VERDADEIRA ADORAÇÃO

adoração João 4:20-24

20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Numa conversa com uma mulher samaritana de comportamento duvidoso, Jesus ensina sobre a adoração. Certamente, se Jesus fosse igual a nós, não escolheria esta mulher para dar tal lição. Havia uma tensão estabelecida entre judeus e samaritanos, e a mulher era samaritana, mas Jesus vence o preconceito racial, social e conversa com essa mulher.

Havia um conflito teológico entre os judeus e samaritanos, para os samaritanos o local da adoração era o monte Gerizim, para os judeus era em Jerusalém. Jesus ensina que a adoração não deve está circunscrita e limitada a certos lugares. Em todos os lugares podemos adorar a Deus.

“(…) Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai”

Outra coisa que se depreende é que a adoração deve ser fruto de um conhecimento pessoal. Jesus falou: Vós adorais o que não sabeis (…). Quantos não adoram a Deus sem conhecê-lo? Quantos não praticam um ritual litúrgico sem saber a quem estão adorando?

O tempo de adoração é hoje. São todos os dias. Jesus disse que “a hora vem, e agora é”. O “agora é” indica que hoje “agora é” e que amanhã será também “agora é”, como daqui há um mês etc. A adoração deve ser permanente e perseverante.

A adoração deve ser verdadeira, legítima. Não deve ser para “inglês vêr”, mas autêntica. A falsidade é reprovada pelo Senhor. Ele não olha a aparência, mas o coração.

A adoração é pela fé. Só pela fé adoraremos a Deus em Espírito. Muitos canalizam sua fé em objetos e pessoas. Entretanto, a verdadeira adoração é em Espírito. Tal oração é desejada pelo Pai que busca verdadeiros adoradores. Devemos ganhar vidas para o Senhor, pois assim se tornarão adoradores agradando o coração do Pai celestial.

(O autor do artigo é o Pr Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s