A CEIA DO SENHOR.

 

clip_image002

O artigo de hoje visa à instrução acerca de uma das ordenanças (assim os batistas chamam) de Jesus – a ceia do Senhor. A ceia do Senhor deve ser celebrada até que Jesus volte (1 Co 11:26). Os elementos desta ceia são o pão e o vinho. O pão representa o corpo de Cristo e o vinho, o sangue de Jesus. Há três posturas básicas acerca da  natureza da ceia do Senhor.

1) TRANSUBSTANCIAÇÃO – È a idéia de que depois dos elementos serem abençoados se transformam no corpo e sangue de Jesus.

2) CONSUBSTANCIAÇÃO – É a idéia de que o corpo de Cristo está presente de forma mísitca nos elementos. Fazendo assim, a ceia de um sacramento, que nesse caso traria uma benção especial para o participante.

3) MEMORIAL – Os elementos são representativos, simbólicos, eles não se transformam no corpo e sangue de Jesus, e não possuem uma presença mística de Cristo. Das três posições, creio eu, a correta é a memorial.

A ceia do Senhor anuncia que Jesus morreu, mas que ressuscitou e voltará. Deve se participar da ceia dignamente (1 Co 11:27), examinando-se a si mesmo (1 Co 11:28) e discernindo o corpo de Cristo (1 Co 11:29).

(o autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

4 Respostas para “A CEIA DO SENHOR.

  1. Concordo com o querido pastor que a santa ceia é um memorial. É um momento especifico que o nosso Deus nos proporciona, para trazermos à memória o sacrifício do Senhor Jesus, feito por nós pecadores (agora remidos) na cruz do calvário, e celebrarmos a sua morte e ressurreição, com o coração contrito, cheio de gratidão e louvor, sem esquecermos de servi-lo em santificação e temor. É um momento em que emana do nosso coração quebrantado a mais perfeita adoração e louvor.
    Eu creio que Deus em sua sabedoria e onisciencia estabeleceu a santa ceia com o objetivo maior, de nós seus filhos, em meio as lutas do dia a dia, em meio as turbulências da vida, dos afazeres, do corre corre, da vida agitada, tivéssemos momento de profunda reflexão, análise, auto exame e consequentemente conscientização de como estamos e por onde andamos.
    “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor”(Hb.12.14).
    ‘Santa ceia é um momento de reflexão, para se levar uma vida de santificação’

  2. bartolomeu silva marques

    Como sempre estamos de comum acôrdo também fico com o memorial
    fazendo em memória e esperança até que ele volte, maranata.

  3. Caro amigo e pastor, em relação ao memorial, para mim é questão fechada, mas em relação à extensão, particularmente eu mudei de opinião. Eu achava que a ceia deveria ser aberta, porém hoje acho que a forma universal parece mais aceitável. O argumento é simples: A mesa é do Senhor e não da igreja, cabendo ao celebrante conscientizar os participantes da importância do ato. O que você acha?
    Forte abraço.
    Pr. Adejovane

  4. Prezado Pr. Adejovane a sua participação é sempre muito bem vinda. És um amigão. A Escola que aprendi é que o Pr. deve orientar que só deve participar da mesa aquele que aceitou a Jesus, passou pelo batismo nas águas e membro da uma igreja evangélica e está em comunhão com a mesma. Entretanto, vejo que se uma pessoa não estiver de acordo com essas orientações e quiser assim mesmo participar é uma questão pessoal dela, e não sou a favor de que haja um constrangedor impedimento por parte dos diáconos. Afinal a pessoa recebeu a orientação e se não quiser seguir é uma questão dela.
    Se você se refere a ceia universal, o fato de até pessoas não convertidas participem se assim quiser, não sou a favor. Daria a orientação acima, mas se a pessoa quiser participar não a impediria de usar seu arbítrio.
    Há outros aspectos nesta questão, mas por ora, respondo assim de forma geral o assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s