DESIGNAÇÕES DE JESUS.

nomejesus

O primeiro versículo do Evangelho de Mateus apresenta quatro nomes, ou títulos de Jesus: Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão.

O nome dado a Ele no nascimento foi “Jesus”. É a forma grega do nome hebraico “Yeshua” que quer dizer “o Senhor Salva”. Mateus explica que Ele recebeu esse nome porque “Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (1:21). Portanto, mostra que Jesus veio libertar da escravidão do pecado. Os sacrifícios de animais não eram suficientes para resolver a questão do pecado, somente Deus tornando a forma de homem poderia resolver, ou seja Jesus.

“Cristo” é uma designação concedida a Jesus. É a forma grega da palavra hebraica “Messias” e quer dizer “Ungido”, uma pessoa especialmente designada por Deus para realizar sua vontade. Jesus é o Messias prometido das profecias messiânicas do Antigo Testamento

A terceira designação, “Filho de Davi”, atribuída a Jesus no primeiro versículo foca sua linhagem real como descendente de Davi com direito a reivindicar o trono de Israel. Deus havia prometido a Davi que o trono dele não ficaria vazio – Jesus é o cumprimento desta promessa. Porém na sua primeira vinda, Jesus não veio estabeleceu um reino político e terreno, mas um reino espiritual que está presente nos corações convertidos a Ele. Na sua primeira vinda veio sem aparência e formosura, mas na sua segunda vinda virá será cheia de Glória.

A quarta designação, “Filho de Abraão”, é um lembrete de que Jesus é judeu, descendente de Abraão, o pai da nação israelita. A promessa que Deus fez para Abraão de que nele seriam benditas todas as famílias da terra (Gn 12:3) se cumprem na vida e ministério de Jesus.

Quando faço essas afirmações bíblicas vejo como Deus é O Senhor da História. Vejo como o Antigo testamento é completado e cheio pelo Novo Testamento. Vejo que o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo e na plenitude dos tempos Deus cumpriu a promessa enviando a Jesus, o Cristo. Quando vezes não ficamos sobressaltadas pelas intempéries da vida? Pensamos que as circunstâncias não foram permitidas por Deus e que Deus se esqueceu de nós ou nos abandonou. Porém, o Supremo tapeceiro, Deus, tem tecido seus propósitos eternos em nossas vidas. Jesus é o Amém de Deus em todas as promessas feitas e nele não houve o “não”, mas o “sim” de Deus (2 Co 1:20).

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

4 Respostas para “DESIGNAÇÕES DE JESUS.

  1. pedro henrique

    A Paz do senhor pastor,concordo com o senhor. Deus é maravilhoso. Creio de todo o meu coraçao que Jesus cristo cura,liberta,salva e leva para os braços do Pai .Fica com Deus pastor, Deus te abençoe vc toda sua Familia.

  2. *Jesus (Yeshua), “o Senhor salva”; o grande, único e eterno salvador.
    *Cristo (ungido); encarregado pelo Pai de redimir a humanidade de seus pecados;
    *Filho de Davi (Da linhagem de Davi; herdeiro do trono de Davi), aquele que reinaria para sempre;
    *Filho de Abraão (descendente de Abraão); aquele por meio de quem Deus cumpriria a promessa feita à Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
    Parabéns pastor!
    Um pequeno e profundo estudo; de fácil memorização, e com certeza, para se guardar no coração.
    Um abraço!!

  3. a paz , adorei esse estudo ,que Deus te abencoe, amem

  4. forma lat. da gr. I·e·soús, que corresponde à hebr. Ye·shú·aʽ ou Yehoh·shú·aʽ, e significa “Jeová É Salvação”.

    O nome Jesus (gr.: I·e·soús) corresponde ao nome hebraico Jesua (ou, na forma mais plena, Jeosué), que significa “Jeová É Salvação”. Este nome,em si, não era incomum, muitos homens tendo sido assim chamados naquele período. Por este motivo, as pessoas muitas vezes acrescentavam uma identificação adicional, dizendo: “Jesus, o nazareno.” (Mr 10:47; At 2:22) Cristo deriva do termo grego Khri·stós, o equivalente do hebraico Ma·shí·ahh (Messias), e significa “Ungido”. Ao passo que a expressão “ungido” foi corretamente aplicada a outros antes de Jesus, tais como Moisés, Arão e Davi (He 11:24-26; Le 4:3; 8:12; 2Sa 22:51), a posição, o cargo ou o serviço para o qual tais pessoas foram ungidas apenas prefiguravam a posição, o cargo e o serviço superiores de Jesus Cristo. Por conseguinte, Jesus é, de modo destacado e ímpar, “o Cristo, o Filho do Deus vivente”. dicionário wine e perspcaz grego e hebraico. pg 534

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s