DOUTRINA BÍBLICA DA MORDOMIA CRISTÃ.

senhor

Uma doutrina vital é a doutrina da Mordomia cristã. Ter ciência dela muda o entendimento do sentido da vida. Ao invés de o homem ser o centro de todas as coisas, Deus é celebrado com a honra que lhe é devida, como Senhor de tudo.

Vivemos numa época onde o humanismo tem dominado as ideologias, principalmente no lado ocidental da terra. Portanto, urge resgatarmos a doutrina bíblica da mordomia cristã, que reorienta o homem para a direção correta.

Deus é dono de tudo. Premissa básica da mordomia cristã. É dono por direito de criação. Ele criou todas as coisas. Ele deu existência a coisas que não existiam. Criou o homem e o colocou como administrador. Ele como Criador pode fazer isto. O homem, portanto, tem uma autoridade que lhe foi delegada. Delegada por aquele que tem o total direito sobre a criação. Cabe ao homem a responsabilidade de cuidar com zelo das coisas, que na verdade, pertencem a Deus. O homem é mordomo.

Deus também tem direito a tudo por ser O preservador de toda a criação. Nada do que existe se mantém por si só. Ele é o sustentador de todas as coisas. Se Deus tirar a sua mão tudo vem abaixo. A sustentação de Deus da obra de criação não é passiva. Ele governa todas as coisas e trabalha para que a Sua Vontade se realize na humanidade e universo. Ele é Soberano e o governo está em suas mãos. Tudo existe e se mantém por causa dEle.

O direito de Deus também é por direito de redenção. A criação e homem caíram do seu estado original quando o pecado ocorreu. Deus providenciou em Cristo a redenção do homem. Quando Cristo tomou a forma humana e viveu entre nós o preço de redenção do homem foi pago. Sendo Ele, O Salvador e Redentor da humanidade. Aquele homem que crê em Cristo como Redentor é redimido, ou seja, tem a culpa resolvida pela justificação que há em Cristo. O plano redentor em execução atingirá também a criação, quando no final da história, Deus criará novos céus e nova terra.

Quando o cristão entende o seu papel de administrador, tudo é levado para o nível do sagrado, ele se dá conta da responsabilidade que tem, e se torna mais dependente de Deus. Sabendo que as coisas que ele alcançou na terra na verdade pertencem a Deus e que lhe cabe o cuidado e a multiplicação das dádivas recebidas. Precisamos agir como mordomos de Deus, porque afinal somos, pois um dia prestaremos contas a Ele do que fizermos com as dádivas que recebemos. Mas tal ciência não só traz a dimensão da responsabilidade e prestação de contas, mas a dimensão do privilégio. O homem é coroa da criação. O único ser da terra que foi criado a imagem e semelhança de Deus podendo ter comunhão com Ele através de Cristo. Sendo dotado de dons e dádivas que devem gerar gratidão, coerência e responsabilidade no exercício da sua vida cotidiana. Gratidão pelo amor de Deus demonstrado de ponta a ponta na história da humanidade. Coerência e responsabilidade porque com o privilégio o homem deve assumir a responsabilidade que o privilégio traz.

A vida ganha uma maior dimensão quando se entende a mordomia cristã. Não se verá a vida de forma compartimentada, fraccionada. Tudo pertence a Deus e tudo devemos dedicá-lo. Não existe diferença entre o secular e o sagrado, para o bom mordomo tudo é sagrado. É o homem entendendo que o sentido da vida é glorificar ao Deus Único Verdadeiro revelado na sua expressão exata em Jesus.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Uma resposta para “DOUTRINA BÍBLICA DA MORDOMIA CRISTÃ.

  1. Você so manda coisas bonitas e edificantes que faz bem a nossa xs alma. Com os idosos aqui não tenho muito muito para lhe responder. Comentários Como os nos leva para perto do nosso Jesus. Abraços da Lea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s