ATITUDES SÁBIAS.

Jesus falando

Pv 3: 7 e 8 – Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Nestes versículos encontramos três atitudes sábias: humildade, temor ao Senhor e afastar-se do mal. O resultado é saúde para o físico e para a alma. Sem dúvida, a sabedoria divina aplicada no cotidiano pelo homem trará bons resultados. Isto não significa que o sábio não passará por aflições, mas certamente evitará muitos males aplicando a sabedoria no seu cotidiano.

A primeira das atitudes recomendada é: não sejas sábios a teus próprios olhos. Expressão repetida por Paulo em Rm 12:16 e merecedora de um “Aí” pelo profeta Isaías em 5:21. Tal pessoa dispensa a sabedoria divina como os construtores da torre de Babel que tentaram criar seu próprio caminho ao céu (Gn 11:24). Acham que não aprenderão com o próximo (Pv 12:15) e por isto caem facilmente em armadilhas (Pv 14:16).

A segunda atitude é temer ao Senhor. O temor ao Senhor é uma expressão geralmente mal compreendida. O temor a Deus não é o medo de Deus e nem medo do Seu castigo. “O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio” (Pv 8:13).”

A terceira atitude é afastar-se do mal, ou seja, apartar-se e desunir-se do mal. Cortar relações com as trevas. Não viver numa zona de convergência entre a luz do Senhor e o mal, conforme 1 Jo 1:5 e 6 – “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade”.

Os resultados das atitudes sábias será saúde para o físico e a alma. Muitas doenças são causadas pela nossa presunção, falta de temor e proximidade com o mal. Vivendo com sabedoria afugentaremos muitos males e teremos uma vida salutar.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

2 Respostas para “ATITUDES SÁBIAS.

  1. simone azevedo e silva

    A palavra de Deus realmente é linda!!!
    Ela nos mostra o caminho e como devemos andar nele!
    Que Deus continue te dando entendimento de Sua palavra que tanto nos edifica!!
    Um grande abraço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Verdadeiramente uma instrução para a vida toda.
    Já experimentei a sabedoria e falta dela. É impossível não haver frutos, mas quão amargos são os frutos da tolice.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s