CEM POR CENTO TRIGO.

8346trigo Uma das cartas do Novo testamento que mais geraram controvérsias foi a epístola de Tiago. Um dos críticos mais ferrenhos desta carta foi Martinho Lutero. Ele a considerava inspirada por Deus, parte do cânon sagrado, mas a tratava como uma carta inferior às outras. Chegou chamá-la de “epístola de palha”.

Em seu ardor e zelo pela redescoberta da doutrina da justificação pela fé, Lutero combateu a epístola de Tiago como se esta pregasse a justificação pelas obras.

Entretanto, não é nada disso! Tiago escreveu sobre a necessidade de se viver uma fé coerente. Escreveu sobre o dever de uma fé verdadeira gerar frutos, pois “…a fé sem obras é morta” (Tiago 2:17). Ele mesmo perguntou: “Meus irmãos, qual é o proveito se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?” (Tiago 2:14).

O que Tiago fez foi esclarecer a doutrina da justificação pela fé dizendo que o possuidor da fé em Cristo manifestará em sua vida frutos que nascem desta fé. Mostrando assim que de fato nasceu de novo, como foram os casos de Abraão e Raabe (Tiago 2:20-26).

A epístola de Tiago não é, e nunca será “epístola de palha”, mas é cem por cento trigo, alimento puro vindo de Deus para seu povo.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

3 Respostas para “CEM POR CENTO TRIGO.

  1. Rafael Araújo

    “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
    Efésios 2:10

    Os dois versículos anteriores (8 e 9) são mais populares, mas não mais importantes.

    Como diz Tiago, as duas coisas tem que andar juntas.

  2. ComentandoTiago 2.17,26.
    A vontade humana é uma força poderosa, que determina o curso de sua vida. Você é responsável por suas atitudes. Tem o poder sobre a própria vontade. Tem o livre-arbítrio para ESCOLHER O PRÓPRIO DESTINO, a vida ou a morte, a vitória ou a derrota. Você precisa empregar a sua vontade para experimentar restauração em sua vida, pela fé. Lembre-se de que a fé É UM FATO, MAS TAMBÉM UM ATO. Não veremos seu efeito se não a colocarmos em AÇÃO. Entretanto, antes que possamos fazer isso, devemos EXERCITAR A NOSSA VONTADE.
    No versículo 26, Tiago comparou a fé sem obras (ações) a um corpo sem vida, cujo espírito está ausente. Assim como o corpo físico não pode funcionar sem o espírito – não pode respirar, pensar nem mover-se -, a fé também não pode ser efetivada sem alguma espécie de ação.
    VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A RECEBER RESTAURAÇÃO? A escolha é sua.

  3. Iracema S. Saldanha

    Comentando Tiago 2.17.
    Eu sempre gostei muito dessa explocação de São Tiago porque eu penso que se fala de Jesus para uma pessoa que está doente, com dores ou co ou para um pobre que está com fome e frio, acredito que eles não irão poder prestar atenção.
    Se entrar em ação para auxiliar o doente da forma que for possíve.; se der um agasalho e um prato de sopa quente para o medigo é certo que ele irá ouvir a Palavra de Deus com atenção.
    A fé nos leva a desejar ajudar e Deus nos dará os meis para fazê-lo.
    Eu prefito errar por excesso à pecar por omissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s