QUEM SOU EU

digitalizar0002

Eu, Pr. Eber Santana Jamil sou nascido em 2 de dezembro de 1968. Filho do Pr. Ebenézer Cavalcante Jamil e Márcia Brandão Santana Jamil.  Quando nasci, meu pai pastoreava a Igreja Batista em Utinga – Rio Largo – Alagoas.  Sou casado desde 28 de maio de 1994 com Luciana de Paula Jamil, e tenho uma filha chamada Clara.

Aceitei a Jesus com sete anos de idade na Igreja Batista do Bom Retiro – RJ através da pregação do Pr. Edgar Hallock, missionário norte-americano e batizado aos dez anos de idade na Primeira Igreja Batista do Recife pelo Pr. Hélio Vidal de Freitas. Ainda na PIB de Recife fiz a minha primeira pregação aos 11 anos de idade na reunião dos Embaixadores do Rei baseando-se em Mateus 4:19. E num acampamento dos Embaixadores do Rei, fui chamado por Deus pela primeira vez para o ministério pastoral.

Sou membro da Igreja Batista Nova Peniel – RJ desde os doze anos, (1981). No dia do meu aniversário de 13 anos recebi uma palavra profética do Pr. Antônio Barbosa Lima e o então, diácono Manuel Silva, hoje Pr. Manuel Silva da Igreja Batista em Renovação Espiritual Nova Jerusalém, que um dia seria pastor.

Na Peniel desde o início da adolescência até os dias de hoje, já atuei em vários ministérios antes de ser ordenado pastor. Incluindo a presidência da juventude, professor de EBD, evangelismo e discipulado. Também fui funcionário da igreja como secretário do Pr. Adriano Augusto de Castro Magalhães.

Tendo passado no vestibular para Direito, desisti da matrícula para fazer o seminário Peniel, onde me formei em bacharel em Teologia e em capelania, pelo curso de Clínica Pastoral do Seminário Teológico Evangélico Peniel.

Fui ordenado ao ministério pastoral em 20 de agosto de 1994, durante o pastorado do Pr. Adriano Augusto de Castro Magalhães. Minha primeira pregação como pastor foi baseada em Marcos 7:31-37 no culto vespertino da Peniel Sede em 21 de agosto de 1994.

Comecei a exercer o ministério como pastor de jovens, onde trabalhei com aconselhamentos e organizações de cultos e retiros. Além de auxiliar o Pr. Adriano em diversas áreas ministeriais.

A partir de 1996, pastoreei as missões de Peniel em Cachoeiras de Macacu, por um ano, hoje, Igreja Batista Nova Peniel em Cachoeiras de Macacu e a Missão Peniel de Santa Cruz por 4 anos. Essas experiencias foram positivas e fecundas. Foram períodos prósperos para as missões.

Em 2001, depois de pastorear as missões por cinco anos, voltei a pastorear a juventude da Sede por um tempo e a auxiliar ao Pr. Adriano.

Depois atuei como pregador e mestre da Palavra de Deus. Neste período, lecionei diversas disciplinas teológicas, como Teologia Sistemática, Teologia do Novo Testamento, História da Igreja, História das Religiões, Homilética e outras. Foi neste período também que comecei a escrever lições para a Escola Bíblica Dominical e para o blog.

Fui pastor auxiliar do Pr. Adriano em dois momentos diferentes, no início do meu ministério em 1994 e depois em 2001, e estava sobre sua liderança na ocasião do falecimento dele. Também auxiliei o Pr. Fernando Thomaz durante os seus dez anos de ministério como pastor presidente.

Já fui professor e Diretor Acadêmico do Seminário Teológico Evangélico Peniel. Também, professor do Seminário Teológico Evangélico Maranata e do Instituto Bíblico de Evangelização Infantil em Campo Grande, bairro do Rio de Janeiro.

