O QUE É RELIGIÃO?

religiãoII O homem é um ser religioso por natureza. Deus já o fez assim, e aonde quer que se encontrem seres humanos, encontram-se vestígios de religião. A palavra religião vem do latim religare e, na sua essência, significa “ligar-se novamente”; por isso, em si mesma já transmite a idéia de que o homem está separado.

Citarei a definição de Langston em seu livro: Esboço de Teologia Sistemática:

“A religião é a vida do homem nas suas relações sobre humanas, isto é, a vida do homem em relação ao Poder que o criou, à autoridade Suprema acima dele, e ao Ser invisível com que o homem é capaz de ter comunhão.

A religião é sempre a vida do homem como um ser dependente de um poder, responsável para com uma autoridade e adaptável a uma comunhão íntima com uma realidade invisível. Esta definição exclui a idéia que prevalece, de que a religião é um corpo de doutrinas. Quem assim define a religião confunde-a com a teologia, confusão que, se não justifica, não tem razão de ser: religião é vida; teologia é doutrina. E, como já dissemos, a religião precede a teologia. Ambas são distintas embora estejam intimamente ligadas.”

Geralmente as pessoas procuram na religião a resposta a certas perguntas do tipo: Por que existe o mundo? Quem criou o universo? Para que nascemos? Existe vida depois da morte? A religião é um meio da pessoa se relacionar com as coisas espirituais que não se vêem. Alguns sentem medo, outras vezes experimentam amor, adoração, emoção com algo invisível. As religiões também possuem princípios para uma vida melhor: solidariedade, amor ao próximo e outros.

Uma religião para ser denominada assim precisa ter antiguidade. Não pode ser um grupo emergente. O emergente é o que denominamos de seita, que geralmente surge como uma facção de uma Religião reconhecida como tal. A Religião precisa também de doutrina própria. O seu credo ou confissão de fé já está estabelecido e têm características próprias, distintas das demais. E por fim a Religião tem ortodoxia, ou seja, uma doutrina de consenso, considerada verdadeira entre os seus pares. Quando uma doutrina é contrária a ortodoxia da Religião é chamada de heresia, ou heterodoxia. Se um grupo se formar em torno da heresia torna-se uma seita, ou facção de tal Religião.

Há inúmeras religiões, mas Jesus disse que Ele é o único caminho para se chegar a Deus. Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). As religiões são tentativas humanas de se religar com Deus, porém Jesus é o único Mediador entre Deus é o Homem (1 Timóteo 2:5). Deus religa o homem a Ele através de Jesus somente. Jesus é maior que a religião!

(O texto é uma compilação de fontes diversas).

Anúncios

3 Respostas para “O QUE É RELIGIÃO?

  1. Ate mesmo o ateísmo é uma forma de religião onde o deus é o próprio ventre, onde Verdade é algo que produz sensação de bem estar no estomago

  2. Precisamos sustentar Cristo como o centro de todas as religiões. Quando fazemos isso, as diferenças doutrinárias não atrapalham a comunhão, pois seremos um só no Senhor. Um abraço
    Pr. Adejovane

  3. Cristo dever ser o centro da nossa existência e até mesmo dentro do cristianismo uma minoria assim o coloca. “Não se pode servir a dois senhores”: dinheiro, fama, sexo e tantas outras coisas dividem os corações das pessoas. O que há é uma entronização do “eu” e dos seus interesses. Jesus seja o nosso centro e para tanto precisamos nos negar todos dias, tomar a nossa cruz e segui-lo.
    (É uma grata satisfação para mim, Pr. Adjovane, ver você assinar o seu nome e colocar o Pr. na frente). Seja bem-vindo meu colega e amigo com seus comentários no blog. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s