COMO CHEGAMOS PERTO DE DEUS ?

 

caminhos

Ef 2:13 – Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

O trecho bíblico de Efésios 2:11-22 trata da inclusão dos gentios no plano redentor de Deus. Àqueles que eram estrangeiros, tornaram-se um só corpo, um só edifício, concidadãos dos céus e família de Deus em Cristo Jesus. Como está aproximação aconteceu? Como chegamos perto de Deus? É o que vou responder.

Não chegamos perto de Deus por causa da nossa bondade. A Bíblia diz que Deus nos amou quando ainda éramos pecadores (Rm 5:8). Portanto não foi a nossa bondade que conquistou a aproximação a Deus. Somos muitas vezes ambíguos. Fazemos atos bondosos com as motivações erradas. Não podemos ser chamados realmente de bons por causa da natureza caída e pecaminosa. Balançamos sempre entre o ser bonzinho ou ser demasiadamente justo. A nossa bondade não é capaz de atingir o padrão de Deus.

Não chegamos perto de Deus por causa da nossa sinceridade. O fato de alguém ser sincero não o faz meritório diante de Deus. Muitos são sinceros e estão em caminhos errados. A sinceridade não redime. Deus deseja a verdade e sinceridade, mas não pensemos que isto é mérito diante de Deus, pois a nossa justiça é trapo de imundícia.

Não chegamos perto de Deus por causa das nossas obras. Nada que façamos a outra pessoa pode comprar um lugar perto de Deus. A salvação não vem de nós, isto é dom de Deus (Ef 2:8).

Não chegamos perto de Deus porque somos religiosos. Não existe prática religiosa, ritual, que nos credencie ao céu. Os sacramentos não conferem graça ou mérito diante de Deus. Freqüências ao culto e nas orações não fabricam o novo nascimento. É preciso arrependimento dos pecados e nascer do Espírito. Uma doutrina muito esquecida no nosso meio é a doutrina da depravação. O homem tem um abismo intransponível para chegar a Deus só Jesus é a ponte.

Chegamos perto de Deus porque Deus tomou a iniciativa de nos aproximar dEle. Só amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro. A iniciativa é Deus, e o aceitar ou não é do homem. 2 Co 5:19 – (…) Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Chegamos perto de Deus por causa da mediação de Jesus e seu sacrifício. O versículo escolhido como base neste pequeno estudo mostra que foi pelo sangue de Jesus, pois Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). É pelo sangue de Jesus que temos acesso a Deus. 1 Tm 2:5 – Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

E finalmente, chegamos perto de Deus por recebermos a salvação pela fé. A fé são as mãos com que recebemos a dádiva divina da Salvação.

Hb 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Só se aproxima de Deus aquele que crê na obra redentora de Cristo.

O conhecimento de que não nos chegamos a Deus pelos nossos próprios méritos deve nos fazer ser humildes e agradecidos, nunca presunçosos. Louvemos ao Senhor porque Deus nos aproximou dEle pelo sacrifício vicário de Cristo! Aleluia!

(O artigo é do Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

4 Respostas para “COMO CHEGAMOS PERTO DE DEUS ?

  1. Acredito ser doutrina da salvação no 5º paragrafo.
    Como sempre, edificante.

  2. Na Teologia Sistemática a doutrina da depravação está incluída na doutrina do homem. A doutrina da depravação mostra a incapacidade do homem em sua natureza agradar a Deus, ou satisfazer a justiça divina. Não há bem nenhum no homem que possa criar o seu acesso a Deus. Somente a mediação de Cristo e o seu sacrifício é que abriu e pode abrir o caminho para Deus. Foi esta doutrina que me referi como esquecida e pouco pregada nos nossos púlpitos. A afirmação da depravação humana exalta a Glória de Deus, o mérito de Deus em ter aberto o caminho por meio da justiça que ocorre em Cristo.

  3. eu gostei muito desse comentario q Deus lhe abencoe! Amem

  4. Rosana Valado da Rosa

    Acredito que o ex. de Daví seja a melhor resposta. Homem segundo o coração de Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s