RECONHECENDO O SENHOR.

caminhos

Pv 3: 6 – Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

O sábio recomenda o reconhecimento do Senhor em todos os caminhos. Tal atitude é sábia e salutar para a existência.

Entretanto, quero começar por exemplos de pessoas que não reconheceram ao Senhor durante sua existência ou parte dela.

Veja o exemplo de Faraó em Ex 5: 2 – Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.

Faraó, com seu coração endurecido, disse a Moisés não conhecer ao Senhor e durante toda batalha das pragas se manteve assim. Pediu aos magos para imitarem as pragas, enviadas por Deus, e os magos conseguiram em parte, até que na praga dos piolhos em diante, não mais conseguiram. Faraó só cedeu depois da morte dos primogênitos do Egito. Ele é um exemplo de obstinação, de dura cerviz, que não reconheceu o Senhor nos seus caminhos.

Os discípulos, em alguns momentos, também não reconheceram o Senhor em seus caminhos. Quando Jesus andou sobre as águas, os discípulos ficaram atemorizados e gritaram que era um fantasma (Mt 14.26). Talvez pensassem que era um arauto da morte que lhes estava aparecendo, anunciando que a morte se aproximava. Na quarta vigília da noite alguém andando sobre as águas, em meio a ventos contrários, é, de fato, aterrorizador. Entretanto, Jesus disse: Tende ânimo! Sou eu, não temais, os corações deles ficaram tranqüilizados (Jo 6:16-21). Nós precisamos reconhecer que, no meio da crise, Jesus sempre está conosco. Se assim não reconhecermos, temeremos.

A recomendação do sábio é para que conheçamos a Deus, e tenhamos comunhão com Ele. A falta de conhecimento de Deus leva a destruição, ao perecimento (Os 4:1-6), e mostra uma falta de comunhão com Deus. Precisamos estar atentos para saber, em todos os caminhos, o que Deus quer e espera de nós. Se assim fizermos, Ele promete tirar os obstáculos e aplanar os caminhos. Todo o vale será aterrado. As estradas de montanhas e colinas niveladas. As estradas tortuosas serão endireitadas. Os caminhos cheios de pedras, acidentados, serão aplanados (Is 40:3-5). Ele levará pelo caminho certo e alcançaremos os alvos estabelecidos por Ele.

Pv 16:3 – Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Sl 25: 9 – Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.

Sl 32: 8 – Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

Is 48: 17 – Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Uma resposta para “RECONHECENDO O SENHOR.

  1. Bartolomeu Silva Marques

    Pr. Eber, parabéns. Tenho rrecebido suas mensagens e cada dia mais aumenta minha admiração por vc. Gostaria de ouvir mande com audio se possivel para comparar sua
    vóz na entrega das mensagens. Outra coisa eu não só tenho lido como também imitado
    me perdoe sem pois não pedir permissão. Estou fazendo como disse o apóstolo Paulo.
    “sede meus imitadores…” Eu acho que já te falei sobre quando jovem eu imitava o seu
    saudoso pai. Será que agora já velho eu vou imitar o filho? Abraços graça e paz.
    Pr. Bartolomeu

Deixe um comentário

