RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO (2).

SEGUNDO RESULTADO:

ABANDONO DOS VELHOS HÁBITOS

lixo

Colossenses 3.5-11.

 5 Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíes nelas.

8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com seus feitos,

10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que criou;

11 Onde   não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.

Introdução:

 A palavra “pois” em “fazei, pois” ou “mortificai, pois” indica na prática que a mortificação da “carne” (concupiscência) é motivada pelas verdades espirituais escritas no parágrafo anterior: somos unidos com Cristo em sua morte, em sua ressurreição, em seu viver e seremos em sua futura manifestação. Estas verdades são fundamentais para que possamos mortificar o “velho homem” diariamente através do abandono (renúncia) e da obediência a Cristo.

I – O abandono dos velhos hábitos:

Paulo cita hábitos que devem ser mortificados. Esses hábitos estão divididos em dois grupos de uma forma geral. O hábito é um costume. Uma disposição adquirida pela freqüente repetição. É algo que se torna comportamental e que se enraíza no indivíduo.

  1. Primeiro grupo: velhos hábitos na área do sexo (v.5).

Como acontecia com freqüência no campo missionário, Paulo lidava com alguns convertidos do paganismo que entendiam errada a liberdade do evangelho, achando que ela significava autorização para fazer o que quisesse, dar vazão, sem controle, às tendências pessoais, por isto as questões sexuais precisavam ser tocadas. Paulo mostra neste parágrafo que a união com Cristo implicava no abandono das práticas sexuais distorcidas. Ele cita as seguintes práticas:

· Prostituição – refere-se a toda relação sexual fora do casamento (grego: porneia). Paulo discorrem em outros lugares este tema. Quero destacar 1 Ts 4.1-8, onde ele fala sobre o que significa ser cristão e o abandono da imoralidade. Alguns cristãos envolvem-se com pornografia trazendo para si grandes dores e para seus familiares.

· Impureza – desejo pela perversão sexual.

· Paixão lasciva – a paixão dominada pelo sexo.

· Desejo mal – a vil concupiscência.

· Avareza, que é idolatria – seria tirar vantagem egoísta, muitas vezes iludindo e prejudicando a vítima. É um desejo de possuir desequilibrado. Quando desejamos possuir uma coisa, ela passa a possuir o nosso coração (idolatria). A avareza também é citada como idolatria por Paulo em Ef 5.5. O que a avareza tem haver com os pecados do sexo? A avareza e os pecados sexuais tem em comum os desejos em erupção dando vazão aos pecados. A avareza é idolatria porque coloca coisas no lugar de Deus.

  1. Segundo grupo: velhos hábitos no falar (vs 8 e 9).

 O segundo grupo de hábitos a serem abandonados estão relacionados com o falar. Peca-se muito com os lábios

· Ira e cólera –À primeira vista são atitudes, mas neste contexto devem ser entendidas como maneira de falar. Indignação ou cólera no grego é ferver. É uma irritação violenta e rápida como fogo na palha.

· Maldade ou malícia – é criar problemas. Quando a palavra tem a intenção de abusar, caluniar e destruir a reputação de alguém.

· Linguagem obscena ou palavra torpe – sendo impura e capaz de suscitar pensamentos impuros. Deve ser de uma vez para sempre afastada da boca de um cristão.

· Mentira – A mentira significa, no fundo, aliar-se com satanás, o pai da mentira.

III – Razões para o abandono:

 Aqui Paulo traz algumas razões para abandonarmos os velhos e pecaminosos hábitos.

a. Esses velhos hábitos trazem o juízo sobre os que praticam. Por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (v.6). Está escrito em Rm 1.20 – 32 que uma das conseqüências do juízo de Deus sobre estas pessoas é o abandono divino. Entregando-os às paixões infames.

b. Esses hábitos não nos dominam mais. Nos dominavam na velha vida (v.7) e era uma prática comum na nossa vida antes de Cristo (Ef 2.2 e 3).

c. Espiritualmente já nos despimos destes hábitos e nos vestimos de novas atitudes. Já vos despistes do velho homem com seus feitos, e vos vestistes do novo (vs 9 e 10). Despojar ou despir-se é uma linguagem relacionada com o batismo. A prática antiga era despir-se da roupa velha e suja para em seguida vestir-se de roupa nova e branca simbolizada pelo fim dos velhos hábitos. Surgindo assim os novos hábitos em Cristo Jesus. Devemos viver à altura da confissão que fizemos no batismo.

d. A nossa nova vida em Cristo, ilustrada aqui como uma nova veste, que se renova segundo a imagem de Jesus. Renova-se para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (v.10). O Espírito opera em nós de forma graciosa através da Palavra. Quando permitimos que Ele nos guie em toda a verdade (Jo 16.13), os vícios, hábitos e atitudes são substituídas pelo Senhor Jesus que nos fez nova criatura.

Conclusão:

 A nossa união com Cristo resulta em renúncia e abandono dos velhos hábitos. Hoje em Cristo, vemos o sexo de forma diferente e falamos de maneira santa. Quando éramos filhos da desobediência a ira do Senhor estava sobre nós e estávamos dominados pelo pecado. Hoje vestidos de vestes novas e nos renovamos segundo a imagem de Cristo que nos fez nova criatura.

(O texto é de autoria do Pr Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Uma resposta para “RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO (2).

  1. Vou publicar esse texto em meu blog! É sensato e explana muito bem esse assunto! Hoje vejo que muitos que se dizem crentes ou cristao nao abandonaram os velhos habitos e nem mortificaram a carne! Esqueceram de Deus depois que alcancaram o que queriam, e hoje tem muitas pessoas de todas a idades que divulgam palavras de perversao pela internet, ou fotos incitando ao alcolismo, e festas mundanas eu ficomuito decepcionada com isso! Eu oro por essas pessoas e deixo nas maos de Deus, mas isso é triste demais para mim nao tem nem como descrever as coisas que tenho visto entre os próprios crentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s