CONFIA NO SENHOR DE TODO O CORAÇÃO.

confiar

Pv 3: 5 “ Confia no SENHOR de todo o teu coração (…)”.

Estamos diante de um apelo feito por um sábio. Ele nos apela a confiarmos no Senhor sem restrições, totalmente. Vivemos numa sociedade sem confiança, que vive em paranóia, com o sentimento de que todas as pessoas conspiram contra ela. Entretanto, o caminho do justo deve ser o da confiança em Deus.

A primeira vez que o verbo confiar aparece na Bíblia mostra Faraó afligindo o povo de Israel para que este não confiasse nas palavras de Deus.

Êxodo 5:9 – Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas.

Jesus, depois de contar uma parábola, fez uma pergunta: “ quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lc 18.8). Jesus mostrou que a tendência do mundo é apostasia, e que muitos deixarão de confiar no Senhor. Entretanto, o salmista fala que é melhor confiar no Senhor.

Sl 118. 8 e 9 – É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes.

Aquele que confia no Senhor persevera, resiste e supera as intempéries da existência.

Salmos 125: 1 – OS que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. (A palavra Sião significa “colina ressecada pelo sol”).

Aquele que confia no Senhor põe Deus como seu refúgio e por isto estará seguro.

Provérbios 29:25 – O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.

Aquele que confia no Senhor será bem sucedido. Suas obras encontrarão bom termo.

Provérbios 16:3 – Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Aquele que confia no Senhor terá contentamento, paz e será feliz.

Provérbios 16:20 – O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.

Diante dessas afirmações percebemos que é uma atitude sábia escolher confiar no Senhor. Muitos vão pelo caminho da autoconfiança exagerada e agem com imprudência.

Provérbios 28:6 – O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.

Outros ainda confiam de maneira exagerada em pessoas que se mostram infiéis e por isto ficam desconjuntados.

Provérbios 25:19 – Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia.

A melhor conclusão que podemos chegar está em salmos 37:5 – Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

Qual o caminho que você escolherá? O caminho da Confiança em Deus? Ou o caminho da ansiedade, nervosismo e intranqüilidade?

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

4 Respostas para “CONFIA NO SENHOR DE TODO O CORAÇÃO.

  1. Que benção! um grande abraço.

  2. Querido pastor Eber, Graça e paz! Com suas mensagens vc tem se aproximado
    da gente, com o mesma intensidade que tinha o seu saudoso seu Pai, que hoje se
    encontra na glória. Sem comentários ok? Eu tenho te imitado da mesma ma-
    neira que você imita o seu saudoso pai, da mesma maneira que ele imitava o
    apóstolo Paulo, com a mesma maneira que o Apóstolo Paulo Imitava Cristo.
    Que Deus te enriqueça e nos torne ricos de admiração! Abraços do pr. Amigo
    que também aprendeu te admirar. Se Eu tivesse 10% da sua sabedoria, com
    toda certeza eu ganharia a minha cidade para Cristo.
    Bartolomeu Marques

  3. Se Eu tenho que repetir meu comentário, o repito com todo prazer! Eu estive dizendo: Pr. Eber. Graça e Paz! Você com suas mensagens me traz muitas recordações e tem se aproximado do Nosso Estado de Pernambuco através
    dos comentários que faço relativo ao seu ministério um tanto Identico ao que
    eu conhecia…Consequentemente se aproximado de mim em especial. Com a
    mesma intensidade que tinha o seu saudoso Pai; que hoje está no Seio de
    abraão nos aguardando e a Cristo. Meu comentário será…sem comentários,
    ok? Eu confesso que tenho te imitado, bem como vc tem imitado seu pai que evidentemente não morreu pois ele vive em nós. Bem como o seu pai
    imitava o Apóstolo Paulo e o Apóstolo a Cristo. Que o Nosso Deus possa
    continuar te inspirando através do E.S. e Vc se enriqueça e nos enriqueça
    também. Apezar de ter mais Idade que vc sou de 54 te aprecio muito, apesar de nós não nos conhecermos pesoalmente e agradeço a Deus por vc
    existir e continuar inspirando pessoas está vocação está no sangue. Hoje
    a minha admiração por vc provêm do Ebenezer que tive a felicidade de conversar uma única vez no Balcão dos correios na av conselheiro Aguiar,
    onde eu trabalhava. O conheci e mesmo na situação que ele se encontrava
    na época com uma amiga Mabel que me apresentou. Eu senti dentro de
    mim! que o cair do homem é também para glória de Deus. Desde que este homem seja de Deus e com os frutos que ele tinha Deus primeiro operou
    nele para reergui-lo e também em mim. que perdurei por mais tempo na desobediência. Sou grato a Deus pela semente dele que é vc e tantos outros
    que ainda demonstram os frutos resultado de suas mensagens. Hoje eu vejo
    em vc. Parabéns! É o que eu posso dizer continue a obra que Deus começou.
    Observação: Se eu tivesse apenas 10 por cento do Seu conhecimento; Eu não só Ganharia a meu bairro e Cidade como ganharia o Brasil para cristo.
    Se, eu morasse próximo de você com toda a Certeza eu eu ficaria na Sua Igreja, Mesmo como Pastor no banco, como hoje estou no banco de minha
    igreja, pelo menos enriqueceria muito mais os meus conhecimento subtraído dos seus. abraços
    Bartolomeu marques

  4. Meu irmão, obrigado por suas palavras. É interessante observar o aspecto positivo da internet – normalmente passaríamos a existência sem nos conhecer e conversar, mas pela internet, foi possível. Espero edificar vidas com o blog. Um abraço fraterno.

Deixe um comentário

