RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA.

familia8

Somos mais pessimistas quando pensamos na recuperação dos familiares. Porém, observamos que muitos milagres que Jesus realizou mudaram histórias de famílias. Como, por exemplo, a cura da sogra de Pedro, a ressurreição de Lázaro, a transformação da água em vinho, a libertação do endemoninhado Gadareno e outros.

Em Cristo é possível a restauração do relacionamento. Quando se rompe um relacionamento se tem a sensação de palavra final, de irreversibilidade. Por isto, muitos desistem e não persiste na tentativa de restauração. Há grandes volumes de situações não resolvidas que estão acumuladas dificultando o concerto. A busca por Deus e a revisitação pessoal e mental das situações não resolvidas podem aclarar a situação e fazer com que se caia em si reconhecendo seus erros. Creio que a confissão, o arrependimento, que implica o abandono das atitudes que ajudaram a romper, o confronto das consequências, e uma nova postura são atitudes chaves para que a restauração venha.

Como nos ensina a fábula: não se pode reclamar do leite derramado. Se o caldo já entornou, o negócio é o arrependimento e uma nova postura. Pelo poder de Deus construir uma nova história. É preciso retirar os escombros, livrando-se do passado, e começar a semear boas sementes no lugar, que estava assolado. O trabalho é árduo, mas a recompensa é certa. Afinal, o trabalho da restauração não é feito por um só, Deus também trabalha, e perseverando pode até chorar na decorrência do trabalho, mas no final colherá com alegria.

A presença das três maiores virtudes cristãs: fé, esperança e amor, pela ação do Espirito na família pode restaurar a situação, mudando o quadro de assolação para terreno fértil e produtivo.

A fé é a maneira de vencer o mundo com suas demandas. Abandone o péssimo e seja renovado pela fé nEle. “Não temas, crê somente” – foi que Jesus disse para Jairo. É preciso crer mesmo que o impossível esteja instalado. “Não há nada demasiadamente difícil para Ele”. A fé vem para o justo não somente no momento da conversão, mas o acompanha a vida toda. O justo deve viver constantemente pela fé. Sempre com o foco no alvo-Jesus. O que Jesus quer que eu faça? Qual é a vontade de Deus para este momento? São perguntas que os que tem fé anseiam. A fé precisa também estar alicerçada na Palavra de Deus, que é bússola para todos os momentos. Quando o carcereiro entrou em desespero a palavra de Paulo foi: crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa. A fé, sem dúvida, é a maneira de obtermos a força para avançarmos para a restauração completa.

Há também a virtude da esperança. A esperança é âncora. Traz estabilidade. Faz com que se persevere e acredite que a situação possa ser mudada. Impulsiona para frente. Faz derrubar e ultrapassar obstáculos. A ausência da esperança é vale, depressão. Caso a sua esteja no fundo do poço Deus pode reergue-la trazendo necessidade para prosseguir avante. Jonas estava nas profundezas da terra dentro do ventre do peixe e foi lançado na praia onde foi colocado no rumo da concretização da vontade de Deus.

O amor é que deve nos motivar e gerir nossas atitudes em busca da restauração. O amor é a cola que une as virtudes que precisam estar presentes no seio familiar. A longanimidade é uma delas, que dá uma nova oportunidade para o recomeço. O amor é que faz com que a prática do perdão aconteça. O amor é a maneira de vencer a mágoa, curar a ferida. A consciência do amor de Deus por nós e a prática cotidiana do perdão são os remédios que curam as feridas.

Não há impossível para Deus. Ele pode restaurar qualquer lar. Quando a salvação em Jesus alcança um membro da família toda a família passa a ser abençoada e influenciada pela transformação deste membro, podendo alcançar a família toda.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s