O QUE É UMA HERESIA?

 

heresias

A palavra heresia vem do grego hairesis que quer dizer: escolha, corrente de pensamento; partidos; facções (At 5.17; 15.5; 24.14; Gl 5.20 etc). Tal palavra deu origem a secta em latim, que passou para o português como: seita. No Novo Testamento a palavra hairesis é usada quase sempre no sentido exposto acima, havendo apenas a exceção em II Pe 2.1 que é usada no sentido de erro doutrinário, sendo tal sentido o mais usado hoje em dia.

Hoje, para nós, evangélicos, os conceitos de seitas e heresias estão diferenciados. A heresia é o desvio doutrinário da Palavra de Deus e as seitas são os grupos religiosos que absorvem os ensinos heréticos e os praticam. Citarei algumas definições dadas por estudiosos sobre o assunto:

“Uma seita é alguma perversão religiosa. É a crença e a prática, dentro de um mundo religioso, que requer a devoção das pessoas a algum ponto de vista religioso ou para algum líder, estribados em alguma doutrina falsa. Uma seita é uma heresia organizada. Uma seita pode assumir muitas formas, mas basicamente é algum movimento religioso que distorce ou desvirtua a fé ortodoxa até o ponto com que a verdade é transformada em mentira (…)”. (Dave Bresse. CONHEÇA AS MARCAS DAS SEITAS. Editora Fiel. São José dos Campos, SP – 1998, p.9.

“O que é uma heresia? Para nós, evangélicos, é toda doutrina que, em matéria de fé, sustenta opiniões contrárias às da Bíblia considerada a Palavra de Deus”. (J Cabral. RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS. Universal produções. Rio de Janeiro, RJ – 2000, p.15.

“Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade”. (Raimundo F. de Oliveira. SEITAS E HERESIAS, UM SINAL DOS TEMPOS. CPAD, Rio de Janeiro – RJ, 1992, p.9).

(O autor é o Pr Eber Jamil, dono do blog. As citações estão com as devidas referências).

Anúncios

6 Respostas para “O QUE É UMA HERESIA?

  1. Lauro Henchen

    Sobre seitas é imprescindível ler e divulgar o blog: http://www.laurohenchen.blogspot.com que tem reconhecimento internaciuonal.

  2. Alexandre Mattos

    O difícil NÃO é ver mas SIM é querer NÃO enxergar…: “Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” (1 Coríntios 11: 18 e 19)

  3. Falou tudo do NEW EVANGELICALISMO.

  4. obrigada site

  5. NÃO É UMA RESPOSTA, E SIM UMA PERGUNTA?
    É CORRETO UM CANDIDATO POLITICO PEGAR UMA MUSICA DA IGREJA E TRANSFORMÁ-LA EM CAMPANHA DIZENDO QUE A CIDADE PRECISA DE UM MILAGRE E SE ELEITO FOR O MILAGRE ACONTECE. ISSO É CONSIDERADO UMA HERESIA.

  6. Eu teria que ver a propaganda para responder esta pergunta. Porque não há uma resposta que englobem todos os casos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s