TESTE DAS TRÊS PENEIRAS.

No site da Igreja Batista de Cascadura tem uma ilustração bem interessante que vou transcrever aqui totalmente:

   “Conta-se que certa vez um amigo procurou Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe algo sobre a vida de outro amigo comum.   – Quero contar-lhe algo sobre nosso amigo Andréas, que vai deixar-te boquiaberto.
    – Espera, interrompeu o filósofo. Passaste o que vai dizer-me pelas três peneiras?
    -Três peneiras? – espantou-se o interlocutor.
    – Primeira peneira: A coisa que me contarás é verdade?
    – Eu assim creio, pois me foi contada por alguém de confiança- diz o amigo.
    – Bem, alguém te disse… Vejamos a segunda peneira: a coisa que pretendes contar-me é boa?
    – Não exatamente.
    – Isso começa a me esclarecer, diz Sócrates. E a terceira peneira: o que tinhas intenção de contar-me é de utilidade tanto para mim, como para nosso amigo Andréas e para ti mesmo?
    – Não, não é não.
    – Então, caro amigo, a coisa que pretendias contar-me não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil. Assim sendo, não tenho intenção de conhecê-la e aconselho-te a não mais procurar veiculá-la. Da próxima vez que alguém vier lhe contar algo sobre alguém, faça o teste das três peneiras: É verdade? É bom? É útil?”
  Está escrito em Ef 4.29: “Não saia da vossa boca palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem.”

Publicado no jornal Kerigma 46
de Junho de 2001,
da Missão Batista Nova Peniel em Santa Cruz

5 Respostas para “TESTE DAS TRÊS PENEIRAS.

  1. Irmao,
    Muito boa essa història.
    Coloquei um link do seu site para o meu (www.meditardiaenoite.com.br)
    Deus continue te abençoando
    Daniel

  2. Olá Pastor!
    Gostei deste tópico, pois é uma verdade que nos cerca. No intuito, as vezes, até inocente, nos vemos falando algo de alguém, que nada irá influenciar em nossas vidas. Ou melhor, só irá gerar boataria desnecessária a vida de um cristão.

    Deus te abençoe.

    E vou linkar o blog do senhor, lá no meu.

    Grande abraço.

  3. Vou linkar o seu blog também. Um abraço.

  4. pastor,muito bom,estou precisando muito desse conhecimento,pois,na igreja que congrego esta sendo muito usada essa palavra “peneira” e sendo mal interpretada,agradeço a DEUS por essa oprtunidade,muito obrigada……

  5. Rafael Araújo

    Muito boa ilustração.
    Excelente exercício para evitar cair em boatos e fofocas. Agora é só praticar.

    É verdade? É bom? É útil?

    Fica na paz de Jesus : )

Deixe um comentário

