CONHECIMENTO DA PALAVRA.

palavra18

A Palavra de Deus é semelhante a um espelho. Ela mostra quem nós somos e como estamos. É necessário irmos todos os dias nela para comtemplarmos o nosso estado e fazermos as mudanças necessárias. Sem dúvida alguma, a Palavra de Deus é indispensável. Ela marcou e marca toda a história da humanidade porque não é um livro comum. É o livro de inspiração divina, que é a bússola para o homem se orientar. Revela a vontade de Deus através dos seus preceitos e narrativas.

A Palavra de Deus ao ser ouvida ou lida faz no coração a fé surgir. Tendo a fé, os olhos espirituais são abertos pelo Espírito, que faz a Palavra ser mais compreendida. É bom que se alerte que o verdadeiro conhecimento das Escrituras se dá pela ação do Espírito Santo. A sabedoria humana não acessa sem a iluminação do Espírito uma real compreensão das Escrituras. Por mais letrada que seja a pessoa, a profundidade bíblica não é acessada sem a operação do Espírito.

Na questão do conhecimento bíblico é autoengano buscar conhecimento da Palavra sem entender que ela deve ser praticada. Ser ouvinte ou leitor sem praticar é como construir algo sem fundamento. Não resistirá as dificuldades da vida alguém que apenas conhece suas letras, mas não pratica. Só trará mais frustação, pois conhece a verdade, mas nunca experimentou a verdade.

É necessário que haja diligência no estudo da Palavra. É necessário o aprofundamento. As riquezas da Bíblia são inesgotáveis. Tantos livros já escreveram e ainda vão escrever sobre a Palavra de Deus. A superficialidade é suscetível aos sofismas satânicos. A Palavra precisa se enraizar e aprofundar-se no nosso ser nos corrigindo e munindo para o enfrentamento dos ataques satânicos e circunstâncias da vida. Escrito isto, torna-se oportuno lembrar o salmista que nos alerta que guardar a palavra no coração prepara o crente para enfrentar a tentação. O Espírito Santo acha no coração do crente formas de lembra-lo a vontade de Deus. Quem crê, aceita e guarda a Palavra terá mais robustez e municiamento para passar pelas duras tentações.

A Palavra também é um dos meios mais poderosos de amadurecimento do crente. Não há crescimento sem o alimento da Palavra. A prática dela traz experiências poderosas que cooperam para o amadurecimento. Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne. Jesus, sendo Deus, tornou-se homem e teve maturidade. Parte do crescimento dele se deu pela diligência com que lidava com as Escrituras. Já aos doze anos conversava com os doutores da lei. Ser semelhante a Jesus é nossa meta. Cada vez mais que nos aproximarmos do objetivo seremos mais maduros. Jesus como homem amadureceu pela diligência e prática das Escrituras. Assim devemos ser cada um de nós.

A Palavra de Deus tem abençoado as gerações que se sucedem e em todas as gerações se levantam pessoas para compartilhá-las. São pessoas que tiveram a experiência do novo nascimento através da pregação da Palavra e o convencimento do Espírito Santo. São pessoas cultas, outras nem tanto, mas são pessoas que nasceram na água (Palavra) e no Espírito Santo. O compartilhamento da Palavra é uma ordem, mas também é uma resposta natural de quem experimentou Jesus na vida. A ordem de Cristo foi: ide e fazei discípulos, ensinando guardar todas as coisas que eu vos tenho ensinado. A doutrina de Cristo é fonte de vida e nos dá capacidade de discernir os laços de morte. O conhecimento da Palavra precisa ser espalhado. Chegará o momento em que a terra será cheia do conhecimento de Deus quando Cristo governar a terra durante o milênio. Façamos a nossa parte a partir deste momento para que sejamos um instrumento cooperador da vontade de Deus na terra.

(O autor do artigo é o Pr. Eber Jamil, dono do blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s