PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS.

37223_000sxw3d1

O pecado é descrito nesta oração como dívida. O homem deve a Deus a guarda dos seus mandamentos; todo pecado cometido é contração de dívida. Incapaz de pagá-la, a única esperança do homem é ser perdoado por Deus.

A Bíblia afirma em Romanos 3:23 que todos nós somos pecadores, portanto todos somos devedores:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Jesus nos ensina confessar os nossos pecados a Deus. Conforme está escrito em 1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

A religiosidade pode promover no homem um auto-engano com relação ao perdão dos seus pecados. Muitos pensam que os cumprimentos das normas religiosas adquirem o perdão dos pecados, mas não é assim. Era comum, como ainda é, o homem se revestir de uma justiça própria confiado na sua própria obra para a remissão dos pecados. Porém o exibicionismo na oração ou as meras repetições não conseguem tal feito.

O verdadeiro pedido de perdão dos pecados a Deus deve envolver o arrependimento e ele envolve a pessoa toda, todo o seu ser, toda a sua personalidade. O arrependimento é uma mudança na maneira de pensarmos em Deus, em nosso pecado e em nossas relações com o nosso próximo. Posso dizer que no arrependimento existem três fases: Primeiro, uma tristeza segundo Deus em relação ao pecado cometido. Segundo, uma confissão dos pecados a Deus através da oração. E terceiro, o abandono da prática do pecado.

Sendo o pecado dívida, é o arrependimento que paga a dívida? Não. O arrependimento é conseqüência da obra do Espírito Santo no homem. O Espírito convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, da justiça que Jesus executou em si próprio em favor da humanidade. Foi Jesus que pagou o débito da humanidade na Cruz. A justificação é, então, um ato declarativo de Deus, ele declara que não pode mais condenar o homem e o restaura à sua graça. O seu sacrifício foi vicário, ou seja, foi substitutivo. Ele tomou o lugar dos homens devedores para pagar o preço que nós homens merecíamos.

O “assim como perdoamos aos nossos devedores” mostra o caminho do regenerado e perdoado por Deus. Deus nos perdoou o imperdoável. A nossa dívida para com Deus era maior do que a dívida dos nossos devedores. Portanto, Deus pede para você, que recebeu uma graça incomensurável, perdoe aquele que deve menos do que você devia a Deus.

Ef 4: 31e 32: Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Logo depois da oração do Pai Nosso está escrito (Mt 6:14 e 15):

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

O que Jesus quis dizer com isto? A ausência de perdão obstrui a nossa comunhão com Deus. Então perderei a salvação se não perdoar alguém? Não. Entretanto, a intimidade, o relacionamento fica obstruído. O sacrifício de Jesus foi o preço na cruz pagou o preço da sua dívida, e isto foi um favor imerecido, ou seja, Graça. Entretanto, Deus espera que você compartilhe da graça recebida e perdoe seus devedores como foi perdoado por Deus. Se não, suas orações não serão ouvidas por Deus e você não perderá a salvação, mas deixará de usufruir um relacionamento intimo com Deus.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Uma resposta para “PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS.

  1. Ótimo texto, esclarecedor quanto ao arrependimento e perdão. Continuo a pensar que com a simplicidade o Evangelho se torna eficaz nas vidas das pessoas, e estas palavras foram simples e poderosas.

    Deus continue te abençoando na obra, pastor Eber.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s