EBENÉZER CAVALCANTE JAMIL.

lastscan

Natural de Pernambuco, nasceu no recife, em 1 de junho de 1949, filho de Jacó Benjamim Jamil e Paula Cavalcante Jamil, membros da Primeira Igreja Batista da Torre durante longos anos.

Decidido, aos nove anos, por meio da pregação do ex-padre Raphael Gioia Martins, foi batizado pelo pastor Antonio Dorta. Ebenézer considera que se sentiu chamado para o ministério, aos 17 anos de idade, e que, nessa época, dar-se-ia, também, sua verdadeira decisão ao lado de Cristo.

A partir de 1966, entrou para a Primeira Igreja Batista do Recife, sendo, nesse mesmo ano, evangelista e presidente da Junta de Mocidade da Convenção Batista de Pernambuco. Em 1967, transferiu-se para a Igreja Batista do Cordeiro. Para co-pastor da Igreja Batista de Bebedouro e pastor da Igreja Batista de Utinga, no estado de Alagoas, foi consagrado ao ministério, em 2 de Março de 1968. Nesse mesmo ano, coordenou a Campanha Simultânea de Evangelização da Convenção Batista Alagoana.

Mudando-se para o Rio de Janeiro, no ano seguinte, tornou-se membro da Igreja Batista de Bom Retiro e, em 1971, da Igreja Batista de Lins e Vasconcelos. Com o Pr Feliciano Amaral, foi apresentador do programa Sombra da Cruz, na Rádio Continental do Rio de Janeiro, em 1969, ao mesmo tempo foi diretor da JUERP. Em 1970, idealizou a Semana da Bíblia. A primeira foi realizada em convênio com a empresa oficial de Turismo, RIOTUR, e foi instalada em frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1972, conseguiu que o governador Chagas Freitas oficializasse o Dia da Bíblia. De 1971 a 1975, dirigiu a interessante coluna Responda se é é capaz, no Jornal Batista.

Em 1977, voltou para Pernambuco e, novamente , filiou-se à Primeira Igreja. Sempre dedicado ao evangelismo, nesse mesmo ano, dirigiu o programa Cristo é Tudo para mim, na Rádio Continental, que foi ao ar até 1982. Por se trabalho, recebeu Moção de Aplauso da Assembléia legislativa do Estado de Pernambuco e da Câmara Municipal do Recife.

papai1

Criou o Curso de Evangelismo, que atingia a média de 400 alunos por ano, bem como o Curso de Pregadores leigos, com frequencia de 280 alunos. Foi professor de Homilética, de Evangelismo, no Seminário Congregacional do Nordeste, de 1979 a 1982. Em 1980, recebeu a Medalhado Mérito José Mariano, da Câmara Municipal do Recife, ocasião em que homenageou a Primeira Igreja e realizou um culto no plenário da Casa.

Na rede Globo, ficou responsável pelas chamadas da Primeira Igreja, leitura de textos bíblicos, de segunda a domingo, na Sessão Coruja Colorida, horário mantido pela igreja, de 1978 a 1982. Na mesma emissora apresentou, todas as noites, nesse mesmo período, o SOS Divino, programa que consistia em prestar auxilio espiritual aos que procuravam paz em meio às tribulações.

Coordenou, na Primeira Igreja, o Sistema de Evangelismo por telefone, denominado Teleesperança, trabalho pioneiro no Brasil.

Em convênio com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco e a Câmara Municipal de recife, programou a Semana da Bíblia, que se realizou, ininterruptamente, de 1978 a 1982, na Casa da Cultura, tendo como principal colaboradora a Primeira Igreja, mas da programação participavam Igrejas de várias denominações e Conjuntos corais dessas Igrejas. Muito interessantes foram as exposições de exemplares da bíblia em diversas línguas, arrumadas em vitrines nos corredores da Casa da Cultura, atraindo numerosos visitantes.

No dia 21 de abril de 1978, foi orador oficial da Grande Noite Evangelísitca do Nordeste, promovida pelaPriemira Igreja, com apoio do programa Cristo é Tudo para Mim. Cerca de 40 mil pessoas lotaram o Estádio do Arruda, com a presença de um grande coral, especialmente preparado para essa comemoração. Foi regente do Coral, Josué Lira, membro da Igreja Batista de Zumbi.

Ebenézer Jamil realizou um grande ministério na Primeira Igreja. Voltado para a evangelização, o resultado desse seu imenso trabalho, das Campanhas Evangelísticas, dos Cursos de Evangelismo Pessoal e de Pregadores leigos, incentivou uma geração de interessados na divulgação da palavra de Deus. Em todas as Igrejas de recife são encontrados hoemns e Mulheres, hoje preparados para evangelizar, e que foram alunos desses cursos.

