IGREJA ALEGRE.

 

alegria-guri Uma igreja alegre transpira vida, vigor e entusiasmo. Já o oposto, uma igreja que perde a alegria, murcha a cada dia. Por que isto acontece? Por que a apatia às vezes sobrepuja a alegria? Afinal Deus não deseja que nossa alegria seja completa? (1 Jo 1:4; Jo 16:24). Afinal a salvação não é fonte de alegria? (Is 12:3) Sim, é verdade.

A salvação em Cristo é fonte de alegria e o desejo divino para sua igreja é que haja alegria completa. Entretanto, por que algumas igrejas perdem a capacidade de celebrar, murcham a cada dia, e os cultos parecem perder o entusiasmo e a vida?

Creio que a primeira razão seja a ausência de uma vida devocional com Deus. A Palavra diz: “Na tua presença há plenitude de alegria” (Sl 16.1). O contrário só trará a perda do viço e da seiva. A intimidade com Deus através da oração e da palavra nutre no crente a capacidade de celebrar e festejar diante de Deus. Diz a Palavra que “Bem aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo; que anda, ó Senhor, na luz de tua presença. Em teu nome de contínuo se alegra, e na tua justiça se exalta” (Sl 89.15 e 16).

Creio que uma segunda razão seja a ausência da evangelização. Como alguém já disse, “a igreja que não evangeliza se fossiliza”. É tremendo quando a igreja sai de mãos unidas para distribuir folhetos ou para realizar um culto em praça pública. É tremendo observar na hora do apelo vidas se entregando a Jesus. São momentos festivos. “Eu vos afirmo que, de igual modo há jubilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lc 15:10). Já ouvi muitos pregadores citarem este versículo para afirmarem que os anjos se alegram, mas não é isto o que o versículo diz, mas que “há júbilo diante dos anjos”. Quem está diante dos anjos? O próprio Deus. Os anjos contemplam o sorriso de Deus quando um pecador se arrepende. Quando você se arrependeu, Deus sorriu! Aleluia! Se o céu se alegra, a igreja aqui na terra também se alegrará. “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará com cânticos de alegria trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126:6).

(O autor do texto é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

5 Respostas para “IGREJA ALEGRE.

  1. Você tem razão. Pena que muitos ainda não descobriram esta verdade. Que uma andorinha não faz verão. Que não podemos ficar entre as paredes esperando que os pecadores vão até a Igreja. Onde estão os jovens que segundo a Palavra são fortes e já venceram o maligno? Onde estão os instrumentos musicais que são vários e os instrumentistas? É tempo de avivamento.Somos uma Igreja da 3ª idade. Quem sai pelas ruas e que vão para os hospitais são os que já trabalharam na sua mocidade e ainda insistem em continuar. É tempo de RENOVAÇÃO, de PODER e não de nos gabarmos que somos uma Igreja de Poder, cheia dos dons espirituais. É hora de mudanças radicais em cada um de nós. ” A seara está pronta e onde estão os ceifeiros?

  2. Quando escrevi o artigo não me referi a nehuma igreja específica. Aprendi que na vida o melhor não é se comparar com o próximo, mas consigo mesmo, em outras épocas. Estou melhor do que antes?A minha vida espiritual progrediu?Escrevi sobre aquilo que considero ser essencial em todas as igrejas locais sem comparar igreja com a igreja, inclusive a minha, que tanto amo.
    Como cantamos: “eu quero a essência da adoração”, assim devemos fazer na nossa vida espiritual. Devoção e evangelização fazem parte do essencial. Portanto, espero que o artigo faça o leitor comparar-se consigo mesmo e refletir sobre a sua devoção e prática da evangelização pessoal.

  3. José Pereira

    Muito bom Pastor Eber, essa é a conduta que agrada a Deus. Que Deus continue lhe abençoando abundantemente, Amém.

  4. Rafael Araújo

    “Como o Pai me amor, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.”
    João 15:9-11

  5. sonia ribeiro de andrade

    Mestre:
    Amei seu blog e a mensagem sobre Igreja Alegre me edificou, tenho lutado constantemente para “ser esta igreja alegre” que contagia outros, pois eu sei que a alegria do Senhor é a “minha força”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s