SENHOR, TU ME SONDAS.

temor5

Na oração ocorre um desnudamento na alma quando falamos a Deus de forma espontânea movidos pelo Espírito Santo. Diante de Deus tudo é patente e quando temos consciência disso entendemos o perscrutar de Deus em nossa alma. Então oraremos em verdade sem a ilusão de que podemos falar algo que não corresponda a verdade do nosso interior e mesmo assim sermos ouvidos nas palavras, mas não discernidos no coração. Deus a tudo conhece e é de suma importância que isto norteie a nossa oração.

Em muitos Salmos observamos que a oração não é apenas um diálogo com Deus, mas também conosco mesmo. Os salmistas, por diversas vezes, conversaram consigo mesmo, ou falaram a respeito de si mesmo, enquanto conversava com Deus porque há essa consciência da Onisciência Divina norteando a oração. Como tudo é conhecido por Deus até o que falamos conosco mesmo é considerado por Deus como parte da nossa oração.

A verdadeira teologia que acreditamos é aquela que praticamos, e a oração é uma das áreas onde é manifesto o que cremos acerca de Deus. Se formos cheios da Palavra de Deus a nossa prática da palavra será constantemente afinada pelo Espírito ao ponto da nossa prática revelar a influência da Palavra em nós. Portanto, a oração não serão meras palavras, não serão meras repetições. Sabemos que na verdade tudo é um flagrante diante de Deus.

O entendimento da Onisciência Divina não surte efeito somente na dimensão da oração, mas também na dimensão do pensamento. Mesmo que não chegue palavras em nossas bocas, Deus conhece os pensamentos que povoam nossa mente. A mente é uma usina onde são produzidas as nossas palavras e ações, portanto precisam ser cuidadas de forma preventiva. Quem cultiva o mal pensamento um dia cometerá o mal. Saber que Deus conhece os pensamentos deve-nos nortear aquilo que ocupa a nossa mente. Não podemos pensar que o mau pensamento seja algo inocente, sem consequência. O mau pensamento cultivado resultará em ações malévolas. Portanto, tememos a este Deus que conhece tudo em nós e cultivemos pensamentos agradáveis a Ele.

Serão sábias e ponderadas as nossas palavras se nos enchermos do conhecimento de Deus. As palavras geram consequências nas pessoas que ouvem. Revelam o que há no nosso interior. Praticar a presença de do Deus em nossa vida colocará tudo no nível sagrado não havendo espaço para a linguagem profana, pecaminosa e ofensiva. As palavras revelam o que está dentro, pois como já foi escrito, se sabemos que somos vistos por dentro por Deus, preservaremos a nossa mente dos maus pensamentos. Se bem que muitos deles são involuntários, mas haverá uma prática constante de cultivo da Palavra de Deus fazendo assim que os bons e agradáveis pensamentos preponderem.

Outra mudança significativa que o conhecimento da Onisciência nos traz é na área da conduta. Não haverá esconderijo, lugar de escape, quando se crê e pratica a vida nesse entendimento. Por mais que o olho humano não esteja contemplando, Deus está. A noção de lugar santo não fica restrita ao templo, mas o entendimento que a presença de Deus enche todos os lugares fará que entendamos que não há mais espaço neutro.

Renda-se ao Senhor que te sonda. Arrependa-se segundo o olhar dEle. Tenha novas práticas coerentes com seu perscrutar. Temor, reverência serão atitudes presentes em quem crê e pensa assim, pois afinal, Ele te sonda e conhece.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Uma resposta para “SENHOR, TU ME SONDAS.

  1. É tremendo tudo o que tenho lido aqui, com certeza tenho crescido espiritualmente, e admiro muito o conteúdo que sempre me chega. Obrigado por tudo e que o Senhor o inspire sempre. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s