VAIDADE : UM OBSTÁCULO.

 

soberba

Quando tinha cerca de noventa anos, o apóstolo João escreveu a sua terceira epístola. Embora seja uma epístola curta de apenas quinze versículos, o seu valor é imenso para todos aqueles que amam missões. O assunto básico da epístola é a hospitalidade de missionários. Três pessoas são citadas: Gaio, Diótrefes e Demétrio. A Gaio e Demétrio, João tece elogios, mas a Diótrefes repreende. Diótrefes estava sendo um empecilho à obra missionária por causa da sua vaidade. João escreveu: “Diótrefes, que gosta de exercer a primazia, não nos recebe”. Este homem tinha o ego inflado.

Ele se rebelou contra a autoridade apostólica de João, proferindo palavras maliciosas, impedia os irmãos de receberem os missionários e ainda expulsava os membros da igreja que recebiam os missionários.

A vaidade e a ambição de Diótrefes faziam que este olhasse os missionários como concorrentes ao primado, ou seja, ao primeiro lugar na igreja.

John Stot escreveu: “A vaidade pessoal ainda está na raiz da maioria das dissensões em toda igreja local”. Sim, a vaidade é um obstáculo à realização da obra de Deus. Quantos estão no Reino de Deus buscando seus próprios interesses!

Os nossos olhos devem estar na cruz. Quando Cristo morreu o nosso “eu” morreu também. Paulo, o grande missionário, deixou o exemplo para seguirmos: ego crucificado. “Já estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2.20). Aquele que em seu viver mostra a Cristo não será um obstáculo, pelo contrário fará a obra como convém. O discípulo de Cristo busca a Glória de Cristo e não a sua própria glória. Entende que os primeiros lugares são ocasiões para se servir a Deus e ao próximo, e não para se servir da posição que ocupa.

Concluo com a sábia petição de Davi: Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão (Sl 19.13).

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

5 Respostas para “VAIDADE : UM OBSTÁCULO.

  1. Shalom!
    Aiiiiiii…é vero, viu?!
    Espero que todos leiam esse artigo: ovelhas, pastores, líderes, missionários, seminaristas, irmãos e todos que trabalham ou venham a trabalhar na obra de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Afetuoso e saudoso abraço

  2. Márcia Chagas

    Pr. Éber,
    Parabéns pelo blog! As matérias estão abençoadoras. Glória a Deus por isso.

  3. Lilian Burity

    Pr. Éber,

    “…Sê tu uma benção!” (Gn 12:2b)
    Professor, este artigo está cumprindo a Palavra acima. Que Deus continue sendo exaltado na tua vida e através dela.

  4. Regilene de Jesus

    Que bom que ainda existem pessoas que se preocupam com a genuína palavra. Parabéns!
    Glórias a Deus!
    Que Papai te capacite a cada dia te inspirando a comentar tão bem assim. Aleluia!

  5. que benção … Glórias a DEUS … que cada dia DEUS lhe use mais e muito mais, chamando a todo leitores desse artigo a vir trabalhar na obra de JESUS.

    um granda abraço e um beijo maternal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s