A VIDA QUE DEUS DÁ

34404 059-4 BIBLE MAP

Dt 8. 7-9

 7  porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas;

8  terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel;

9  terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre.

Muitos usam Canaã como metáfora do céu e a visualizam como um lugar a ser alcançado. Porém o céu, para aqueles que nasceram de novo, começa a partir do novo nascimento. Quem crê já tem a vida eterna (Jo 3.36). Já somos cidadãos do céu (Fp 3.20). Já estamos assentados nos lugares celestiais (Ef 2.6). Portanto, quero analisar Canaã como algo que começa ser vivenciado aqui e agora, e não algo projetado somente para o futuro.

A primeira característica de Canaã é que ela é uma terra boa. Podemos afirmar que a vida que Deus nos dá é boa.  Eu sei que a expressão: vida boa ganhou em nossa sociedade um sentido pejorativo. Quando pensamos em alguém com vida boa, pensamos em alguém que pouco trabalha e mesmo assim vive com conforto. Porém, quando me refiro a uma vida que é boa não me refiro no sentido pejorativo. E tão pouco, refiro-me a teologia da prosperidade que enfatiza a aquisição de bens materiais e mede a qualidade da vida de uma pessoa pela quantidade de bens que possui.

A vida boa que Jesus nos dá é a vida abundante (Jo 10.10). É a vida de coração ocupado por Deus sem o vazio existencial. É a vida que flui nos vales e nas montanhas. O vale indica um período de depressão, de enfrentamento, de oposição. O monte aponta para uma vida cercada de certa segurança natural, que desfruta de experiências marcantes. Os ribeiros na terra de Canaã fluem tanto nos vales e nas montanhas. Assim é com a vida que Jesus dá. No alto do monte ou na depressão do vale, temos os recursos advindos de Deus para nós. No sobe e desce das circunstâncias, a vida de Deus continua fluindo, abençoando e regando o nosso interior. O Salmo 46 mostra a terra enfrentando cataclismos, terremotos, guerras, porém o rio do Espírito continua fluindo na cidade de Deus (Sl 46.4). Assim se dá com o nascido de novo em Jesus Cristo.

A vida que Deus nos dá é também uma vida que se alimenta da Palavra de Deus. Canaã é terra de  trigo e de cevada, e ambos são cereais que eram usados para fazer pães, principalmente. O pão de trigo era alimentação de pessoas com mais recursos e o pão de cevada de pessoas menos abastadas. O trigo e a cevada podem aqui representar a Palavra de Deus, pois é alimento para nossa alma. O profeta Jeremias compara a Palavra de Deus com o trigo em 23.28: “o profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? —diz o SENHOR”. A vida que Deus nos dá deve ser cheia da Palavra de Deus

A vida que Deus nos dá é uma vida frutífera. Canaã é terra de videira, figueira e romeira. É uma terra frutífera. A vide é um arbusto sarmentoso que produz uvas. A figueira além de dos figos também era lugar de meditações, ensino, debaixo da sua sombra. Natanael meditou debaixo da figueira. A Romã é uma fruta do tamanho de uma laranja. Sua casca por dentro é recoberta de sementes vermelhas, ligeiramente azedas. Em cantares 8 versículo 2 se fala em vinho de Romã. Esta abundância frutífera de Canaã aponta para o fato que a vida cristã é frutífera. O Espírito Santo frutifica em nós O fruto do Espírito. Jesus disse: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. O fruto do Espírito e de Jesus em nós é o caráter de Cristo em nosso viver. Tal caráter desenvolvido gera verdadeiramente uma vida frutífera.

A vida que Deus dá é também cheia da unção do Espírito, é terra de azeite. A unção do Espírito despedaça todo jugo. A unção gera um testemunho eficiente e uma evangelização ousada e corajosa. Aquele ardor mostrado na Igreja primitiva pelo testemunho e evangelização é a “normalidade” da vida que Deus dá. A apatia e  desinteresse pelas almas mostram que a vida espiritual está aquém do que Deus quer e forma em nós.

Não falta também na vida que Deus dá a doçura. Não falta mel. O azedume, amargura e a murmuração não se alojam no coração convertido de forma definitiva. Não fazem o coração de moradia. Aquilo que prevalece é a doçura e a alegria de Deus no coração daqueles que habitam na Canaã espiritual que começa aqui e agora.

A vida que Deus dá tem a provisão necessária para a manutenção da vida. “Comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela”. Não é necessariamente uma vida de riqueza e luxo, mas é uma vida onde o básico e o necessário não faltarão. Promessa linda! Há um contentamento, uma satisfação. Paulo disse: “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.   Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” – I Tm 6: 7 e 8. Observe que Canaã tem sido uma metáfora muito utilizada pela Teologia da Prosperidade. Entretanto, percebemos neste texto escolhido que a promessa é  contentamento e a supressão do necessário. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Fp 4:19).

Canaã é lugar de muitas riquezas escondidas. É “terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre”. Possui riquezas minerais. A vida que Cristo nos dá é vida de descobertas de tesouros escondidos. Conforme vamos amadurecendo na fé vamos descobrindo quanto é infindável e inesgotável as riquezas espirituais que Deus nos oferece.

Aprendemos que Canaã não é uma metáfora somente daquilo que há de vir, a vida no céu. Porém, é metáfora também da vida que já começou aqui pela fé. É a vida abundante de João 10. Sabendo disto vamos possuir e viver esta vida abundante que Deus tem para mim e para você.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

2 Respostas para “A VIDA QUE DEUS DÁ

  1. Olá Pr Eber,
    Seu blog está muito bem feito… Paranéns!!
    Abraço

  2. Gostei do post! bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s