Nunca o Recife foi tão sacudido por movimentos evangelísticos no Centro e nos seus arrebaldes. Nenhum pregador conseguiu, com tanta facilidade, fazer tantos trabalhos, sempre com resultados positivos. e nenhuma campanha evangelística teve jamais o êxito das realizadas sob a direção de Ebenézer. A maioria das Igrejas da Capital e do Interior teve momentos de grande comunhão, de fraternidade, de esforços conjuntos. Nunca se viu isso antes.

Ebenézer Jamil Jamil deixou a comunhão da Igreja em 1984. Mas em 1987, durante as conferências comemorativas do 101 aniversário da Primeira Igreja, ele solicitou sua reconciliação.

Ele faleceu em Março de 2007.

(O Texto é uma compilação).

 

Anúncios

52 Respostas para “EBENÉZER CAVALCANTE JAMIL.

  1. Shalom!
    Linda história de vida!
    Nascer num lar evangélico é tudo de bom!
    Adorei a foto do casamento. Adoro fotos antigas.
    Seu Blog está lindo!
    Abraços.

  2. Pr. Eber, que a paz de Jesus esteja em teu coração.
    Finalmente achei este blog, eu queria muito achar informações sobre o Pr. Ebenézer Jamil.
    Conheci Ebenezer em 1980, fiz o cursinho de evangelismo, o curso de pregadores leigos e acompanhei sua vida de vitórias e lutas morando alí no Pina ( Boa Viagem ). Sempre visitava ele e conversávamos muito. O MInistério Shalom foi muito abençoado pelo Pr. Ebenézer, e ele gostava muito. Em breve mando mais notícias. ( Pr. Edson F. 81 88 61 0097 – Deus te abençoe.

  3. Meu pai sempre falava para mim do grupo Shlaom. Ele sempre dizia que quando fosse em Recife eu iria pregar num dos cultos promovidos pelo Shalom. Você amam a evangelização e meu pai também amava. Postei no blog uma pequena biografia dele para que aqueles que o procuram tenham alguma informação sobre ele. Ele pregou muito por este Brasil afora, principalmente no Rio de Janeiro e Pernambuco.
    Também fiz uma comunidade no orkut em homenagem ao meu pai. Se você tiver acesso ao orkut entre na comunidade dele.
    Um abraço
    Graça e Paz!

  4. Pr. Eber Jamil, mais uma vez volto ao seu blog para
    contar um pouco da amizade junto com o Pr. Ebenézer jamil. Conhecer Ebenézer foi marcante para todos do Shalom, os cultos ao ar-livre que realizávamos no Parque 13 de maio durou 18 anos, e sempre terminávamos o culto como foi ensinado pelo Pr. Ebenézer, todos de mãos dadas cantando o Hino do grupo elo, ” Calmo , sereno e tranquilo. ”
    Até breve , com mais recordações abençoadas

  5. E o seu programa terminava com esta música. Criei no orkut uma comunidade calmo, sereno e tranquilo, que já tem quase oitocentos membros. Se puder, participe.

  6. Pr. Eber, a forma de Evangelismo do Pastor Ebenézer Jamil foi bem planejada. O Cursinho de evagelismo, os Cultos ao ar livre, os retiros, as viagens missionárias, e a Semana da Bíblia foi algo que marcou o Recife e as pessoas que viveram na quela època. Temos muito a fazer em nossos dias,
    ter ousadia, entusiasmo e amor pelas almas.
    Continue firme nos seus projetos da sua igreja.
    ( vou participar do orkut ” calmo, sereno e tranquilo). Até breve. Pr. Edson Soares.

  7. Pr. Eber, Graça e paz do Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Vamos continuar o Trabalho de Evangelismo ao ar livre, as pessoas precisam
    ouvir a mensagem da cruz de Cristo. Boas mensagens ao arlivre alcança mais pessoas sem esperança.
    O Pr. Ebenézer sempre chamou atenção para os perdidos do mundo.
    Até breve.
    Estou esperando as fotos do Álbum, de Ebenézer.
    Pr. Edson.

