A EXCELÊNCIA DA PALAVRA.

lendo_biblia

O Salmo de número 119 é o maior capítulo da Bíblia com 176 versículos. A sua constante ênfase é a Palavra escrita de Deus. Observo que o tema é a Excelência da Palavra. O autor anônimo fala do seu amor pela palavra e testemunha o seu alto valor. Devemos levar em consideração que o autor tinha à sua disposição apenas uma porção da Bíblia, assim mesmo tinha em alta consideração. Se as Escrituras constituíam tal benção para ele, quanto mais para nós, que a temos completa.

O salmista escreveu 22 estrofes de oito versículos cada uma, Tais estrofes são encabeçadas por uma das 22 letras do alfabeto hebraico. Em hebraico, o salmo é um notável acróstico; a primeira letra de cada versículo constitui a letra correspondente à sua estrofe. Assim, os oitos primeiros versículos começam com a letra Àlefe, os outros versículos seguidos, com Bete, os oito que vem depois com Guímel, e assim por diante. Cada estrofe concentra-se num tema dominante. Procurarei destacar alguns versículos à razão porque a Palavra de Deus é Excelente. Fiz uma seleção de treze razões porque a Palavra de deus é Excelente.

A Palavra de Deus é excelente …

1- Porque são felizes os que lhe obedecem.

v-1 BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.

2- Porque purifica a conduta do seu seguidor.

v. 9-Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.

3- Porque preserva do pecado.

v. 11-Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

4- Por que traz satisfação.

v. 35-Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.

5- Porque traz a verdadeira liberdade.

v. 45-E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.

6- Porque me trazem consolo.

v. 52-Lembrei-me dos teus juízos antiqüíssimos, ó SENHOR, e assim me consolei.

7- Porque são palavras que podemos confiar.

v. 86-Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.

8- Porque preserva a vida de muitos males.

v.93-nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.

9- Porque me traz discernimento.

VS. 99 e 100 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. tendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.

10-Porque me traz orientação.

v.105- Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

11-Porque suas palavras são maravilhosas.

v. 129- Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda.

12-Porque são palavras justas.

v.137 e 138-Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos. Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis.

13-Porque nos traz muita paz.

v. 165-Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.

Você lê a Bíblia diariamente? Você medita em suas palavras? Você tem prazer na lei do Senhor? Qual é o norte de sua vida? Você segue e pratica suas palavras? Apegue-se a Palavra de Deus e viva segundo seus princípios de tal forma que encontrarás um prazer e felicidade na vida.

2 Respostas para “A EXCELÊNCIA DA PALAVRA.

  1. Marlilia Zainotte Moyzes

    como sempre… mensagens gratificantes que nos edificam sempre
    .

  2. estou caminhando para isso, as vezes não consigo, mas estou me dedicando para realmente me deleitar nas palavras do Senhor

Deixe um comentário

