VIVA O HOJE, CONSTRUA O AMANHÃ E NÃO DESPREZE O PASSADO.

idosos-mulher-jovem-idoso-pessoas-ler-41865

             Na ânsia trazida pela virada do ano muitas vezes desprezamos as coisas passadas como elas se tornassem obsoletas. Será? A vida que estamos vivendo é o resultado daquilo que vivenciamos. Sei que o passado não pode ser mudado. Porém, devemos encará-lo como uma base para alcançarmos o futuro. O dia de hoje em muito é resultado do nosso passado. Sei também que não devemos viver do passado, matando o hoje e comprometendo o futuro. Devemos deixar as coisas que para trás ficam e avançar para as coisas que estão diante de nós. Entretanto, avançamos, por causa daquilo que passou. Só avançamos porque antes estávamos em algum ponto. O que se passou é o ponto de partida para novas conquistas. A conquista do hoje é possível por causa do trabalho feito anteriormente.

          Qual deve ser a nossa postura acerca do passado? Saudosismo? Idolatria? Não. Creio que devemos extrair as lições, que com o tempo vão se renovando. Hoje posso analisar um fato ocorrido de uma forma, mas amanhã de outra. O passado sofre reinterpretações e aplicações em diferentes épocas de nossa vida. Não me refiro as Escrituras Sagradas que trazem verdades absolutas, tendo a sua aplicação sempre renovada em nós. Escrevo sobre as nossas experiências que passam por mutações em nossas almas. As mágoas do passado podem se tornar em atitudes de misericórdia. As perdas podem se tornar em grandes descobertas de nós mesmos. Os traumas podem se tornar em marcas de sabedoria. O passado não deve ser venerado, porém só temos o presente e o futuro à frente porque existe um passado. Então não despreze o passado, aprenda com ele. As lições do professor de história, os registros dos livros antigos, as descobertas arqueológicas, os acervos dos museus, os “causos” dos anciãos, registram o caminho que percorremos até aqui, nos ajudando na compreensão do hoje e na construção do amanhã. Sei que com certeza o novo virá, novas conquistas e novas realizações acontecerão, e que no mergulhar do novo ano as experiências e lições do passado moldarão o nosso modo de enxergar este novo tempo. Viva o hoje, construa o amanhã e não despreze o passado.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

2 Respostas para “VIVA O HOJE, CONSTRUA O AMANHÃ E NÃO DESPREZE O PASSADO.

  1. Essa mensagem simplesmente foi maravilhosa…li um pouquinho atrasada aos olhos do relógio, mas no tempo de Deus, ela veio na hora exata…Agradeço a Deus por sua vida, Pastor. Deus o abencoe e sua família tb em nome de Jesus. saudades eternas…bjs

  2. Marlilia Zainotte Moyzes

    pois é Pr. já fui muito ligada no passado e não me fez bem.
    Com certeza o melhor é vivermos o presente e saber que o futuro pertence a Deus.
    Suas mensagens são sempre edificantes.
    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s