  8. Pr. Eber, Que Deus continue te abençoando.
    O Pr. Ebenézr Jamil sempre falava esta frase:
    ” PARA DEUS SEMPRE PENSEI GRANDE, PORQUE O MEU DEUS É GRANDE. ”
    Ele criou a semana da Bíblia na Casa da Cultura do Recife, e o Natal do Recife começa com um Culto , e as luzes da Cidade eram ligadas alí no início do Culto. Que estas ações do Pr. Ebenézer sirvam para nós fazermos grandes obras para o Nosso senhor e salvador Jesus Cristo.
    Até breve.
    Pr. Edson

  9. Pr. Leonardo Cavalcanti

    Pr Eber! Graça e Paz do senhor! Tive o previlégio de conviver os útimos anos da vida dele,onde me chamava de filho e que eu me parecia com ele, não conto as vezes que passamos 23 ate 4horas entre o apartamento e o calçadao, passei momentos de pura alegria desde levar minha entao namorada, depois noiva, e agora esposa , como meu filho para almoçarmos ou jantarmos ou comer um hamburguer ou o espetinho, esta semana pensei muito nele era meu admirador encentivador meu amigo companheiro e mestre, criamos uma amizade linda tenho muinta historia a contar, vivi os momentos negros de pura escuridao em sua vida que se trancava em seu quarto dias e dias sem abrir eu batia insistentimente ate conseguir com a minha batida forte que ele ja conhecia e dizia que dava palpitaçao no coraçao coisa de ebenezer ,te vi apenas no culto funebre e no cemitério ele me viu no seminário e queria ver minha ordenação ,olha tantas coisa pra te contar aos poucos podemos continur nao quero que saia da minha memoria tudo que vivemos, hoje sou pastor da igreja batista de Arcoverde ,como gostaria que ele estivesse presente, foi maravilhosso te encontrar aki ainda resgatando a memoria do Pr ebenezer pq foi atravez do ministério shalom que o conheci e agora vc aki que Deus te abençoe ricamente até a proxima, espero que receba tenho tb perguntas a fazer

  10. Fiquei tocado com suas palavras Pr. Leonardo. Bom o relacionamento que você teve com meu pai. Ele também me influenciou muitíssimo. Aproveite este espaço para falar sobre ele. Na internet só tinha um blog que o citava quando resolvi postar no blog. Saiba que mesmo sem te conhecer te considero um amigo. Quem foi amigo do meu pai é também meu amigo. Um abraço. Vou anotar seu email e vou me corresponder com você.

  11. Pr leonardo Cavalcanti

    Fico feliz por ter respondido. Claro que sim, somos amigos, porque nao? Afinal somos “filhos” do pastor Ebenezer, vc de sangue e eu, como ele dizia de coraçao, podemos juntos sim recordar as memorias do Pr Eenezer, homem de Deus que nunca teve prazer em falar de um pastor ou de uma Igreja, as vezes falava tao bem tão empolgado de determinado pastor, mesmo sabendo que a recíproca nao era igual, aprendi muito com ele. Olha Pr Eber foram tantas situaçoes das mais variaveis possiveis de se imaginar, e nao quero que apague da minha memoria, dou graças a meu Deus por conhecer o Pr Ebenezer que a maioria nao conheceu, porque a maioria conheceu o Ebenezer da mutidão, do ativismo, dos grandes ajuntamento, eu conheci o Ebenezer da solidao, da dor, do homem depente inteiramente da Graça de Deus e como é bom depender da Graça de DEus nela encontramos amor perdão misericórdia na mais bela Dádiva de Deus, um forte abraço meu amigo Pr Eber, estou a sua desposiçao tambem fica com Deus.

  12. Pr. Eber, Que Deus continue abençoando a sua vida e a do Pr. Leonardo, que ví nascer no evangelho alí no parque 13 de maio em 1985, e chegar até ao ministério pastoral.
    O shalom foi e continua sendo uma obra maravilhosa de evangelismo e missões. E o Pr. Ebenézer foi o responsável pelo ensino e a prática entre nós.
    não esqueça de quando tiver escaneado as fotos antigas de Ebenézer mandar para nós.
    Até breve.
    Pr. Edson – Ministério Shalom – ” povos não alcançados do Sertão “

  13. Jáder Borges

    Esta semana uns amigos do Palavra da Vida Nordeste e eu recordamos do Pr Ebenézer Jamil, sem dúvidas, um homem que impactou muita gente e muitas gerações. Ele era amigo do meu pai (que tinha uns carros de som no Recife) e vez por outra, jantava ou almoçava lá em casa. Eu era novo na fé e na idade, no início dos anos 80, e nunca esqueci a raça, garra, as suas ações visionárias (todas, no melhor sentido da palavra) que o pastor Ebenézer tinha. O Teleesperança, as incursões na televisão, as multidões em suas pregações… sem dúvida: um pregador e evangelista incansável. Ouvia também o progama de rádio e via todas essas ações, como a semana da Bíblia na CCultura e o Natal do Recife, como resultado da mente de um homem dedicado e que sempre encontrava meios de pregar, sem comprometer o evangelho, ou aparecer, ‘fazendo o seu nome grande’, como hoje em dia é tão comum, infelizmente. Na vida e ministério do pastor Ebenézer Jamil não se via ataques de estrelismos e no final, o nome de Jesus era mesmo glorificado. Quando me recordo do Pr Ebenézer, me vejo diante da história e da memória de um pastor incansável. Aí, bateu saudades de saber mais sobre ele e li este lindo relato que o irmão colocou. Obrigado. Foi muito bom relembrar e ler, também, tanto que EJ fez. Comecei a ler o seu relato ouvindo nas memórias do coração… “Cristo é tudo para mim, , viver, sonhar, cantar. É minha força, meu bordão”…. e já me preparando para encerrar este relato, “troco de LP na memória” e coloco “Calmo sereno e Tranquilo” nesta hora da noite que eu escrevo, que aliás, bem perto estaria de começar o seu programa na Rádio Continental do Recife. Sou pastor presbiteriano e resido atualmetne em São José dos Campos. Sim, Cristo é tudo para mim!
    Um fraterno abraço,
    Jáder

