PACTO COM OS OLHOS.

 

olhar 

Jó 31.1 – Fiz aliança com os meus olhos como, pois, os fixaria numa virgem?

Sl 101. 3 – Não porei coisa má diante dos meus olhos.

Mt 6.22 e 23 – A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Pensei rapidamente em alguns textos que falam sobre o olhar e me lembrei destes. Sempre ouvi falar sobre o “segundo olhar” ensinado por Billy Graham, que o ensina como pecaminoso. Porque o primeiro olhar é fortuito, por acaso, mas se você olhar pela segunda vez, comete pecado. Creio também, que o primeiro olhar pode ser pecaminoso, quando vemos a primeira vez, e nos fixamos no alvo de nossa cobiça.

Tanto no texto de Jó e Salmos percebemos que precisa haver da nossa parte um compromisso vigilante com o nosso olhar. É uma questão de decisão pessoal, uma aliança. O primeiro pecado, chamado de original, foi engodado pela cobiça do olhar. Eva percebeu que o fruto era agradável a sua vista, cobiçou, e pecou. Portanto é urgente, fazermos um pacto conosco mesmo, confiados na graça de Deus, de vigilância, de como olhamos e o quê olhamos. O olhar de muitos parece ser um “buraco negro” desejando sugar tudo o que tem em volta.

Quando escrevo sobre um pacto conosco mesmo não estou pregando uma autoconfiança em si próprio para triunfar sobre a cobiça dos olhos. Refiro-me a uma disposição, vontade de depender de Deus, confiando na libertação que Jesus nos outorgou na cruz. Confiando no poder que a ressurreição nos trouxe e no poder do Espírito que nos capacita a sermos testemunhas eficientes. Afinal, só podemos fazer aliança com os nossos olhos, porque temos uma aliança com Cristo.

Não pense que um olhar cobiçoso não tem conseqüências. A candeia do corpo são os olhos, ou seja, a quantidade de luz que vamos ter na nossa alma depende de onde fixamos o nosso olhar. Há muitas pessoas da luz que estão sob forte influência das trevas, pois cultivam o seu olhar naquilo que é pecaminoso. São cobiçosos. São invejosos. São adúlteros. São da luz, mas é uma luz abafada e sufocada pelas densas trevas.

O olhar pecaminoso não é só aquele que se fixa com cobiça, mas também aquele que “interpreta” fatos, circunstâncias e pessoas com maldade. Há pessoas que vêem maldade em tudo. A sua interpretação daquilo que vê é segundo o seu inconsciente poluído pela malícia e impureza.

Não escrevo como alguém que não está sujeito a essas coisas, longe disso. Escrevo o que a Palavra de Deus diz, o que a Palavra me exorta. Portanto, acatarei o que Deus está me dizendo, pedindo o seu poder para viver pactuado com o meu olhar, e nunca o fixando no mau.

Quando me lembro do olhar de Jesus lembro logo da palavra compaixão. Pois, a Bíblia diz que Jesus olhou para as pessoas e multidões com compaixão. Quanta luz havia em Cristo! Ele foi a luz do mundo enquanto esteve no mundo. Hoje, a Igreja é o luzeiro que reflete a luz de Cristo, pelo poder do Espírito. Portanto, meu irmão, cultive um bom olhar, para que a luz que há em ti não se torne trevas. Se assim não for: “quão grandes serão tais trevas!”.

(O autor do artigo é o Pr Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

3 Respostas para “PACTO COM OS OLHOS.

  1. A PAZ DO SENHOR AMADOS, CREIO NO PODER DA ORAÇÃO, QUERO APENAS PEDIR UMA ORAÇÃO PARA QUE DEUS ABRA UMA PORTA PARA QUE EU POSSA QUITAR AS DÍVIDAS QUE TEM ME SUFOCADO, POIS UMA PORTA SE FECHOU E DESCONTROLOU MEU ORÇAMENTO ESTOU MUITO AFLITO QUE DEUS POSSA ME TIRAR DESSA PRISÃO. OBRIGADO. DEUS ABENÇOE.

  2. Marco Aurélio

    Deus tudo vê ,Deus.Nós somos criaturas,portanto devemos ser completamente sujeitos a Deus, e resistir ao diabo e assim depois dessas sequencias ,ele fulgira de nós.Deus o abençoe e coragem.

  3. Pastor Marcos Rogério

    Deus seja louvado pela mensagem ! Pela graça de Cristo temos que decidir guardar os olhos do mal. Nossa decisão aliada ao Espírito Santo trará a vitória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s