Em 2013, fui membro do Conselho Teológico da Convenção Batista Nacional do Rio de Janeiro e em 2014, Coordenador do Seminário Teológico Batista Nacional do Rio de Janeiro, onde lecionei Homilética no núcleo da Ilha do Governador. Deixei o STEBAN e Conselho no final de 2015.

No ano de 2013, com dezenove anos de ministério, tive uma experiência espiritual com Deus que mudou o meu jeito de pregar e receber, do Espirito Santo, o conhecimento da Palavra de Deus.

Mesmo tendo grande experiência na área do ensino e da pregação, a partir dessa experiência, houve um maior fluir e capacitação de Deus para esta obra. Eu já tinha feito mensagens expositivas de vários livros da Bíblia, mas desde 2013, tornou-se mais abundante as revelações na Palavra, facilitando a exposição de livros inteiros das Escrituras.

Algo marcante, foram as mensagens expositivas sobre o Salmo 119. Já tinha tentado antes e não consegui, mas, depois dessa experiência, pela graça de Deus, fui capaz de me aprofundar no estudo do capítulo. Passei também a escrever todos os dias devocionais que abençoam vidas.

Agora, em 2017, completo 23 de casado, 23 de ministério pastoral, 36 como membro da Peniel e 42 anos de conversão.

16 Respostas para “QUEM SOU EU

  1. OLÁ AMADO ,A PAZ DO SENHOR!ACEITEI JESUS AOS 9 ANOS DE IDADE,HOJE ESTOU COM 43 ANOS ,E LEMBRO QUE TODOS OS DIAS EU OUVIA O PRAGRAMA DO PR.EBENEZER CAVALCANTE JAMIL PELA RÁDIO CONTINENTAL DO RECIFE E EU ERA MUITO CRIANÇA MAIS NÃO DORMIA ANTES DE OUVIR O PROGRAMA,TODAS AS PERGUNTAS BÍBLICAS QUE ELE FAZIA EU ANOTAVA EM UM CADERNO JUNTAMENTE COM AS RESPOSTAS .EU LEMBRO TAMBEM QUANDO ELE ANUNCIAVA OS EVENTOS DAS IGREJAS ELE USAVA 2 FRASES QUE EU NUNCA VOU ESQUECER:É PLANO? DE DEUS!OU… DEUS TEM? UM PLANO!AMAVA COMO ELE PREGAVA,COMO ELE ENSINAVA.CERTA VEZ EU VINHA COM MEU PAI DE UM CULTO NO TEMPLO CENTRAL ,NA CRUZ CABUGÁ E NA VOLTA ERA CAMINHO PASSAR PELA RÁDIO E EU DISSE P/ MEU PAI:VAMOS ATÉ A RÁDIO PRA CONHECER O PASTOR EBENEZER?E MEU PAI DISSE: VAMOS E FOI NESSE DIA QUE O CONHECI,UMA PESSOA MARAVILHOSA.

  2. Bonita história. Fico feliz em saber. Desfrute do meu blog a vontade. Um grande abraço.

  3. Pr.Adriano Benedito martins

    GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES E ARTIGOS POSTADOS

  4. Você pode se inscrever na página inicial do blog. É só se inscrever e receberá emails com as novas postagens.

    • Me chamo Rafael. Tenho 29 anos. Eu era membro da Igreja Cristã Nova Vida de Copacabana do Rio. Igreja muito abençoada . Hoje eu sou da Assembléia de Deus Travessa Rosa São João de Meriti igreja que a minha esposa congrega. Fogo puro. Desde nosso namoro que ia na igreja dela. Sou de família judia e sempre me identifiquei com o evangelho. Não seguia o judaismo. Estou na igreja 04 anos mais ou menos. De batismo tenho 02 anos. Em dia 14 de março de 2013 fiz 03 anos. Não me arrependo nenhum pouco. Não tem outro caminho a seguirmos. A própria palavra de Deus nos afirma: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Tive um relacionamento de 06 anos tribulado. Não era casado e nem morava junto. Hoje eu tenho uma pessoa de Deus em minha vida. Evangélica desde berço. Pessoa que me traz paz; segurança. Pessoa que me faz feliz. Me levanta quando estou caido. Sempre levei o relacionamento a sério. Não sou o tipo da pessoa de ficar com mais de uma. Oportunidades surgem; sempre dizendo não a carne; a tentação. O que vejo de jovens nesse mundo ai fora. Jovens no mundo da prostituição; drogas. Nunca tive curiosidade de usar. Não vejo a mínima graça e onda nessas coisas. Sou totalmente contra. Oportunidades eu tive e foram várias. Nunca tive curiosidade de fumar um cigarro de maconha. Amo a minha vida. Quero ser exemplo para a minha filha.