  14. querido pastor tenho muita saudades do pr ebenezer jamil, foi nele que me
    inspirei eu gostaria de saber como claro vc tem as informações qual cantor
    e titulo da musica cantada por ele no progrma pela radio continental do recife
    achava lindo quando ele falava suplantando a dor e menorizando o sofrimento
    o evangelho de jesus marcha. confesso que ainda hoje repito quando em
    ministração e cito o nome do amado pastor gostaria mesmo de saber quando
    para encerrar o programa ele cantava calmo, sereno e tranquilo, sinto descanço no meu viver…é jesus meu amigo meu fiel salvador que por ele
    eu ganhei a vida eterna com Deus. Por favor sou apenas um aluno do seu
    pai e não recordo o conjunto ou cantor auto deste hino tão belo e lindo
    me ajude acredito que vc cresceu se deleitando nele, atenciosamente
    bartolomeu marques

  15. se vc tiver 20% da vocação vc vai habitar os céus com milhares de almas
    eu acompanhei toda a trajetória da missão do seu pai e fui e ou ainda um
    admirador mesmo com saudades, pois tive o prazer de conhecelo pessoalmente
    quando ele frequentava a agencia dos correios em boa viagem, eu trabalhava
    lá e era amigo de mabel. acho que vc conheceu ela trabalhava comigo
    porei muito pelo grande instrumento de Deus que era o seu pai afinal ele
    alcancou a glória soube do seu retorno acredito que ele tenha a receber
    galardões sem numeros pois seu trabalho era merecedor de honra e muita
    inveja. eu presenciei suas pregações ao ar livre e milhares de pessoas se
    renderam a Deus atravez da homilia e persuasão e dominio da homiletica
    e hermeneutica, quando ele queria cheio do espirito santo ele fazia as
    pessoas se ajoelhares em pcas publica e naqueles anos el ganhou milhares
    de almas para cristo coisa que e muito dificil nos dias de hoje deus o abençoe e conceda porçao daquele espirito que movia o seu pai de corpo
    e alma. e não precisa ser porção dobrada não basta as mesmas. abracos gostaria de ter o prazer só pelo fato de vc ser filho dele, espero que a maior
    herança seja a mesma vocação graça e paz.

  16. na minha Monografia na parte de agradecimentos eu citei o nome do saudosou Pr Ebenezer Jamil como aquele que me inspirou nos anos 70 devo a ele a vontade que me levou a estudar e fazer seminário e só agora no fim da carreira
    consigo me concluir o curso que abandonado nos anos de 1987 graças a Deus
    concluir. Aos 56 anos de Idade. Sinceramente gostaria de ter a oportunidade
    de conhecer vc e seu ministério abraços
    Bartolomeu Marques

  17. Meu pr graça e paz ainda ontem eu e a minha mãe estavamos cantando Jesus é tudo para mim,senti uma saudade imensa do pr Ebenezer,pra me uma surpresa eu não sabia que o mesmo estava nos braços do Pai.Que o nosso Deus continue a abençoar o amado e seus familiares.Eramos ouvintes assiduas do programa na radio Continental,um forte abraço da familia Lima

  18. Maria Vitória

    Eu tinha 15 anos de idade quando por acaso descobri o Programa de Rádio apresentado pelo Pr. Ebenézer Jamil. Dormia escutando Cristo é Tudo Para Mim, Calmo, Sereno e Tranquilo e as maravilhosas mensagens que aquele homem abençoado transmitia. Assisti suas pregações nas campanhas evangelísticas. Nenhum outro pastor se comparava a ele. Era meigo, transmitia paz, esperança de um futuro melhor com Jesus. Ele sabia ensinar o amor de Jesus. Até hoje nunca vi alguém evangelizar de forma tão maravilhosa como ele fazia. Só quem o conheceu ou teve o privilégio de assistir suas pregações é capaz de entender como ele era diferente, especial. Ele foi o instrumento para que eu chegasse ao conhecimento do amor de Deus. Fiquei muitíssimo triste quando soube do seu falecimento, mas tenho certeza que ele cumpriu sua missão na terra e deixou um exemplo. Ele faz muita falta, pois infelizmente não encontramos hoje em dia um pastor como ele. Gostaria muito que os que o conheceram e estão recordando dele através destes textos, inspirem-se a seguir o exemplo deixado pelo Pr. Ebenézer.

