FELIZ ANO NOVO SEGUNDO CAIM OU SETE?

imagens-da-abel-e-caim

Os primeiros capítulos de Gênesis relatam a queda da humanidade do estado de perfeição. Criado perfeito, depois do pecado, tornou-se imperfeito e incompleto. Um abismo chamou outro abismo. Depois do pecado de Adão houve o assassinato de Abel por parte de Caim. Parecia que a humanidade incipiente estava destinada ao fracasso, sem perspectiva. Deus teria perdido o controle da história? A violência venceria? O pecado venceria? Quando lemos em Gênesis 4 observamos que Caiu fundou a primeira cidade, e com a descendência dele veio o surgimento da pecuária, da expressão artística musical e de uma rudimentar indústria. Havia progresso em sua descendência, porém um enorme afastamento de Deus. A geração dele maculou os laços familiares com o surgimento da poligamia. Praticava a justiça com as próprias mãos e ainda celebrava os atos de vingança. O progresso deveria ser a qualquer custo? Existia prosperidade real sem a benção de Deus? Será que a humanidade teria como referência a Caim já que Abel estava morto? O mal triunfaria? A reposta é não!

Deus estava e está no controle da história. A humanidade não teria como referência Caim e nem a violência. Deus deu outro filho a Adão – Sete, e diz o texto que nessa época se começou a invocar o nome do Senhor, ou seja, o nome do Senhor foi proclamado. A geração de Caim se caracterizava pela auto-suficiência e a de Sete pela dependência de Deus. Um dos descendentes de Sete foi Enoque, que andou com Deus e por isso Deus o tomou para si. Noé também veio da descendência dele e foi escolhido por Deus para perpetuar a história da humanidade. Os descendentes de Caim morreram no Dilúvio. A descendência de Sete foi preservada. Todos nós somos descendentes de Sete.

Talvez você pergunte o que isto tem haver com o início do novo ano? O que tem haver com os votos de feliz ano novo? Você deseja progresso à custa do afastamento de Deus? Você quer felicidade sem Deus? Você quer o prazer a qualquer custo? Espiritualmente falando você é influenciado pelo legado de Caim ou de Sete? Você depende de Deus ou é independente? Você é prepotente ou confia no poder de Deus para viver?

Não faça nenhum projeto de vida baseado na arrogância, na violência, na injustiça. Seu projeto de vida deve proclamar o nome do Senhor. Deus deve ser exaltado! Seu projeto de vida deve ser andar com Deus (Enoque)! Ter comunhão com Ele! Seu projeto de vida deve ser o de proclamar a Palavra de Deus! Ser pregoeiro da Justiça (Noé)! Pense nisto! Feliz ano novo! Tenha um ano de dependência de Deus (Sete) e não de arrogância e auto-suficiência (Caim).

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

3 Respostas para “FELIZ ANO NOVO SEGUNDO CAIM OU SETE?

  1. Excelente!
    Acho que pouquíssimos prestam atenção, ou sequer sabem disso!
    Um Feliz Natal e um ano novo de bênçãos pra vc., família e todos Peniel!
    Ab.,
    Elton.

  2. Marlilia Zainotte Moyzes

    Pr. Eber
    Um Feliz Ano Novo segundo Sete com toda certeza.
    abs
    Marlilia

  3. Bom Pastor

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s