HUMILDADE VERDADEIRA.

humildade16

Cristo é o nosso maior exemplo de humildade. Sendo Deus tomou a forma humana, forma de servo. Na sua primeira vinda não teve o objetivo de ser servido, mas servir e dar sua vida em resgate de muitos. Foi obediente ao Pai até a morte. Quando perto da cruz, lavou os pés dos discípulos, deixando o exemplo para todos, que liderar envolve entrega e doação. Paulo exortou: devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Aprendamos com O Senhor, e problemas, confusões, serão evitadas no seio da Igreja. Muitos andam na contramão de Cristo em nome de Cristo. Na verdade, estão fora de sintonia com Cristo, apesar de realizarem a Sua obra. Devemos fugir da vanglória, da soberba e do sentimento contencioso, e sim buscar o bem do Corpo de Cristo – a Igreja do Senhor. Tendo o mesmo sentimento que houve em Cristo.

A humildade é de mui importância na maneira de nos relacionarmos interpessoalmente. Quando escrevemos sobre humildade não nos referimos a sentimento de inferioridade. Mas, uma compreensão equilibrada acerca de si mesmo, que também inclui o não sentimento de superioridade. A exatidão e o equilíbrio da visão acerca de si próprio faz com que se tenha relacionamentos em percepções corretas. O modo de enxergar a si e o próximo é que conduzirá a forma como vou me relacionar. Os relacionamentos são um fator preponderante, muitas vezes, para determinar a qualidade de vida que temos. Tendo relacionamentos saudáveis e sob a percepção acertada teremos uma boa qualidade de vida.

A humildade também poupa muito sofrimento para si. Muitos sofrem por causa da vaidade, quando se sentem numa situação desfavorável a outrem. Não é que o humilde seja acomodado, porém o que ele ambiciona corresponde ao chamado divino. Quando chega aonde tem que chegar é grato a Deus por que sabe que a Graça de Deus operou na vida dele. O humilde não quer a primazia pela primazia. Mas, tendo a primazia, sendo algo de Deus para ele, usará a ocasião para servir ainda mais os outros através da sua posição. Entendendo que chegou aonde chegou foi porque Deus o colocou.

A humildade é a forma de se relacionar com Deus. O contrário trará resistência do Senhor. Deus está com o contrito de coração. Aqueles que reconhecem a dependência de Deus são usados de forma mais integral por Deus, pois os humildes desejam e reconhecem O Senhorio dEle. Deus não violenta a personalidade de ninguém, e nem por isto deixa de Ser Soberano. Os humildes são aqueles que se prostram e se rendem a vontade de Deus reconhecendo seus limites. São aqueles cuja a busca é viver o que Deus tem para ele e vive de acordo com a vontade de Deus.

Muitos pensam que a humildade em si é medida pela quantidade de bens que possui. A humildade não é uma condição social e não pode ser medida pela conta bancária. Há ricos humildes e há pobres soberbos. A humildade é uma questão de ser e não de ter. Quem é humilde é humilde. Outra questão é sobre ser verdadeiramente humilde ou não. Muitas vezes o que se tem é uma falsa humildade, que geralmente manifesta-se através do orgulho de ser humilde. O falso humilde cria em torno de si um estereótipo da humildade sendo assim uma falsa humildade. O humilde não tem suas ações norteadas pela percepção do que os outros pensam. O humilde é autêntico e suas ações são tomadas de forma coerente entre o que se é e o que se faz. O humilde age pelo que é e não para ser visto pelas pessoas.

Há promessas na Bíblia para os humildes de verdade. Uma parte delas refere-se à exaltação pelas mãos de Deus. Ele exalta e quando isto acontece é de forma genuína. Não foi alcançada através de um embuste, da hipocrisia, mas por Deus.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Uma resposta para “HUMILDADE VERDADEIRA.

  1. Muito edificante esse texto! Falou profundo ao meu coração e vou compartilhar com meus filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s