ESTEVÃO – HOMEM CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.

estevao

At 6:8- E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

O nome Estevão significa coroa. De fato, Estevão receberá uma coroa no dia da volta do Senhor, pois ele faz parte daquela promessa: sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Ele foi fiel até a morte. Quando pensamos em um homem cheio do Espírito pensamos numa pessoa que possui dons espirituais portentosos, como: profecia, fé, operação de milagres etc. Entretanto, ao observarmos a vida de Estevão veremos outras características. Nem sempre termos dons espirituais são sinais de uma vida cheia do Espírito. A vida cheia do Espírito é uma vida dominada pelo Espírito, e Estevão era dominado. Citarei algumas características de um homem cheio do Espírito.

I – CHEIO DE FÉ (At 6:8). Era um homem que agradava a Deus, pois vivia pela fé. A fé dele não era fé na fé. Também não lidava com a fé como um ente dissociado e separado de Deus. A fé dele era em Jesus. Tinha como alvo a Cristo. A pessoa cheia do Espírito tem que ser cheia de fé.

II – CHEIO DE SABEDORIA (At 6: 3,10). A sabedoria que Estevão possuía não era mero conhecimento. Era algo que era vivenciada na prática. Ele conseguia refutar os contradizentes. Tinha a resposta para os dilemas apresentados. Ser cheio do Espírito é ter a sabedoria que vem do alto.

III –SEMBLANTE TRANQUILO (At 6:15). Diante da acusação injusta o seu semblante assemelhava-se a de um anjo. A sua face mostrava o estado do Espírito dele: paz e serenidade. A pessoa cheia do Espírito refletirá no seu semblante a tranqüilidade que Deus dá.

IV – CHEIO DA PALAVRA DE DEUS. Algo que percebemos na defesa que Estevão faz de si mesmo é o conhecimento da Palavra de Deus. Ele faz um passeio dos patriarcas até os profetas. Sintetiza todo o Antigo Testamento. Ele tinha poder, mas tinha o conhecimento da Palavra. Não podemos divorciar a Bíblia do Poder de Deus. Ambos precisam andar juntos. Parece que muitas vezes aquele que tem o poder não tem a Palavra, e aquele que tem a Palavra não tem o poder. Não deve ser assim.

V – CHEIO DA VISÃO CELESTIAL (At 7:55 e 56). Bem próximo do seu apedrejamento Estevão vê os céus abertos e Jesus de pé. O homem cheio do Espírito tem na sua visão Jesus como foco. Ele vê as coisas numa perspectiva celestial. Os céus para ele estão desnudos. A situação em volta era crítica. Muito ódio. Raiva. Rancor. Injustiça. Ranger de dentes. Entretanto, Estevão viu o céu. Uma pessoa cheia do Espírito terá uma perspectiva adequada das situações da vida.

VI – CHEIO DE AMOR (At 7:60) – Estevão enquanto estava sendo apedrejado intercedeu pelos seus agressores. Pediu a misericórdia. Clamou para que O Senhor não considerasse tal pecado. Era cheio do Espírito, portanto cheio de amor. Assemelhou-se a Jesus quando pediu o perdão daqueles que o crucificaram. Muitos que pensam ser cheio do Espírito são cheios de si. Egoístas. Estevão sofrendo dores agudas intercedeu por outros. Ele era de fato um seguidor de Jesus cheio do Espírito.

VII – SABIA PADECER POR AMOR A CRISTO (At 7:57) – O sofrimento e perseguição sofrida por Estevão não o levou a amargura e ódio. Ele soube passar pelo sofrimento sem ser vencido pelo mesmo. A postura dele deixou marcas profundas no coração de Saulo que depois se tornaria o Apóstolo Paulo. Saulo que consentiu na morte dele depois da conversão certamente teve Estevão como exemplo. Anos mais tarde Paulo seria martirizado por amor a Cristo.

Lucas descreve a morte de Estevão com a palavra adormeceu. Mesmo diante da crueldade e dor lancinante da morte de Estevão, Lucas percebeu que para Estevão foi um adormecimento. Estevão sentiu muitas dores. Foi uma morte lenta. Entretanto, a visão que ele teve de Jesus em pé e dos céus abertos minoraram o seu sofrimento. Como a Bíblia falou acerca de Abel que o sangue dele falava até hoje. Certamente o sangue de Estevão também fala como o primeiro mártir cristão.

Anúncios

5 Respostas para “ESTEVÃO – HOMEM CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.

  1. A palavra de Deus sempre nos ensina,nos da bons testemunhos de servos de Deus como foi Estêvão e agradeço a Deus por usa-lo como Pastor e mestre da palavra de Deus,oremos para que sejamos cheio do Espírito Santo.

  2. Que benção! Deus abençoe mais e mais seu ministério Pastor Eber. Abraços do todos do Projeto AMIGOS de Olinda.

  3. Pr Sérgio Thadeu

    Amém Pr Eber. Palavra abençoadíssima. Que o Senhor continue te usando. Paz. Pr Thadeu

  4. Marlilia Zainotte Moyzes

    Pr. Eber… cada dia mas estudo mas um pouco da palavra com o senhor.
    Obrigada por compartilhar sua sabedoria com os demais irmãos

  5. msn abencoada sobre a vida deste homem…. “hoje estamos precisando ver mais homens como estevao infelizmente temos mais pessoas para atirar as pedras do que morrer por jesus”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s