BOA OU MÁ INFLUÊNCIA?

fermento

Há uma frase muito conhecida que afirma “você se torna eternamente responsável pela pessoa que cativas”. Por que se torna responsável? Porque a pessoa que é cativada por você é também influenciada por você. Nós somos responsáveis pela influência que exercermos sobre os outros. Não somos responsáveis pelas atitudes dos outros, mas temos que ser boa influência, pois podemos cooperar para o bem ou mal de alguém.

Uma figura bíblica para o poder da influência é o fermento. Na Bíblia o fermento é usado como uma figura para a boa influência e também como uma má influência.

Vejamos como um exemplo de má influência:

1 Coríntios 5 –

6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?

7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

Aqui o fermento é uma figura de impureza. Devemos ser uma massa nova sem fermento. Na Páscoa tinha que se jogar fora todo o fermento velho. Influenciamos negativamente as pessoas através dos escândalos (Lc 17:1 e 2), ou por atitudes perniciosas como Himineu e Fileto (II Tm 2:17 e 18).

Já como uma figura positiva o Reino de Deus é comparado ao fermento. Veja:

Mateus 13

33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

Jesus foi como um fermento que influenciou toda a história da humanidade. Abel e seu sacrifício deixaram marcas profundas (Hb 11:4). Tabita com seu trabalho social abençoou toda uma cidade (At 9:36-39). Temos que influenciar positivamente a nossa família, igreja, trabalho e sociedade.

Fica a pergunta: você é uma boa ou má influência?

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Uma resposta para “BOA OU MÁ INFLUÊNCIA?

  1. Muito bom post pastor. O espelho, o exemplo, a influência são inerentes ao ser humano. Todos da história tiveram e tem um influenciado e um influenciador. Sempre tivemos e sempre vamos ter referências, pessoas para admirar e até imitar, mesmo que inconscientemente. Desde os mais velhos até os mais novos, crianças e bebês, desde o mais alto escalão ao mais baixo, em todas as esferas e classes, somos constantemente analisados, postos a influenciar e a sermos exemplos. De fato é uma grande responsabilidade que muitos negligenciam, o que nos leva a uma outra pergunta: quem tem influenciado você?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s