A VITÓRIA DE DEUS SOBRE O ANTINATAL.

media_nascimento-de-jesus-99935

As informações que temos acerca do nascimento de Jesus mostram que o natal sofre o antagonismo do anti-natal. Enquanto celebramos o nascimento e a vida, a morte e a perseguição se fazem presentes.

Ao lermos os jornais percebemos estes dois espíritos presentes. São notícias sobre a alegria do natal, mas também sobre morte, violência e oposição. Quem vence a batalha? Vida ou morte? Natal ou anti-natal? Jesus ou Herodes?

Esse espírito do anti-natal foi personificado por Herodes, o Grande. Ele como monarca desfrutou de uma impunidade quase absoluta. Um dos seus primeiros atos no governo foi assassinar quarenta e cinco membros do Sinédrio. Também matou seu sogro e cunhado. Forjou um julgamento para matar sua esposa Mariana, e depois matou três de seus filhos. César Augusto disse que era melhor ser porco de Herodes do que seu filho (porque ele não comia carne de porco). Herodes, um pouco  antes de  morrer, mandou matar as pessoas mais representativas do seu reino para que houvesse choro no dia de sua morte. Morreu aos setenta anos e houve alegria por parte do povo no dia da sua morte. Jesus nasceu no fim da vida de Herodes, quando esse julgava seus  rivais eliminados, e quando suas perturbações domésticas chegaram ao auge. Foi Herodes que ordenou a matança dos inocentes para tentar eliminar Jesus. Mas quem venceu: o Natal ou anti-natal? Foi Deus que venceu o anti-natal.

Vejamos como foi a vitória:

Deus tinha ciência dos planos de Herodes tanto que enviou um anjo a José para  avisá-lo em sonhos (Mt 2.13). Os planos herodianos não pegaram Deus de supresa.

Os percalços no início da vida de Jesus estavam nos planos de Deus (Mt 2.15, 17 e 23) Mateus escreveu que as coisas aconteceram “para que se cumprisse o que foi dito”. Num olhar superficial poderíamos pensar que Jesus estava sendo vítima das circunstâncias, mas tudo era conhecido por Deus e estava nos planos dEle.

Deus cumpre suas promessas (Mt 2.15, 17 e 23). Os percalços e a vitória de Jesus sobre Herodes já estava profetizado. “Nenhuma das Palavras proferidas por  Deus cairam por Terra”. Tudo se cumpriu e sempre se cumpre.

Os poderes humanos têm o seu fim (Mt 2.20). Herodes morreu e Jesus sobreviveu. “O júbilo dos ímpios é breve…” e efêmero .

Deus sempre triunfa até em momentos que parecem tragédia. O zigue-zague que José, Maria e Jesus fizeram entre a Judéia, Egito, novamente Judéia e Nazaré estavam no plano de Deus. Deus triunfou. Eles triunfaram e arrogância herodiana sucumbiu.

Meu irmão celebre o nascimento de Jesus tendo a consciência da oposição, porém, sem temê-la. Porque em Deus você triunfará sobre esse espírito herodiano, de morte, antinatalício que tão perto nos rodeia. A nossa vida está nas mãos de Deus. Todas as coisas Ele fará cooperar para o bem. Confie que a Vida Eterna, que você tem em Jesus, triunfará sobre a Morte e os percalços da caminhada. Neste natal não fique assobrado com as ações do “Herodes”, mas fique grato porque O Emanuel nasceu de uma virgem e completou a obra de Deus para que veio. Tudo foi consumado e Herodes foi derrotado.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

5 Respostas para “A VITÓRIA DE DEUS SOBRE O ANTINATAL.

  1. Pastor,Louvo a Deus pelo seu Ministério, através desta mensagem conseguir tirar uma dúvida,obrigado. Abraços.

  2. Ana Maria Piccinini

    Pastor Eber, que prazer encontrá-lo aqui. Gostei muito do seu artigo. Que o Senhor continue a abençoá-lo a cada dia. Abraços. Ana Maria

  3. Jonas Anastácio Rêgo

    SAUDAÇÕES DE PAZ
    Amado Pr. Eber, seja bendito o nome do Senhor nosso Deus em vossa vida, fiquei maravilhado com tamanha lucidez acerca desta reflexão: “A vitória de Deus sobre o Anti-Natal.” Graça e Paz.
    Ass. Pr. Jonas Anastácio Rêgo.

  4. Meu amigo, mais uma vez você conseguiu uma explanação equilibrada e com muito conteúdo. Parabéns!
    Pr. Adejovane

  5. Que lindo! Obrigada, traz muito alento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s