DINHEIRO CURTO.

dinheirocurto

O milagre da multiplicação dos pães e peixes é o único milagre narrado nos quatro evangelhos. Numa época de dinheiro curto este milagre traz algumas lições práticas sobre o assunto. Não havia dinheiro suficiente para comprar pães e peixes para tantos.

Ainda assim, Jesus perguntou: onde compraremos pão, para estes comerem? Ele disse isto para experimentar os discípulos, porque ele sabia o que haveria de fazer. Os problemas financeiros, às vezes, podem ser uma prova divina. Exerça sua fé, não deixe de honrar ao Senhor, obedeça mesmo no pouco. Sem dúvida, o problema financeiro é uma ocasião rica para exercemos a fé.

Felipe faz uma espécie de levantamento para saber por alto a quantia necessária que precisaria para alimentar a multidão. Ter uma noção da dívida e da quantia que se tem é uma parte que podemos fazer para avaliarmos a situação. André constatou que na multidão só havia cinco pães e dois peixes.

Porém, André achou a quantidade insuficiente e exclamou incredulamente: o que é isso para tantos? A fé é necessária numa crise financeira. Temos que confiar em Deus. O pouco com Ele pode virar muito. Ele é o Deus da provisão.

Pela lógica os cinco pães e dois peixes eram pouco para uma multidão de quinze mil pessoas. Mas Jesus recebeu os cinco pães e dois peixes. Deus deseja o que temos, mesmo que seja pouco, que esteja disponível para Ele. Os cinco pães e dois peixes foram entregues nas mãos de Jesus. Seja qual for a quantia disponível por mês que você tenha verifique se os seus recursos estão sob o Senhorio de Deus. Se o que você tem está nas mãos de Jesus você está exercendo bem a mordomia cristã.

Jesus ao pegar os pães e peixes deu graças. Gratidão. Azedume não. Ser grato pelo que tem é uma forma de preparar o ambiente para a vitória financeira. Sempre olhamos para o que falta e não enxergamos o que temos. Mude o olhar. O que temos é uma plataforma para Deus operar o milagre. Deus, muita vezes, se utiliza do que temos.

A organização é outra chave do texto. Jesus mandou o povo se assentar em grupos para que todos pudessem ser beneficiados com os pães e peixes. Ninguém ficou de fora. Organize-se para que a benção de Deus alcance a sua vida financeira como um todo. Relacione as suas dívidas e comece a pagar o possível e confie em Deus que suprirá o restante.

É muito importante que tudo aquilo que é supérfluo e desperdício seja cortado. Jesus se preocupou em recolher o que sobrou para que nada fosse desperdiçado. O profeta Isaías escreveu sobre gastar dinheiro com aquilo que não é pão. Numa crise é importante que se gaste só com o essencial.

Igualmente importante é ter uma compreensão espiritual acerca do problema e uma vida devocional constante. Depois do milagre a multidão quis aclamar Jesus como Rei, ou seja, entenderam o milagre numa perspectiva terrena e política. Jesus supriu aquela necessidade material, mas depois instruiu sobre o fato dele ser O Pão da Vida. O espiritual não pode ser ofuscado pela visão materialista. A Vida espiritual estando em ordem as prioridades serão acertadas e Deus nos abençoará materialmente falando porque quem busca o Reino de Deus em primeiro lugar as outras coisas serão acrescentadas.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s