  19. Maria Vitória

    Pr Éber sua família deve ser imensa, pois eu me considero uma filha na fé, gerada pelo Pr Ebenézer, assim como centenas de pessoas que se converteram ao evangelho de Jesus através das mensagens transmitidas pelo seu pai. Lembro-me que na igreja que eu frequentava todos amavam muito o pr. Ebenézer; com que emoção aguardávamos a sua chegada e “bebíamos” as suas mensagens. Que saudade da voz dele, das mensagens, das músicas marvilhosas do programa de rádio. Que diferença do que existe hoje em dia no meio evangélico. Ele sim era um cristão na prática, com acertos, erros, sendo humano, fazendo-nos entender através da sua vida que ser cristão é ser humano, falho, mas que Jesus é o nosso maior amigo e sempre está de braços abertos para nos entender porque nos ama.
    Que felicidade para mim saber que o filho do meu pai na fé também é pastor. Deus o abençoe e que o sr. seja usado por Deus da mesma forma que o seu pai o foi.

  20. Fico feliz em ouvir as suas palavras. A obra que meu pai realizou para o evangelho tem um alcançe enorme. Creio que a obra de um evangelista é assim. Semeia-se sem saber os resultados. Mesmo muito tempo depois de ele exercer o ministério vejo os frutos de sua obra. Um abraço prezada irmã.

  21. Eduardo Vicente Ferreira da Silva

    Tive o privilegio de conhercer o pastor Jamil, em maio de 1974, nas conferencias evangelisticas na Igreja Batista de Vila Valqueire. Tivemos um encontro reservado no Gabinete pastora, quando pude conversar longamente com esse grande servo de Deus, que era o pastor Jamil. Até hoje lembro da pregação de domingo pela manhã. Cinco tipos de pessoas que estão na igreja. E tambem do Hino Oficial da Campanha: Direi ao Mundo que sou crente.
    Foi uma das maiores Campnha de Evagelização de que participei. Amem, Aleluias pela vida desse grande pastor.

  22. Nunca mais existirá um pastor como o Ebenézer Jamil.
    O mundo está muito diferente. As igrejas, os pastores pensam muito diferente.
    Poucos mantêm a fé pura, o amor a Jesus. O evangelismo hoje em dia é praticado visando agregar quantidade de pessoas, o que significa muitas contribuições financeiras e muito dinheiro para as igrejas.
    Dói dizer isso, mas é o que vemos infelizmente. Quando lembro do pr Ebenézer e a forma como ele transmitia o evangelho de Jesus, os ensinos que compartilhava nos cursos de evangelismo pessoal visando ganhar pessoas para Jesus e não apenas membros/contribuidores para as igrejas, fico muito triste, pois sei que ele o Pr Ebenézer foi único.
    Onde estão aqueles que estudaram com ele, para seguirem o exemplo deixado?
    Ele levou muitas pessoas para o caminho do bem, para a salvação.
    Fez tanto bem e nem sempre foi compreendido, porque por ser tão brilhante em seu ministério, achavam que ele não tinha o direito ser frágil e de errar também.
    Sinto muita saudade daquele homem sempre sorridente, manso, meigo e sempre pronto a dar a palavra certa, no momento certo para quem precisava.
    Depois de tanto tempo não vejo nenhum pastor tão sincero e capaz de ser tão querido como ele foi.

  23. Eu só dormia após o programa do Pr. Ebenezer , digo como uma certeza “absoluta” , ele era verdadeiramente um homem de DEUS , nunca fui evangelico , só ele conseguia me ajudar a dormir tranquilo , após diversos problemas existenciais , para finalizar , até hoje , olha que já se vão + ou – trinta anos , ninguém chegou nem perto da sua sabedoria “divina” , sabemos que ninguém ou nada é insubstiuvel ,mas para mim ele até hoje “é”. Portanto acredito que ser filho natural deste amado filho de DEUS é uma honra incomesuravel , onde ele passou , falou , etc , levou esperança , amor , sabedoria ,… , só sinto saudades , saudades , saudades .

