AMAR A DEUS: O QUE É?

Deuteronômio 6: 4 a 9.

worshiping1Os Vs. 4 a 9 de Deuteronômio capítulo 6 é um trecho conhecido como shema (palavra hebraica que significa “ouça”). Veio a ser confissão da fé judaica, recitada diariamente. O shema consiste apenas nos versículo 4 em sua forma original, sendo expandido depois para incluir os versículos 5 – 9; Dt 11:13-21 e Nm 15:37-41. O shema, para o judeu praticante, deve ser recitado de manhã e de  noite. Nele encontro o seguinte tema: amar a Deus – o que é? Vejamos o tema em partes:

Primeiro, ter uma adoração exclusiva a Deus (v.4). “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”. Quem ama de fato a Deus não tem seu coração dividido por outros ídolos. O ídolo não é necessariamente de ouro ou barro, pode ser uma pessoa, um objeto como dinheiro, ou algo relacionado à vanglória como a fama. Jesus disse que não é possível servir a dois senhores, assim aquele que ama a Deus, não dividirá seu coração com outrem.

Segundo, ama a Deus integralmente (v.5). “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. Não basta não dividir o coração com ídolos, temos que amar a Deus com todo nosso ser e capacidade. Usando todas as nossas energias para a Glória de Deus.

Terceiro, amará a Palavra de Deus (VS.6-9). “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Quem ama a Deus procurará obedecer a Palavra. Guardará a Palavra no coração. Ensiná-la-á ao filho dentro da própria casa. Quando sair, acordar e dormir, a Palavra estará presente, suas ações serão norteadas pela mesma e sua vida será um verdadeiro outdoor das Escrituras.

O tema escolhido é muito vasto. Limitei-o ao texto escolhido. Portanto, encontrei essas três características do amor verdadeiro a Deus. Deus o abençoe.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

7 Respostas para “AMAR A DEUS: O QUE É?

  1. Pr. Eber, Deus continue te abençoando.
    Maravilhosa reflexão, sobre amar a Deus.
    Oro ao Senhor por seu ministério. Permaneça firme na comunhão com Deus.
    Até breve.
    Seu amigo, Pr. Edsom

  2. Amém, pastor! Maravilhosa mensagem!
    Que todos nós filhos de Deus, possamos verdadeiramente adorá-lo com exclusividade; Amá-lo integralmente, assim como a sua Santa Palavra. O nosso Deus é digno e merecedor de todo o nosso amor, adoração e louvor.
    Parabéns pela mensagem! Que o nosso Deus continue lhe abençoando
    ricamente.

  3. Quem sabe o amado não acrescentava um quarto elemento que é o amor ao próximo como expressão de adoração de amor a Deus por exemplo, o amor que eu sinto pelo irmão sem conhecê-lo é uma forma de expressar minha adoração e meu amor ao Papai.

    Uma grande e apertado abraço com tapinha nas costas!

  4. O sermão é textual e a princípio não achei o amor ao próximo no trecho. Entretanto, a sua boa colocação me fez achar neste trecho o amor ao próximo. Não o tinha percebido antes da sua colocação.
    Um abraço para você também.

  5. AMÉM !

  6. marcia pereira

    Sempre nutri o mais profundo respeito sobre a palavra “shema”. A força e o amor contidos nesta ordem ao povo de Israel demonstram o quanto Deus quer relacionar-se profundamente conosco.
    Que palavras edificantes! Que tesouro!

  7. Agradeço a Deus por sua vida, pastor. Tenho sido muito edificada através de suas mensagens. Graça e paz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s