OS SIGNIFICADOS DO BATISMO NAS ÁGUAS.

12

O batismo é praticado pelos seguidores de Cristo, que o tem em alta conta. Qual o significado do batismo? Será que ele é necessário? Não é um mero ritual? No nosso tempo existem àqueles que o exaltam como imprescindível para salvação, outros como desnecessário, pois seria segundo eles algo rudimentar. Buscaremos desenvolver o significado do batismo numa perspectiva bíblica e eclesiástica.

O batismo é para quem crer. É para os salvos. Não salva e nem ajuda salvar. Quem passou pela experiência do novo nascimento deve se batizar. O cristianismo é mais do que uma adesão a uma ideia, é assumir um compromisso, e o batismo é o primeiro passo. Muitos agem como francos atiradores que fazem alvos as pessoas que passam pela frente. Cristo não é mais um caminho. Ele é o caminho. Precisa haver foco e o batismo é um passo nessa caminhada.

O batismo é uma ordenança de Jesus. Está incluída na Grande Comissão que Jesus deixou, sendo uma das ordens – batizar em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Portanto, o batismo é uma questão de obediência por parte daquele que crê em Jesus, para quem se batiza e para o batizador. Desobedecer logo no início da caminhada não é um bom começo. É preciso ser batizado.

O batismo simboliza a imersão no corpo de Cristo, que é a Igreja do Senhor. Retratando a comunhão que se tem com o Deus Triúno e Sua Igreja. Quando a pessoa se batiza diz que se identificou com a morte e a ressurreição de Jesus. Havendo esta manifestação de comunhão pelo ato de batismo. Mostra também que o crente ingressou de forma visível na família de Deus. Vivendo agora no espírito de fraternidade que precisa haver na família da fé.

“O batismo é o retrato vivo do que se passou no coração e na vida do novo convertido”. O crente morreu para o domínio do pecado, foi sepultado e ressuscitou para uma nova vida. Fica entendido que o batismo é algo simbólico e que a água em si não regenera. Quando a Bíblia fala de água para regeneração está falando da Palavra de Deus, que tem como um dos símbolos, a água.

O batismo é um testemunho público de mudança de vida de quem se batiza. Quem crê deve dar esse testemunho. Assume-se perante os presentes a decisão ao lado de Cristo, assume a nova vida a qual foi transformado, e assume o compromisso de congregar com os irmãos de fé, que tiveram experiências de salvação em Cristo. Jesus alertou sobre a necessidade de confessar sua fé perante os homens. Assim deve ser feito, e o batismo é uma das formas ordenadas de fazê-lo.

O batismo também é uma celebração. Pois é o momento aonde de forma pública se retrata a conversão do indivíduo a Cristo. Há alegria diante de Deus quando um pecador se arrepende, e o batismo retrata o momento do arrependimento onde ocorreu o encontro pela fé com Cristo. Se você já creu em Jesus e ainda não se batizou não deixe de fazê-lo.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jami, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s