PASSOS PARA A PROSPERIDADE.

felicidade4

Prosperidade é a qualidade ou estado daquilo que é próspero. Feliz. Venturoso. Prosperidade não está necessariamente associada a fartura de bens materiais. É uma qualidade de vida que perpassa por todos os aspectos da vida da pessoa. A prosperidade na Bíblia está relacionada à Obediência da Palavra. A leitura da Bíblia não deve ser vista como mero exercício intelectual, mas tem o objetivo de se guardar para praticar. Praticá-la não de modo legalista, mas praticá-la porque se ama a Deus. Quem ama a Deus guarda seus mandamentos. O amor a Deus e a prática da Palavra estão ligadas.

Segundo Josué 1:8 os passos para a prosperidade são: FALAR, MEDITAR E PRATICAR A PALAVRA.

Segundo Tiago, devemos ser tardios em falar, no sentido de prudência e cuidado com as palavras. As palavras soltas a esmo, feita projétil sem direção, acaba ferindo alguém. As palavras que são focadas cheias de raiva, mágoa, ferem e podem marcar a existência do outro de forma profunda.

Deus falou a Josué que a prosperidade tem ligação com o que falamos e a recomendação divina é que falemos a Palavra de Deus. A Palavra de Deus edifica virtudes e combate a impiedade. É a verdade, e comprometida com aquilo que é virtuoso segundo Deus. Falar a Palavra é falar acerca da vontade de Deus e desnudar a natureza humana. Falará com muita propriedade e de forma penetrante quem proferir as Sagradas Escrituras. As palavras demonstram o que está dentro da gente. São frutos. Na hora da raiva, ou da alegria, ou na normalidade, soltamos coisas represadas dentro de nós através das palavras. O que somos, e o que temos no nosso interior em algum momento será expresso e demonstrado pelas palavras.

A prosperidade tem haver também com o que meditamos, ou o que pensamos. A Bíblia deixa claro que o falar está associado com os pensamentos que está dentro do nosso coração. Se a fonte for má, a água também será. É do coração mau que surgem os maus desígnios. Como Paulo escreveu aos filipenses precisamos ocupar a nossa mente com os bons pensamentos, com aquilo que é virtuoso. No caso, Deus falou a Josué que a meditação fosse da Palavra de Deus e de forma diária e constante. Essa é uma das maneiras de se alcançar a prosperidade. Se meditarmos na Palavra menos pecados cometeremos.

A conduta e os caminhos escolhidos determinam a qualidade de vida que a pessoa obtém. Será bem-aventurado aquele que anda no caminho da piedade cristã como uma luz que brilha em meio as trevas. A prosperidade é buscada, mas a maioria busca a prosperidade dos bens materiais esquecendo-se da qualidade e honestidade da vida que se vive. O comportamento também está ligado a prosperidade.

Por isto, Deus ainda revela a Josué que não é apenas falar e meditar, é preciso praticar a Palavra de Deus. O caminho da obediência deve andar lado a lado com o caminho do conhecimento. O que se conhece de Deus e da Sua Palavra é para pôr em prática. Se assim não for o alicerce da existência não será firme e seguro. A prosperidade não acontecerá, pois ela se efetiva quando a Palavra Deus é praticada pela pessoa. Ser próspero é saber fazer as escolhas certas e essas estão reveladas na Palavra. As escolhas certas gerarão bons caminhos, que podem enfrentar adversidades, mas se está no rumo certo.

Ter a consciência tranquila, agir de forma apropriada com o próximo e desfrutar da Vida Eterna por causa da sua fé em Jesus é ter vida próspera. Todas essas qualidades estão nas Sagradas Letras cuja prática no falar, no pensar e no agir fazem com que vivamos uma venturosa vida.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s