CRENTE TIPO MARTA.

servir3

Marta, irmã de Lázaro, era uma das amigas de Jesus. Sua vida tem sido referência tanto no aspecto positivo e negativo como alguém que servia a Cristo, mas que se esquecia da devoção, que é a forma da alma se alimentar de Deus. Alguns estão mais envolvidos com o trabalho para O Senhor, como Marta, do que com O Senhor propriamente dito. Alguns estão mais preocupados em dirigir o louvor do que louvar Deus em particular. Alguns estão mais preocupados em estudar a Bíblia para pregar do que ler para sua própria meditação. Alguns estão mais preocupados em conhecer a Palavra para ensinar do que conhecer para praticar.

Não use o trabalho a Deus como desculpa para não se ocupar com Deus. Deus precisa estar em primeiro lugar na tua vida. Ocupa-se com Deus primeiro para depois fazer o seu trabalho. O ativismo ocupa a pessoa, mas traz muita ansiedade, porque a atividade vira um fim. O objetivo da vida não é cumprir atividades, mas relacionar-se com Deus e com isto realizar a Sua Vontade na terra. Em primeiro vem o relacionamento com Deus, o trabalho é uma decorrência do relacionamento. O cristão não deve ser aquele que somente responde as demandas da existência. Quando se tem algum encargo procura-se cumpri-lo. Ele precisa estar antenado com Deus e seguir a sua direção. A comunhão com Deus dá o norte da vida. “Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus” escreveu Paulo. Não devemos ser movidos pelos solavancos da vida, mas sermos guiados pelo vento do Espírito.

Mesmo que a direção de Deus seja a espera, enquanto se espera, Deus tem direção para você seguir. Há a maneira certa de esperar e uma delas é confiar. Agir em decorrência da confiança e não pela excessiva ansiedade. Jesus disse que a ansiedade não pode nos acrescentar tempo de vida. Deus pode. A murmuração azeda a situação. O louvor é uma forma de adorar, e adorar é uma boa forma de esperar.

Talvez você pense que a minha intenção é te incentivar a ser uma pessoa somente contemplativa onde se apenas espera em Deus e Ele faz tudo. Não. Servir a Deus é a nobre tarefa do dia-a-dia nos pequenos e grandes detalhes, e devemos fazê-lo. Um dos maiores títulos que podemos ter é o de servo de Cristo. A operosidade de Marta tem muito a nos ensinar, apesar de não ser o único aspecto da vida cristã. Alguns encontram-se prostrados e perdendo oportunidades de servir a Deus quando deixa de servir ao próximo. O problema de Marta não era o seu trabalho, mas o seu esquecimento acerca da devoção, do render-se a Deus para aprender mais dEle.

Agora, também é um problema adorar, ter uma dimensão somente vertical, sem servir a Deus e ao próximo. Adoração não envolve somente a contemplação e o enlevo, mas também as obras, pois adoração deve ser um estilo de vida. Quem adora é um adorador, e adorar não é somente exaltar a Deus, mas viver uma vida de adorador. A disposição e o serviço de Marta deveriam também ser aliados a devoção a Jesus. Muitos são crentes tipo Marta, servem, trabalham e vivem ansiosos porque o serviço não tem o foco da adoração, mas o reconhecimento pelo esforço feito. Quando todas as nossas ações se tornarem como parte do culto a Deus, como parte da nossa devoção, seremos ativos como Marta, mas aliando serviço e adoração. A vida é cheia de oportunidades de serviço a Deus. A vida espiritual é uma imensidão de possibilidades e de aprofundamento. Trabalhemos como Marta porque o tempo urge e aprendamos que a devoção a Deus é fonte de conhecimento e de contentamento. Quando alinharmos a devoção com o trabalho ouviremos em nosso coração a voz do Espírito, que nos dirá que estamos fazendo a escolha certa, pois adorador é o que somos.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s