SAUDOSISMO.

vhs

Ec 7.10 Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.

Há algum problema ter saudades? Não. Porém quando a saudade torna-se saudosismo isto traz prejuízos ao nosso presente e compromete o futuro. Quando digo saudosismo, refiro-me há um cultivo de fatos do passado, quase chegando à beira de uma veneração, de tal forma que prejudica a realização de novas conquistas no tempo presente e no futuro. Não digo com isto que o passado deve ser renegado, repudiado. Como a Bíblia ensina: devemos sempre trazer a memória daquilo que nos possa dar esperança. Portanto não estou defendendo um descarte das boas lembranças.

O que escrevo é sobre o saudosismo, que nos impede ver a beleza e riqueza do hoje. Cada época tem sua relevância, beleza, especificidade e se formos saudosistas deixaremos de mergulhar profundamente em nossa existência atual desfrutando menos o sabor de existir.

O saudosismo também nos impede de nos renovarmos. Quem cultiva o saudosismo terá a impressão que as águas não correm mais, que a vida não flui, que a vida parou alguns anos atrás. A impressão de ter atingido ao estado de estagnação e de paralisia. Algumas das características da vida são o movimento e a renovação, e se ficarmos presos ao passado, seremos impedidos de tal renovação.

A salvação deve ser desenvolvida. O Espírito Santo deve sempre fluir em nossa vida. As águas dos rios devem correr. Assim, meu irmão, agradeça pelas vitórias do passado, cultive as boas lembranças, mas corra com perseverança a carreira que ainda está por vir sem o embaraço do saudosismo. Porque quem diz que os dias passados são melhores do que os dias presentes, não o faz com sabedoria.

(O texto é de autoria do Pr Eber Jamil).

Anúncios

Uma resposta para “SAUDOSISMO.

  1. Shalom!
    Pr. Eber,
    Gostei muito da sua colocação; foi muito importante para mim refletir sobre esse tema, nesta fase à caminho da “melhor idade”…rsrsrs.
    Sinalizarei esse texto para alguns amigos , integrantes da “Creche”…rs
    Abraços “saudosos”
    Matilde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s