O QUE É RESILIÊNCIA?

resiliencia

TEXTO: Romanos 12: 12: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

Resiliência é uma palavra que vem do latim resilio, que significa “voltar ao normal”. O conceito foi criado em 1807, pelo cientista inglês Thomas Young, que fazia estudos sobre a elasticidade dos materiais. O termo resiliência surgiu da Física e refere-se à capacidade que certos materiais têm de acumular energia quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retornar ao seu estado natural sem sofrer deformações permanentes.

Exemplo: O que acontece com uma vara no salto em altura: quando o atleta toma impulso para saltar, a vara se curva, acumula energia, projeta o atleta sobre o obstáculo e depois retorna ao seu estado normal.

– Neste sentido, para os especialistas em comportamento humano, este termo se aplica ou se molda às pessoas que possuem um alto grau de capacidade para retornar ou dar a volta por cima às situações anteriores (ou originais), quando são vítimas de grandes investidas ou adversidades. Ser resiliente é ter a capacidade de recomeçar ou começar tudo de novo, depois de sofrer algum dano na vida, seja ele material, físico, ou espiritual. É também a força para recomeçar do Zero e fazer do limão da vida uma bela limonada.

ILUSTRAÇÃO: existem vários exemplos de pessoas resilientes na história, poderíamos citar Mandela, o iatista Lars Grael e tantos outros que deram a volta por cima. Dom Helder Câmara afirmava que “há pessoas como a cana. Mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura”. Resiliência é uma graça de que todos nós precisamos e que está à nossa disposição.

– Não há como negar esta verdade, pois a provação ou a tentação é, incondicionalmente, fator inerente ao Cristianismo, porque todos estão sujeitos às intempéries da vida. Quem nunca foi nocauteado, ou passou por um sério problema, como, por exemplo: uma doença repentina, a perda do emprego, a falência de um negócio, a morte de alguém muito próximo, um golpe na vida espiritual, o trauma de um sequestro ou de um acidente, o rompimento do casamento que durava anos, de uma amizade muito forte, ou, ainda, a reprovação no vestibular ou em algum teste?

– Verdade é que a vida nos proporciona muitas surpresas, e nem todas agradáveis. Portanto, ser resiliente constitui-se num desafio constante para qualquer pessoa, seja ela cristã ou não-cristã.

Voltando ao texto: O apóstolo Paulo, aos Romanos, nos ajudam a sermos pessoas resilientes, pessoas que tem Jesus Cristo como o maior exemplo de perseverança, firmeza e fé. Romanos 12: 12: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”.

– Alegria na esperança (Não é ilusão, mas é vislumbrar, pela fé, o nascimento de um novo dia) A esperança é o ingrediente número um que possibilita à pessoa nocauteada por algum acontecimento traiçoeiro respirar a condição de voltar ao seu estado normal de vida: ¨Alegrai-vos na esperança¨.

Alegrar-se na esperança é ter a certeza de que a luta e o fracasso não são o fim, mas o começo de uma nova etapa.

Uma pessoa RESILIENTE, pela força dos olhos da esperança, afirma, PELA FÉ, que dias melhores virão e que o sinal verde vai aparecer no fim do túnel. Com Jesus, não há dúvidas de que somos mais do que vencedores (resilientes), porque o justo, ainda morrendo, tem esperança, Pv 14: 32 e Rm 8: 37.

– Paciência na tribulação: Paciência é um dos segredos para vencer qualquer obstáculo. No entanto, a síndrome da pressa, que é o mal do século, tem roubado do ser humano esta bênção. Quando o apóstolo diz que precisamos ser pacientes na tribulação, pode-se dizer que a capacidade de alguém dar a volta por cima a uma situação constrangedora vai exigir da pessoa uma personalidade firme e paciente.

– O apóstolo Tiago, ao exortar sobre a paciência, usa a figura do lavrador para ilustrar a importância desta virtude: ¨Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e últimas chuvas¨, 5: 7. Apesar de tudo que ocorreu em sua vida e família, Jó conseguiu voltar ao primeiro estado ou à normalidade do dia-a-dia, porque foi paciente na tribulação: ¨Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu…¨, Tg. 5: 11.

– O Salmo 40 nos diz: Esperei com paciência pelo Senhor, e Ele inclinou para mim e me socorreu, quando clamei por socorro.

-. Perseverança na Oração: Perseverar é não desistir. Perseverar é uma grande virtude! De acordo com o dicionário português perseverança é: insistir numa carreira, num trabalho, numa empresa; ser estável; permanecer. Jesus disse a Jairo: Não desista, continue crendo…

– Paulo fala em perseverança na oração, relacionar-se com Deus no dia-a-dia. Não há como sobreviver no mundo espiritual sem a prática do princípio da oração. Na parábola do juiz iníquo, descrita em Lucas 18: 1-11, Jesus deixou bem claro que é preciso orar sempre (perseverar) sem nunca esmorecer, v. 1. Uma pessoa movida pela fé e oração é impulsionada a tomar iniciativas, adquirindo, assim, uma postura de coragem e motivação frente à luta. Ana, só conseguiu dar a volta por cima e chegar ao estado normal de mãe (pois era estéril e Deus lhe deu um filho), porque persistiu na comunhão e serviço a Deus: “…perseverando ela em orar perante o Senhor”, 1Sm 1: 11.

CONCLUSÃO: Se você já passou ou está passando por algum estresse, algum problema, angustia, decepção ou até mesmo um período de luto; saiba que você é forte, creia na palavra de Deus, “Tão somente seja forte, pois tu faras este povo entrar na terra que prometi”. Seja forte, persevere na oração, no serviço a Deus, pois aquele que promete é fiel e não vai falhar com você, o salmista diz: Tu és o meu socorro bem presente na hora da angustia. Quantas pessoas desistiram no meio do caminho, quantas perderam a paciência, outras abandoaram a fé e já não segue mais a Cristo. O escritor aos hebreus nos ensina: Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos. Hebreus 10:39.

Deus em Cristo Jesus vos abençoe!

Pr. Wasny

FONTES DE PESQUISA: A Bíblia, Dicionário Português, Internet, Rev. Ednaldo Breve.

Pr. Wasny S. Andrade

Secretário Executivo da Lerban

Anúncios

2 Respostas para “O QUE É RESILIÊNCIA?

  1. ALELUIA, GLÓRIAS AO NOSSO DEUS, PELA SUA VIDA MEU PASTOR, FUI PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO E DEUS TE USOU PODEROSAMENTE NESTA PALAVRA, BJS EM SUA FAMÍLIA, DEUS ABENÇOE…SE ME PERMITIR VOU COMPARTILHAR NA IGREJA COM OS IRMÃO, POSSO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s