SOBRE A DISCIPLINA DOS FILHOS

disciplina

Os abusos e violências que alguns pais cometem são de estarrecer. É bom que se ressalte que a mídia, muitas vezes, julga negativamente os pais, sem maiores apurações. Querendo insinuar que qualquer disciplina corretiva, que seja aplicada fisicamente, é reprovável.

A disciplina física é recomendada na Bíblia, mas sem dúvida deve ser feita com moderação e amor. O que deve levar a prática da disciplina é a transgressão, e não a raiva pelo ato. Espancamento nunca. Mas uma leve palmada no lugar apropriado não é inadequada.

A própria Bíblia afirma que Deus disciplina seus filhos, e isto mostra que Ele de fato os trata como filhos, mas não como bastardos. Jesus no sermão do monte fala que o pai terreno, mesmo que não falhe, e cumpra seu dever, dê boas dádivas aos seus filhos, ainda assim, seria considerado mau, comparado ao Pai Celestial. Portanto, se o Pai Perfeito disciplina, podemos também disciplinar.

Agora é bom, que se escreva a disciplina não envolve somente a punição, que poderíamos chamar de corretiva. Mas há a disciplina preventiva, que seria o ensino e a educação em si. A palavra disciplina está ligada a palavra discípulo. O filho também deve ser um discípulo do Pai, que recebe a instrução, exemplo, e a doutrina para ter uma vida bem sucedida. Pais que disciplinam seus filhos fisicamente, mas antes, não ensinam o caminho correto e nem dão o exemplo disso, estão em incoerência. A disciplina preventiva deve vir antes da corretiva. Se o filho não foi antes instruído como discipliná-lo de uma forma mais eficiente? Também não pensemos que toda disciplina corretiva deva passar pelo castigo físico, não há outras formas, como, por exemplo, o famoso “pito”, o “chamar atenção”, por exemplo. A privação de algo que se goste etc.

A criança quando é disciplinada com moderação e amor, tem a tristeza inicial pela disciplina, mas depois se sente segura, porque percebe a solidez do amor do pai que coloca limites. Filho sem limites é uma vergonha para os pais e certamente será um adulto complicado e emaranhado na insegurança por ter sido criado sem freio.

Paulo traz uma recomendação importante aos pais, que é de não provocar a ira dos seus filhos. Não se deve amargurar o filho e nem incutir o ódio neles. Por isto a disciplina precisa ser justa e nunca aplicada com raiva. Havendo mais de um filho ambos tem que ser criado de igual forma. A preferência de um em relação ao outro, incute a rivalidade nos irmãos, que pode levar a uma rixa mais séria.

A disciplina é tão importante porque ensina aos filhos os limites. No caso de pais cristãos, os limites estão na Bíblia, que é o nosso GPS. Os limites são para o bem e não para o mal. Ser verdadeiramente livre não é ceder aos desejos carnais pecaminosos, mas ser livre é viver sendo dirigido pelo Espírito Santo, pois na Bíblia está escrito: onde o Espírito está há verdadeira liberdade.

Encerro meu pensamento citando o livro de sabedoria chamado Provérbios (3:1-4):

1 FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.

2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.

3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.

4 E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog)

Anúncios

6 Respostas para “SOBRE A DISCIPLINA DOS FILHOS

  1. A minha filha mais velha quando ainda era pré-adolescente começou a desobedecer propositadamente sua mãe. Então certa vez sua mãe disse: vou contar ao seu pai para ele te dar uma surra. Então a filha retrucou: papai só fala e não bate. Quando não adiantam mais diálogo devemos usar a disciplina física com moderação. Senão quando formos velhos se inverte o processo: os nossos filhos mal educados irão nos bater sem pena. Mas tudo que está acontecendo com as leis e o mundo é cumprimento de profecia.

  2. Saudações de paz. Amado pastor, bem atual a vossa reflexão. Cristo lhe abençoe.

  3. Os valores espirituais estão desaparecendo. O mundo jaz no maligno e o objetivo maior do inimigo é distorcer o que nos ensina a palavra de Deus. Consequentemente, muitos sábios e estudiosos; dentro de sua cultura, sabedoria e conhecimento, distorcem a palavra de Deus. Ensinando de forma criativa e educativa, contradições aos ensinamentos Divino.
    “Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. (Tiago 3:13-15).
    Excelente reflexão pastor. No momento muito apropriada ao povo de Deus.
    Disciplina é fundamental… Acompanhada de moderação e muito amor!
    Parabéns pastor. Um abraço

  4. Maria Tereza da Sílva Gomes

    Deus continue lhe dando essa sabedoria, sou do tempo que uma palmada quando necessário ajuda muito, nós temos que disciplinar nossos filhos, netos quando necessário, amei essa reflexão. Um abraço.
    .

  5. Pensamento do coração de Deus. Coisas boas é para viver e divulgar . Vamos viver e divulgar este pensamento maravilhoso para termos uma Igreja, ou seja, uma sociedade melhor… Um grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s