AS MISSÕES DA IGREJA.

igreja4

A igreja é a assembléia daqueles que foram redimidos pelo sangue de Jesus, que tem como regra de fé e prática a Palavra de Deus e praticam as duas ordenanças de Cristo: batismo e a ceia do Senhor. A Igreja tem como fundamento a doutrina dos profetas, apóstolos e de Cristo, a Pedra Principal. Ela crê num Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Sendo que O Pai enviou seu Filho, Jesus, para tomar a forma e natureza humana, sem deixar de ser Deus, para ser o sacrifício vicário de toda humanidade. Jesus ressuscitou ao terceiro dia e a Igreja aguarda a sua volta. A Igreja é o corpo de Cristo, sendo Cristo o cabeça da Igreja. Seus membros desenvolvem os dons que receberam do Senhor, que Deus deu como quis. A Igreja tem encargos e incumbências registradas nas Sagradas Escrituras, que deve buscar cumpri-los.

Uma delas fica implícita no significado do nome Igreja. O nome Igreja vem da palavra grega Eklesia, que significa: assembléia ou reunião. O sentido da palavra é: “os que foram chamados para fora”. Nos estados da Grécia a palavra tinha o significado da reunião dos cidadãos convocados para tratar de temas relativos a cidade. Muitos aplicam o significado do nome a missão que a Igreja tem de pregar o evangelho ao mundo. Fica implícito no nome, que a Igreja não é um clube social fechado, que tem o objetivo de girar em torno de si mesma. Ela tem uma vocação para com o mundo: influenciar, pregar a Cristo, servir, iluminar etc. A evangelização é missão indispensável, se não fizer, perde-se a relevância.

Entretanto, não podemos esquecer que a Igreja, também tem uma missão, em relação a si mesma: EDIFICAÇÃO E COMUNHÃO. Seus membros precisam relacionar-se e interagir uns com os outros, edificando-se e comungando. Deve-se ter a edificação mútua através do ensino, da admoestação, da solidariedade, do aconselhamento etc. Deve haver o serviço, o desenvolvimento dos ministérios na comunidade da fé e no mundo. A edificação e comunhão mútua é o resultado da comunhão que o Corpo de Cristo (Igreja) tem com o cabeça (Senhor) da Igreja: Jesus. Porque o sangue de Jesus nos purificou temos comunhão uns com os outros.

Além das missões em relação ao mundo e a si própria a Igreja tem uma missão em relação a Deus: adoração. Adorar é mais do que louvar, apesar de ser uma forma de adoração. Adorar são mais do que atos externos, mas uma atitude que brota de dentro, e que faz a adoração ser um estilo de vida que envolve todos os aspectos da existência, pois o servo do Senhor é um adorador. A adoração a Deus envolve a verdade e a natureza espiritual, pois Ele não é enclausurado em objetos imantados, divinizados. Adorar a Deus é amá-lo sobre todas as coisas. Tê-lo como prioridade.

A Igreja local que procura cumprir as missões que Deus deixou está sintonizada com a Vontade de Deus, e assim será relevante e elemento diferenciador nesse mundo que jaz no maligno. As trevas espirituais estão espalhadas no Planeta, mas a Igreja do Senhor, que reflete a luz de Jesus, brilha, impedindo as trevas espirituais de dominarem e prevalecerem. Deus é Luz. A Igreja reflete esta luz. A luz prevalece sobre as trevas. A vocação da Igreja em Cristo é vencer, pois Jesus Cristo já conquistou a vitória na cruz. Portanto, cabe a Igreja, como luzeiro, posicionar-se neste mundo, sem acovardar-se, e ter medo das obras infrutíferas das trevas. A Igreja precisa buscar cumprir a sua vocação para com Deus, o mundo e a si mesma, sabendo que ela foi criada por Jesus para tais propósitos. Toda a criação geme aguardando com expectativa a manifestação dos filhos de Deus, que subirá ao céu como a noiva de Cristo, que contrairá matrimônio com O Senhor Jesus.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s