  24. Pr. Eber,
    fiquei feliz ao descobrir que vc é pastor como seu pai. Eu e minha familia somos membros fundadores da Ig. de Utinga e,portanto participei ativamente do ministério do Pr. Ebenézer ali.Como estudava em Maceió, também participava da Ig. de Bebedouro. Algumas vezes o substituí no programa radiofônico “A Marcha da Fé”. Meu irmão Esdras, que mora em Maceió me solicitou informaçoes daquele inicio de trabalho, já que a Igreja vai fazer 44 anos e deseja homenagear os ex-pastores.Foi assim que cheguei até aqui e me emocionei ao relembrar aqueles dias da nossa juventude e ver outros relatos do ministerio do querido Pr. Ebenézer, ainda muito lembrado pelos membros mais antigos de Utinga.Que Deus continue a abençoar sua familia e seu trabalho. Élida Moreira

  25. Fico feliz em saber notícias desta época, pois quase nada sei. Nasci em Maceió e logo sai para Feira de Santana, vindo completar o meu primeiro ano no Rio de Janeiro. Mandei um email (Élida) para senhora. É bom saber mais coisas do meu pai.

  26. Pr Eber Jamil, a Paz de Jesus! Tenho uma dívida de gratidão com seu pai, o saudoso Pr Ebenézer C. Jamil! Nascido em 1963, fui criado por meus pais, desde meus 5 anos, na Igreja Batista de Vila Valqueire-RJ, entretanto, minha decisão consciente em aceitar Jesus como meu Senhor e Salvador, se deu na 1ª vez pelos idos de 71 ou 72, quando seu pai protagonizou no Rio de Janeiro, missões urbanas com o tema “CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇA”, pregando em várias igrejas locais, incluindo a nossa em Vila Valqueire, mas lembro-me cristalinamente dele pregando num “ar-livre” à tarde, no então centro comercial ‘Tem-Tudo’, no bairro Madureira, ao lado do viaduto Negrão de Lima, e como principal característica dele, lembro sua ousadia e desenvoltura, dons que o Espírito Santo usou para tocar no coração daquele menino nos seus 9 anos! Posteriormente, confirmei minha decisão em minha igreja, quando ele passou por lá, sendo posteriormente batizado por nosso pastor, o também saudoso Pr Osiris da Silva Marques. O impacto de minha conversão foi tão intenso e feliz, que ainda durante a Cruzada Billy Grahan, no Maracanã, mais uma vez “aceitei” Jesus Cristo! Era a alegria do ‘1º Amor’ e sou eternamente grato a Deus pela vida de seu pai, do qual guardo uma pequena foto. Lembro uma expressão que ele usou numa pregação, na qual ele dizia que Jesus era tão maravilhoso que, se ele (Pr Jamil) pudesse, usaria uma metralhadora para que todos aceitassem esse Senhor maravilhoso, pois não compreendia como algum ser humano em sã consciência era capaz de rejeitá-lo… O Pr Ebenézer realmente era um entusiasta de missões, um verdadeiro “Louco de Cristo”, o qual tenho certeza que adentrou pelos portais da Jerusalém Celestial! Meu forte abraço ao sr, Pr Eber, e que Jesus lhe abençoe rica e abundantemente! Ricardo Leite / Florianópolis-SC

  27. Jonas Francisco

    Prezado Pr Eber Jamil,
    Graça e Paz. Cresci ouvindo mensagens do seu pai; realmente era um abnegado servo de Cristo. Nos programas de rádio ele costumava tocar um hino que não tenho encontrado, algo como “Cristo é meu, sim Cristo é meu. Minha vida a Ele entreguei…” Em outros trechos encontramos “Vivi sem motivos, vivi sem razão…” O senhor poderia mandar essa letra para mim, bem como informar-me onde posso encontrar a música (melodia)?
    Preciso mandar para um irmão nosso que morar em Ladário-MS, o qual pediu-me que eu localizasse essa música, pois faz parte da nossa adolescencia em Recife.

    Jonas Francisco – Olinda-PE

    • CRISTO É MEU, SIM CRISTO É MEU, MINHA VIDA SE TRANSFORMOU
      DESDE QUE OUVÍ, CRENDO RECEBÍ A ETERNA SALVAÇÃO.
      SEU PERDÃO JESUS TROUXE A MIM, NOVA LUZ MINHA VIDA GANHOU
      DEPOIS DE BUSCAR, TANTO PROCURAR E ACHAR SÓ ILUSÃO.

      VIVÍ SEM MOTIVO, VIVÍ SEM RAZÃO, MAS HOJE A PAZ QUE EU SINTO QUERO VER EM CADA CORAÇÃO. QUERO AMAR COMO CRISTO AMOU, O SEU SANGUE POR MIM DERRAMOU. QUERO ENTÃO CANTAR E AO SEU LADO ANDAR, TODA VIDA LHE ENTREGAR.

