lida por todo crente! O Sacerdócio Universal do crente é algo despresado pela igreja hoje. Todo cristão autentico sabe que deve evangelizar independente do Tempo, Ora ou Dia. Está é a nossa missão!!!

  2. Shalom!
    Bom dia, Pr.Eber,
    O Sr. tem razão…ficamos com a idéia errada de que não temos preparo para evangelizar…mas se cada um testemunhar como foi seu encontro com o Salvador Jesus Cristo…o “antes” e o “depois”…a vida transformada…isso seria o suficiente.Estamos no mundo mas não somos do mundo? Ah…vamos aonde o povo está…rsrsrs .
    Abraços saudosos.

  3. Rafael Araújo

    Eu penso que cada pessoa nascida de novo é um pregador em potencial. Todos nós temos capacidade e Deus deu a cada um de nós um dom, um talento para viver e pregar o evangelho. Porém se essa capacidade não for exercida, vai diminuindo. Com o tempo somos tomados por medos, tristezas, timidez, decepções , raiva, indiferença, enfim, sentimentos que podem nos impedir de seguir adiante com o plano de Deus para a igreja e para nossa vida. Por isso, o maior desafio em nossas vidas somos nós mesmos! Muitas vezes somos nós mesmo que criamos obstáculos e limites a nossa capacidade. (Mt. 25:15)
    A grande consequência pela nossa omissão ou deficiência em pregar o envangelho, em todo o tempo até aos confins da Terra, como diz a Bíblia, é a demora na volta de Jesus. Além é claro do Tribunal de Cristo.
    O curioso, nesse caso, é ver que a longaminidade de Deus esta relacionada com a ineficiência de seus filhos.

  4. Eu achava que por ser tímida eu não poderia evangelizar, até que experimentei o que Deus realmente poderia fazer. Surgiram brechas, para eu falar e eu consegui, não por mim mesmo e sim pelo poder de Cristo em minha vida. Eu também não tenho tanto tempo, mas como sempre falo para as pessoas com o mesmo problema é que as vezes 1 minuto que se põe disponível Deus pode trabalhar “multiplicando” este tempo.

    Se todos nós colocarmos as nossas fraquezas diante de Deus, certamente ele fará maravilhas.

Deixe um comentário

