PARA O MELHOR, DAREI O MELHOR!

Monte Moriá Leia 2 Samuel 24:19-25.

Satanás incitou a Davi realizar um censo em Israel. Deus não aprovou tal censo, pois foi uma atitude orgulhosa de Davi que passou a colocar sua confiança em suas forças armadas. O profeta Gade apresentou a Davi três castigos: três anos de fome, três meses de guerra e três dias de peste. Davi preferiu cair nas mãos de Deus e e houve três dias de peste. Setenta mil homens caíram sob o castigo de Deus. Gade orientou a Davi comprar um terreno de Araúna em Moriá e assim ele foi. Quando Araúna viu o rei subindo o monte perguntou-lhe: “Por que vem o meu senhor ao seu servo?”. Respondeu Davi: “Para comprar de ti esta eira a fim de edificar nela um altar ao Senhor” (Vs.21). Araúna ofereceu-lhe gratuitamente a eira e tudo mais que fosse preciso para o altar e o sacrifício, mas Davi alega que não iria oferecer ao Senhor holocaustos que não lhe custassem nada.

O local comprado chama-se monte Moriá (Gênesis 22). Onde Abraão ofereceu em sacrifício seu próprio filho Isaque e onde anos mais tarde Salomão construiu o templo e ofereceu sacrifícios a Deus (II Crônicas 3:1).

Aprendemos com Davi duas coisas básicas:

A primeira é que no reino de Deus deve haver renúncia e esforço. A salvação é pela graça, sem méritos ou ações do homem para se conquistar, mas uma vez dentro do reino de Deus, requer-se do seguidor de Jesus esforço e renúncia.

Mt 11:12 “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele”.

Mt 16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”.

Josué 1: 9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

A segunda lição é que para O Melhor, que me deu o seu melhor, darei o melhor. Deus é o melhor, que nos deu o melhor, o seu filho unigênito para a nossa salvação (João 3:16). Davi não quis dar esmolas, nem sobras, mas deu uma fortuna. Comprou o terreno de Araúna por 600 siclos de ouro (1 Cr 21:25), que são cerca de 7 quilos de ouro, e pelos bois pagou 50 siclos de prata, que são cerca de  600 gramas de prata. Deus atentou para aquele sacrifício mandando fogo do céu para queimar o sacrifício no altar, que foi um sinal da aprovação divina. Para Deus devemos sempre oferecer o melhor e não algo despreparado e sem esmero.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

2 Respostas para “PARA O MELHOR, DAREI O MELHOR!

  1. Diva R. Gabriel

    ” A palavra de Deus nos ensina: ” sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(Pv.4: 23). Temos de estar o tempo todo em vigilância constante, principalmente com nossos próprio sentimentos e emoções, pedindo a todo tempo ao Senhor que nos sonde e retire de nós todo caminho mau. A fim de que posssamos de corpo, alma e espírito dar-mos para ELE o melhor. Agradeço a oportunidade e a sua lembrança ao me enviar estas gotas de sabedoria e reflexão. A Paz!

  2. Davi é segundo coração de Deus , o maior rei de todos os tempos, e o mais rico, porque ele manteve sua fé em Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s