      Se não me engano é do grupo Vencedores por Cristo

  28. Eu lembro da música, mas não sei o título dela, nem da letra. E sem o título, e o grupo fica difícil conseguir ela através da internet. O melhor é você tentar consultar no google. A múscia era bonita realmente. O que posso fazer por você, se voce me dar seu email, é enviar um programa que tenho em MP3 do programa, mas nesse não tem a citada música.

  29. Moisés Francisco de Oliveira

    Que maravilha encontrar este relato sobre a vida do Pr. Ebenezer Jamil. Ainda pequeno quantas vezes assisti suas conferencias evangelísticas, onde sempre usava uam funda com bolas de papel para demonstrar como Davi fez. Hoje sou Pastor e não tenho nenhuma dúvida de que este homem de Deus foi pra mim uma grande inspiração. Os “apóstolos” de hoje que me perdoem, mas os veardadeiros Apóstolos sempre deixam marcas, mesmo sem chamar a si este título.
    Pr. Moisés Francisco de Oliveira

  30. Edinaldo Manoel da Silva

    Me bateu uma saudade do meu tempo de adolescente, início da minha juventude, lembrei do pastor de todo final de noite, na rádio continental do Recife, Pastor Ebenézer Jamil. Ao fundo musical da música ” Cristo é tudo para mim” … Hoje sou pastor no Rio de Janeiro, lembro com muitos detalhes da sua voz suave e pausada, pregando a mensagem do evangelho, incentivando uma geração da qual ele não viria, mas crendo pela fé que aquela geração de jovens, estaria dando continuidade ao que mais ele amava: pregar o evangelho.
    Obs: se alguem tiver alguma gravação antiga daquele tempo, favor contactar pelo meu email. edinaldo.agape@gmail.com
    obrigado.

  31. Tenho boas lembranças do Pr. Ebenezer! Participei de vigilias dirigidas por ele na PIB do Recife, do curso de evangelismo, trabalhei em uma Semana da Bíblia na casa da cultura, dirigida por ele
    . Ainda posso ouvir sua voz, pregando, ensinando, brincando… Saudades! Que bom ter a certeza que um dai vou reencontrá-lo!

  32. Hoje tomo conhecimento desse Blog pelo fato de ter procurado pelo nome do saudoso Pastor Ebenézer Cavalcante Jamil. Conheci esse homem de Deus quando pregou em “série de conferências” na Igreja Batista de Arcoverde pelos idos de 1977. No ano de 1978 fui residir em Recife e toda noite, impreterevelmente, ouvia o programa “Cristo é Tudo para mim”. Participei da Campanha no estádio do Arruda e da Semana da Bíblia que culminou com um culto al ar livre na Casa da Cultura com a exposição, dentre outras uriosidades, da menor Bíblia do mundo (uma espécie de micro-filme.Saudades.

  33. Tenho boas lembranças do pastor Ebenézer a conhece nas cruzadas dia da Blibia na casa da cultura. Era ouvido do seu programa Cristo é tudo para mim,muito aprende, Lembro-me de sua frase: A vida é como uma gangorra,hora e cima outra em baixo pura verdade, amém

  34. zacarias campos da silva

    ZACARIAS CAMPOS pr Ebenezer foi dicipulador ele no ano de 1984 quando participava do curso de evalegelismo pessoal e participando do PROGAMA JESUS CRISTO E TUDO PARA MIM na radio continental

  35. zacarias campos

    Pr Eber Jamil Graça e Paz gostaria de saber se o prezado tem algum progama “Cristo é tudo para mim” gravado ou alguma pregação dele como esta a irmã Marcia jamil Zacarias Campos

  36. Tenho apenas um programa em MP3…mas o programa que tenho não tem a participação da minha mãe…vou procurar enviar para seu email o programa….abraços.

  37. Tremenda a historia de vida do saudoso Pr. Ebenézer Jamil. Com muita honra meu pai na fé. Conheci o Pr. Ebenézer em 164. Ebenézer Jamil, desde muito jovem já trabalhava arduamente para aumentar a população do Céu. Seu ministério tanto no Recife, como no Rio de Janeiro foi abençoadíssimo. Gostaria muito de ter acesso a algumas pregações Pr. Ebenézer. Aproveito oportunidade se saudar seu filho o Pr. Eber Jamil e juntamente com sua família. Amados fiquem certos que a partir de hoje estarei orando pela família e pelo ministério do Pr. Eber.
    Carinhoso abraço a todos.
    Conceição Cinti – São Paulo

  38. Agradeço o carinho minha irmã…e preciso realmente de suas orações…tenho apenas um programa de rádio do meu pai em MP 3 que posso enviá-lo por email…me mande seu email…Paz!!!!

