O QUE O PROFETA PRECISA?

ezequiel

Leia:  Ez  2:1-3:10.

Amo falar e escrever sobre os chamados na Bíblia. Temos muitos na Bíblia como o de Moisés, Gideão, Jeremias, Paulo e muito mais. Quero me debruçar neste pequeno artigo sobre o chamado de Ezequiel. Nesse chamado vejo algumas características que o profeta precisa ter. Vejamos algumas características em forma de esboço:

I) O PROFETA PRECISA DE REVESTIMENTO DE PODER.

2: 2 Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.

O profeta estava prostrado por causa da visão anterior que tinha tido. Deus mandou que ele ficasse de pé e o capacitou a fazê-lo pelo Espírito Santo. O profeta precisa de revestimento do poder de Deus para fazer a obra de Deus de forma adequada e valente.

II) O PROFETA NÃO PODE SER VENCIDO PELO MEDO.

2: 6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.

O profeta não pode se acovardar. Precisa ter força e coragem. As palavras a Ezequiel lembram as palavras de Paulo a Timóteo que disse para ele desenvolver o dom que havia nele sem receios.

III) O PROFETA PRECISA SER FIEL PORTA-VOZ DA PALAVRA DE DEUS INDEPENDEMENTE DA REAÇÃO DOS OUVINTES.

2:7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.

O profeta é responsável pela transmissão da palavra de Deus e deve fazê-lo fielmente sem falsificações. Não pode buscar aprovação dos ouvintes e sim de Deus. Deve preocupar-se em transmitir a palavra fielmente.

IV) O PROFETA PRECISA SER DIFERENTE DOS OUVINTES.

2. 8 Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.

Ezequiel não podia ser rebelde como o povo era. O profeta precisa ser sal da terra e luz do mundo, ou seja, fazer a diferença e ser diferente. O profeta deve ser um referencial para o povo.

V) O PROFETA ANTES DE FALAR PRECISA SE ALIMENTAR DA PALAVRA DE DEUS.

3. 1 DEPOIS me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.

O profeta para falar a Palavra de Deus precisa receber primeiro. Aqui Ezequiel se alimentou primeiro do rolo, que representa a Palavra de Deus, para poder proclamar a Palavra. O profeta precisa meditar e se alimentar da palavra para si primeiro para depois proclamá-la.

VI) O PROFETA PRECISA ENCHER SEU INTERIOR E VIDA DA PALAVRA DE DEUS.

3.3 E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.

A Palavra precisa envolver todo o interior do profeta de tal forma que ele viva a Palavra que prega. Mesmo que a Palavra que ele pregue seja dura o viver e o pregar para o profeta será doce.

VII) O PROFETA PRECISA SER RESISTENTE COMO UMA PEDRA DIANTE DA OPOSIÇÃO.

3.8 E 9 – Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte. Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde.

O profeta de Deus precisa ser firme. Sempre haverá oposição, mas ele tem que resistir. Não deve ser grosseiro ou indelicado, mas firme quanto às posições essenciais do Evangelho.

O profeta no Novo testamento é aquele que profere a Palavra de Deus ou um discurso inspirado por Deus. Muitas vezes será necessário proclamar a Palavra, quando assim for, lembre-se do exemplo de Ezequiel. Deus te abençoe!

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

11 Respostas para “O QUE O PROFETA PRECISA?

  1. Pr Sergio Thadeu

    Fantástico Pr Eber! Fortíssimo! Uma benção! Continue assim. Deus te abençoe. Pr Thadeu

  2. Amem!!…
    Que o nosso Deus possa erguer profetas dispostos a entregar ao povo o que realmente precisam ouvir, e não o que querem ouvir. Para que realmente sejam abençoados. Ótima mensagem pastor. Um abraço!

  3. flavio kleber dos santos

    Amém pastor,essa palavra além de me abençoar me inspirou a concluir uma mesagem que Deus colocou no meu coração. Deus nos abeçoe por esta palavra.

  4. Pr Eber,essa palavra me tocou muito,hoje eu entendo melhor o que Deus quer de uma pessoa que realmente tem esse chamado de Profeta,eu continuo louvando a Deus pela sua vida e ministério Deus o abençõe e continue lhe dando sabedoria !!!

  5. Marlilia Zainotte Moyzes

    pr. eber… a cada dia aprendo mas um pouco graças ao seu vasto conhecimento
    Obrigada pelo ensinamento e que Deus o abençoe cada vez mas para que eu e muitos continuemos aprendendo
    abraços

  6. Rafael Araújo

    Ótimo estudo meu querido amigo.
    “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” 1 Coríntios 11:19

  7. Ótimo estudo meu querido amigo. O pastor citou as características do chamado de um profeta e eu cito duas que são opostas e incompatíveis: a omissão e a covardia.
    “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.” 1 Coríntios 11:19
    “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”. Apocalipse 21:8

  8. A segunda citação sobre o covarde em apocalipse não se refere àquele que tem lapsos de covardia. Mas são aqueles que se acorvadam e nunca tomam uma posição de aceitação de Cristo como Salvador. Pedro foi covarde, mas depois foi corajoso. Moisés ficou acorvadado na hora do chamado por Deus que até Deus se irritou com ele e permitiu que Arão o acompanhasse. Jeremias se achou um menino inexperiente quando foi chamado por Deus. Elias teve receio de Jezabel e pediu a morte. Os profetas foram gente como a gente.Não forma super-homens. Ninguém foi. A Bíblia faz questão de mostrar isto. Nós julgamos os outros por momentos. Pedro, Davi, Abraão, Jacó, Elias, Moisés e tantos outros não seriam nossos escolhidos como homens de Deus, mas Deus olha de forma diferente de nós. Não estou fazendo apologia da timidez ou da fraqueza, mas dizendo que Deus escolhe as coisas loucas e fracas deste mundo para confundir os fortes e sábios deste mundo, porque a Glória será sempre dEle!!!! Um abraço meu amigo….

    • Rafael Araújo

      Sinceramente não entendi. Em nenhum momento exaltei os profetas mencionados e não discordo de nada do que o pastor disse a respeito deles. Estava apenas querendo colaborar, não que precise o ótimo estudo em questão, mas penso que a covardia não é de Deus. Ninguem pode dizer que esses homens foram covardes. O fato concreto que temos é que todos esses que o pastor citou venceram seus medos, graças e glória a Deus, mas venceram seus medos e cumpriram com suas missões, alguns pagando alto preço. Costumo dizer que o problema não é sentir medo, e sim deixar o medo dominar sua vida, aponto de lhe fazer parar. Não são sentimentos que define uma pessoa e sim suas escolhas e atitudes. Mesmo fazendo a interpretação de apocalipse que o pastor fez, dá no mesmo, pois todos somos chamados a testemunhar publicamente nossa fé em Cristo, mesmo que isso não se dê explícida e publicamente. Qual o objetivo do batismo no Espírito Santo!? Definitivamente a covardia não é uma característica dos profetas. ‘Pois Deus não nos deu espírito de covardia,mas de poder,de amor e de equilíbrio.’ 2Tm. 1:7

  9. Meu grande amigo, também concordo com você. Só esclareci a questão de apocalipse. Pois lá não se refere aqueles que tem “lapsos” de mêdo e covardia, os que ficam neste estado e não optam por Jesus não serão salvos. Os profetas citados venceram o mêdo como você bem disse. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s