ESPIRITUALIDADE AUTÊNTICA OU FACHADA?

 

ma_or

 

  Mateus 6.5 e 6: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”.

No sermão do monte há muitos ensinos preciosos sobre a oração. Quero destacar os versículos cinco e seis do sexto capítulo. Aqui se encontra sérias advertências acerca da oração.

Jesus adverte que a nossa oração não deve ser uma fachada da nossa espiritualidade. Não devemos orar para sermos vistos pelos homens como fazem os hipócritas. O povo religioso nos dias de Jesus executava muito dos seus ritos para receber a aprovação pública. Entretanto, a oração era uma fachada, um adereço, que não correspondia ao interior. Devemos nos precaver da impressão que a nossa oração pública possa causar nos ouvintes. Certa vez li a história de um jovem novo convertido que ficava entusiasmado com as respostas “audíveis” que as pessoas davam por causa da oração: “Amém”. “Glórias a Deus”. Então ele foi orar com o pastor num aposento. O pastor foi o primeiro a orar, ele respondia com “amém” e “glórias a Deus”. Quando foi sua vez de orar o pastor não respondeu e ficou em silêncio. O jovem parou de orar e observou que o pastor tinha cochilado. Ele saiu do aposento muito chateado. Quando o Espírito Santo lhe perguntou interiormente: “para quem você estava orando?”. Não é assim que acontece? Muitos oram para “inglês ver”.

Jesus disse acerca de tais pessoas: “em verdade vos digo que já receberam o seu galardão”. O galardão é o “tapinha nas costas”, o “reconhecimento dos homens”, “elogios” etc. Tal galardão é temporal. As pessoas que elogiam hoje, amanhã apedrejam.

Ao invés de ser uma fachada, a oração deve ser o alicerce da nossa espiritualidade: “Entra no teu aposento e, fechando a tua porta (…)”. A oração, segundo Jesus, não deve ser apenas num lugar onde nenhum outro pudesse entrar, mas também não se deveria deixar a porta aberta para que os outros não vissem. Esmiuçando isto, a oração deve ser teocêntrica, “focar” em Deus, e não buscar a aclamação pública através do desempenho. Jesus, com isto, não estava censurando a oração pública (Mt 18.20), mas censurando a oração que tinha o fim de ser vista pelos homens.

A recompensa da oração vem de Deus: “teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”. Aquele que ora ao Pai para ser ouvido pelo pai receberá tesouros incontáveis.

Se a nossa oração for apenas fachada da nossa espiritualidade, um dia a fachada cairá. Porém, se for fruto da nossa espiritualidade genuína, será recompensada pelo Pai que vê o que está oculto. “Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz” (Lc 8.17).

(O artigo foi escrito pelo Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

2 Respostas para “ESPIRITUALIDADE AUTÊNTICA OU FACHADA?

  1. OLA EBER, MUITO BOM ESTE TEMA.. PUXA COMO TEMOS VISTO POR AI FARISEUS E GRANDES HIPOCRITAS. É ISSO MESMO.. VOCE TEM PREGADO A VERDADE. É DISSO QUE O SENHOR SE AGRADA.. CONTINUE FALANDO SEMPRE A VERDADE.. DOA A QUEM DOER. O QUE APRENDEMOS LA NO PASSADO.. NÃO PODE VOLTAR VAZIA.. NAO E ISSO.??? MUITO BEM.. QUE DEUS LHES DE FORÇAS NESTA SUA CAMINHADA ÁRDUA QUE ALIAS, NAO TEM SIDO MOLEZA PARA SOMENTE AQUELES QUE QUEREM LEVAR O EVANGELHO DE CRISTO A SERIO.. E VOCE É UM DELES.. PARABENS.. QUE DEUS TE ABENÇÕE A CADA TEMA QUE FOR ABORDADO AQUI.. BJKS. ALINE RICCIO..

  2. Maravilha de texto é esse de Mateus. Bom é ser simples, pois na simplicidade Deus nos ouve, Deus nos vê Deus fala. E nos grande problemas, normalmente são solucionados por coisas simples, e é na oração em secreto que grandes coisas acontecem em nossas vidas. Deus abençõe a todos! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s