  39. Pr. Eder segue meu e-mail mcdc7373@hotmail.com desde já grata pelo precioso envio. Em que Estado o sr. reside e qual seu ministério?
    Se eu e minha família pudermos lhe ser útil aqui em SP conte conosco.

  40. Não se preocupe Pr. Eber. Quando for possível o sr. me envia
    Meus familiares moram no Rio de Janeiro e também são filhos na fé de vosso pai. Quando o Senhor puder me me enviei o endereço seu ministério que quando eu for ao Rio de Janeiro, lhe faremos uma visita.
    Graça e Paz!

  41. Janio Dorta Benjamim Jamil

    Olá Primo

    Sudações em Cristo!

    Que satisfação ao fazer a pesquisa “Ebenézer Cavalcante Jamil” e encontrar o histórico completo no seu site, Tio Ebenézer realmente era tudo isto que é dito aqui. Foi nas campanhas evangelísticas daquela época, quando eu vi o povo Batista pernambucano se mobilizar de maneira significativa. Caravanas vinham do interior até a capital para se unirem ao movimento. Era como se fosse uma “Marcha para Jesus” só do povo Batista.

    Ele tratava a todos de forma atenciosa, humana e humilde. Porém contagiava tão intensamente que todos sentíamos que alguma coisa tinha que mudar em nossas vidas,… que não poderíamos continuar vivendo aquela simpática, amável, pacata e até mesmo aguada vida espiritual. Era uma desafio à mudança. E até hoje eu me sinto desafiado toda vez que me lembro do que eu vi naquele tempo.

    Li o Ir. Jonas Francisco comentando sobre a música Cristo é Meu, e a letra colocada pela Ir. Betânia. Fiz uma pesquisa na rede e vi que no Youtube temos a música original cantada. É só buscar o título “Vencedores Por Cristo – Cristo É Meu (1973)” no Youtube, ou ir direto para o endereço:

    Atenciosamente

    Jânio Dorta Benjamim Jamil
    Brasília – DF

    • Primo, vc me fez viajar no tempo…recordar do meu pai e da música Cristo é meu…o trabalho que meu pai fez foi para O Senhor e tenho a certeza que não foi em vão…as sementes que ele espalhou germinaram e existem muitas árvores frutíferas neste mundo daqueles trabalhos…

  42. Pastor Éber, vivi toda essa era! Participei da maioria dos encontros promovido pelo ministério do Pastor Ebenézer. Foi uma era de muita verdade e fé genuína.A minha pergunta é: será que não existe em arquivo gravado, as pregações que ele proferiu no Programa noturno da rádio continental? Você já procurou saber junto à rádio se esses arquivos (no caso, fonográficos) existem e onde estariam?
    Abraços e boa caminhada em seu ministério.

  43. marcos antonio de miranda lucena

    Pr Eber Jamil, ouvia muito o nosso saudoso Pr Ebenezer pelas madrugadas através da Rádio, juntamente com minha mãe(Irmã Azinete) que é membro da Igreja Batista da Muribeca, onde só iriamos dormir ao término do louvor CALMO,SERENO E TRANQUILO…¨¨Sou grato ao Senhor por ter usado aquele vaso que verdadeiramente não só ensinou mais colocou em prática tudo que DEUS determinou pelo período que aquí passou Se hoje sirvo ao SENHOR é fruto da alimentação espiritual que DEUS abasteceu através do Pr EBENEZER naquelas madrugadas. Espero que venha novamente renascer agora na sua direção um programa que seu pai deixou a marca registrada no coração de cada irmão. A paz do Senhor e que DEUS continue derramando benção junto aos seus.Irmão MIRANDA (AD)

  44. Todas as noites eu e minha esposa ficava escutando o programa na rádio continental, momentos inesquecíveis. abraço a vc Eber. que Deus continue te abençoando

  45. Nobre Eber, ontem logo pela manhã (5:00hs) mim bateu uma grande saudade em escutar na Rádio Evangélica 100.7- Recife, a citação do seu pai pelo Pr. Elias Francisco no Programa Boas Novas….que saudade !!!….o escutava todas as noites na Rádio Continental antes de ir dormir com aquela voz suave e meiga no meu raidinho de pilha…marcou muito a minha vida….fica aqui o meu grande abraço e que Deus continue derramando bençãos em sua e a todos os familiares !!!!!!!!!!

  46. Se possível Pr Eber mim enviar também o programa em MP3 serei muito grato…..erllon@ig.com.br !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s