PARADOXOS

Em nossa vida cristã precisamos aprender que precisamos desaprender. Só aprende a desaprender a pessoa humilde (Mt 11.29). Vejamos alguns paradoxos (afirmação contrária ao senso comum) que precisamos aprender. A lógica do homem não é a lógica de Deus.

1)      Quando morremos é que vivemos:

Mt 16.24-26: Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

II Co 6.9 – como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos;

Seguir a Jesus significa um novo rumo na vida, que precisa ser: voluntário, em direção a Jesus, a renúncia do eu-próprio. Quando a vontade divina é contrária a nossa devemos renunciar a nossa. Jo 12. 24 e 25 – Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.

2)      Vivendo num mundo visível e devemos atentar para o invisível:

II Co 4.18 – não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. Existem realidades espirituais não percebida pelos sentidos. Hb 11.1 – Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

3)      Aquele que se humilha será exaltado:

Mt 23.12 – Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado. Pv 15. 33 – O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.

4)      Pela loucura da pregação nos tornamos sábios:

I Co 1.18 – Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus… v.21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação…v.27-29: pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

I Co 2.14 – Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

5)      Quando somos servos de Deus somos livres:

Rm 6.18, 22 – e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça…Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;

6)      Quando somos fracos, então somos fortes

II Co 12.10 – Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

O limite do homem é a oportunidade de Deus.

É a Graça de Deus suficiente para poder agir em nossas fraquezas. O prazer que Paulo sentia nas experiências díficies vinha da certeza da suficiência da Graça e que todas as coisas cooperam para o bem.

Deus nos coloca, hoje, diante de tais paradoxos. Estamos dispostos a abrir mão dos velhos conceitos para receber os novos? Se estamos ajoelhemo-nos e peçamos ao senhor para desaprendermos.

Anúncios

Uma resposta para “PARADOXOS

  1. Shalom!

    A jornada cristã tem me ensinado que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…quando somos fracos, então somos fortes.
    Que Deus maravilhoso! Aleluia!
    Abraço saudoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s