MATEUS: O REI QUE VEIO, VOLTARÁ!

 

RESUMO~1

Desde muito cedo aprendi que o evangelho de Mateus é enfático acerca do Reino de Deus. Mostra Jesus como Rei, como o leão de Judá, o descendente de Davi que ocuparia o trono deixado por ele. E de fato, assim é. Foi escrito tendo como público alvo os judeus, porém é caracterizado por incluir pessoas fora do judaísmo, como a mulher Cananéia e o Centurião.

Jesus é adorado pelos magos com ouro, incenso e mirra. Apresenta as beatitudes dos cidadãos do Reino e diz que seus seguidores passam por tempestades, mas permanecem de pé. Ele escolhe seus discípulos, comissiona, capacita, outorgando sua presença com eles até a consumação dos séculos. Mostra nas parábolas as características do Reino e aspectos da sua volta. Faz uma reprimenda séria aos religiosos que vivem de aparência e são ocos por dentro.

Uma questão central do livro de Mateus é mostrar que Jesus é o cumprimento das profecias messiânicas do Antigo Testamento.

Como toda a Bíblia ao lermos o evangelho de Mateus, penetramos em uma história densa e profunda. Começa com a genealogia de Cristo e termina com a Grande Comissão. Ao entendermos a centralidade da encarnação de Cristo na história assumiremos com maior empenho a missão que Jesus nos deixou: fazer discípulos de todas as nações, porque o Rei que veio, voltará!

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s