DEUS SURPREENDENTE.

presentes

Quando Zaqueu subiu na árvore para ver Jesus a sua expectativa era vê-lo passar. Somente isto. Porém, Jesus parou, chamou-o pelo nome e disse que lhe convinha ir na casa dele. Jesus superou as expectativas. O resultado é que não apenas Zaqueu foi salvo, mas toda sua casa.

Tal verdade deve modificar o modo como muitos veem a oração. Muitas vezes, quando pedimos algo ou desejamos algo de Jesus, já desejamos o pacote completo e embrulhado. Achando saber o modo como Jesus agirá. Gera-se uma expectativa de que todos os nossos pedidos serão atendidos da forma como imaginamos, e não é assim. Os pensamentos de Deus são maiores que os nossos.

Enquanto vemos o presente, e conhecemos em parte o passado, Deus conhece tudo e o todo. Portanto, conhecer a Deus tranquilizará o nosso coração quando estivermos em condições adversas. Durante a aparente circunstância incontrolável saberemos que ela está sujeita ao domínio de Deus e entenderemos melhor depois. Depois de Jesus acalmou a tempestade os discípulos exclamaram: Quem é este que até o mar e o vento lhe obedecem? Eles foram surpreendidos porque o incontrolável era controlável para Jesus. Jesus pode abrir portas e dar soluções improváveis aos olhos humanos.

Igualmente importante é a questão da evangelização. Pessoas inconquistáveis, inquebráveis, podem ser convencidas pelo Espírito. Pessoas mais distantes e renitentes podem se converter. Quando evangelizarmos a confiança deve estar em Deus. Não devemos nos ater ao que vemos e percebemos enquanto olhamos o aspecto do evangelizado. Ajamos pela fé. Pregando com convicção a mensagem poderosa do evangelho. A Palavra é uma semente e O Espírito que prepara o coração (que é a terra) para recebe-la. Então nos animemos na tarefa da evangelização pois o Poder de Deus é surpreendente.

No exercício da obra de Deus podemos também ser surpreendidos. Os milagres que Jesus realizava causava impacto nas pessoas, pois superava as expectativas. Muitos exclamavam que o ensino de Jesus era com autoridade. Os servos de Deus também tiveram e tem esta experiência de no decorrer da prática cristã. Deus realiza feitos extraordinários. Lugares escabrosos, desérticos, podem se tornar mananciais e jardins frutíferos.

O maior exemplo de que Deus surpreende na história de Zaqueu, que nos serviu de base para começar nosso argumento, foi a mudança ocorrida em Zaqueu. Alguém mesquinho, desonesto, torna-se honesto e generoso. Diante do interesse de Jesus por ele, Zaqueu que sofria a rejeição da religião vigente, creu e foi transformado por Jesus. O primeiro milagre realizado por Jesus surpreendeu a todos porque Deus transformou água em vinho. Assim, o poder transformador de Jesus continua nos surpreendendo transformando pessoas comprometidas com o pecado em pessoas comprometidas com Jesus. Saulo de perseguidor se torna o apóstolo Paulo. Pedro o covarde se torna o primeiro pastor. Tomé o duvidoso se torna mártir da causa de Cristo.

Deus não cabe nas caixas, nos containers, criados pelos esquemas humanos. Ele ultrapassa os quadriláteros do nosso raciocínio. Você que serve a Deus tenha sempre a expectativa de ser surpreendido por Deus.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s