ALEGRAI-VOS.

deus29

Uma das grandes marcas do cristianismo é a alegria. O Salmista disse certa vez: “…na tua presença há abundância de alegria”. Não escrevo com isto, que não há tempo de choro, de tristeza, de luto, há. Entretanto, o tempo de adversidade, de enfrentamento, é temporário, chegando-se às vezes, enraizar-se. Porém, chega ao fim. O consolo do Espírito, a influência da salvação, a comunhão com Deus vence a nuvem densa da tristeza que passa.

É preciso saber esperar, saber passar pela noite do choro, sempre com a esperança refulgente dentro do peito. Assim, a tristeza não toma conta do nosso ser e não mata a gente por dentro. A vida de Deus no coração daquele que crê sempre pulsa, esperando a tempestade passar e a bonança chegar. E ela chega.

Deus é a nossa alegria, portanto também devemos nos alegrar. É necessário vermos as coisas espiritualmente e não com a percepção humana e rasteira. A Palavra de Deus é auxílio e instrumento para que a nossa visão seja aperfeiçoada e o coração alegre aformoseie o rosto. Para tanto, a vida devocional é uma grande aliada para que vivenciemos a alegria do Senhor cotidianamente. Quem pratica a vida devocional sabe que uma das horas melhores do dia é a devocional.

Uma questão importante é se estamos antenados a agenda de Deus para nós. Se estivermos imbuídos no cumprimento da vontade do Pai a alegria se dará em consequência da sintonia com Deus. Estamos sintonizados com os sentimentos de Deus? Ou dissonantes? Alegrando-se quando Ele está triste. Entristecendo-se quando Ele está alegre. Deus se alegra pela salvação de alguém que estava fora dos caminhos dEle. Será que nos alegramos quando Deus se alegra? Fazemos festa quando no céu se faz festa? A prática da Palavra de Deus, da agenda de Deus, traz satisfação e contentamento porque buscamos as prioridades do Pai Celestial.

Outra questão é: se enxergamos as bênçãos que desfrutamos, se enxergamos as coisas boas que temos, o cuidado de Deus nos detalhes, ou a nossa visão está turvada pelo pessimismo, amargura ou decepção? A nossa visão precisa ser curada pela renovação da mente que filtra e processa as circunstâncias que acontecem para que a alegria do Senhor seja desfrutada. Paulo advertiu: pensai nas coisas que são de cima. A mente segundo o céu enxerga além das circunstâncias, assim a alegria de Deus é vivenciada.

A comunhão com os irmãos, o serviço da obra do Senhor, também cooperam para a experiência da alegria cristã. Muitos optam pelo isolamento depois das decepções. Mas, a tristeza tende agravar-se. Abrir-se para o outro. A empatia com os outros. O buscar as pessoas certas para obter ajuda ou ajudar. Tudo isto são instrumentos do Espírito Santo para que a alegria seja vivenciada. Não abandone a congregação. Brasa fora do braseiro esfria. O mundo é congelante. É preciso o ardor da congregação espiritual para que a alegria do Senhor esteja sempre aquecida.

Alegrai-vos no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Uma resposta para “ALEGRAI-VOS.

  1. Ótimo post…
    Bom trabalho para o Reino de DEUS!!

    DEUS continue lhe abençoando e todo teu Ministério!!

    Dc Doni.

    Semeador da Palavra de DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s