      O MELHOR DE DEUS ESTAR POR VIR. GRAÇA E PAZ!!!!!

  5. Miss.Esmeraldo bispo

    Apaz..Sou miss gostaria de ficar tendo noticia do seu ministerio se for posivel.amem

  6. Olá Pastor!
    Peniel foi minha 1ª Igreja, dos 3 aos 10 anos de idade. Eu fazia parte de todas as apresentações, declamações e louvores infantis da época…rs E como tenho saudade desse tempo! Por incrível que pareça, me recordo do seu nome!!!
    Gostaria de mencionar, a importância do Ministério Infantil. Eu sou um fruto do M.Infantil de vocês. Hoje, faço parte da liderança dos jovens do Projeto Vida Nova do Tauá, na Ilha do Governador, e sei quão importante foram os anos que passei em Peniel. Saudades de todos, mesmo não lembrando muitos nomes, mas lembro-me da querida família do saudoso pastor Adriano. Lembro-me de ficar no piano enquanto a filha dele tocava no louvor… nossa, saudades mesmo!

    Agradeço a Deus por ver através da internet o quanto a Igreja cresce. Glória a Deus!

    Grande abraço a todos… se alguém lembrar de mim… Mariana, baixinha de cabelos enroladinhos, que sempre declarava as poesias nos dias de homenagens…rs

  7. Pois é, é bom ouvir seu testemunho sobre o ministério infantil. Eu também fiz parte do ministério infantil da Peniel e quem liderava na época era a irmã Maria Felisbino. Nesses mais de quarenta anos a Peniel tem muitas histórias abençoadas para contar. Seja bem-vinda ao meu blog e sempre deixe comentários edifcantes como este. Abraços.

  8. Com certeza! Estou lendo algumas das palavras postadas aqui nos meus intervalos! Com certeza me abençoarão nestes dias. Abraço a toda igreja!

  9. Olá,
    me chamo Zélia, moro em Aracaju e gostaria de uma ajuda da Igreja Batista Nova Peniel para reencontrar minha cunhada e sobrinhos que há anos perdi o contato e que frequentavam essa igreja em Cascadura, o nome dela é Silvana Vieira dos Santos Correa Ferreira e os nomes dos filhos são Marcos e Marcelo. Agradeço desde já a atenção.
    Pode entrar em contato por este e-mail carolfs10@yahoo.com.br

  10. luzeli Ribeiro Dias

    Meu nome é Luzrli sou membro da Igreja Batista Restituiçáo de mauá S.P. Pr Jose Carlos faz 1 ano e 7 meses que eu aceitei Jesus como meu unico salvador , quero a cada dia aprender e aprofundar no aprendizado da palavra de Deus .
    A minha guerrra espiritual é grande só eu na minha casa esta buscando, meu marido é alcoólatra meus dois filhos de 20 e 22 anos fumam drogas eu ainda não cosegui me libertar do cigarro o que devo fazer além de orar procurar estar na presença de Deus me ajuda por Deus , minha cabeça tá confusa to entrando em panico é tudo e todos contra mim ninguem me entendi é so desavenças e desunião brigas constantes (me perdoa é um desabafo).

  11. ademir antonio de marchi

    Pr.Eber.fiquei muito alegre em conhece-lo pelo seu site e dou graças á Deus, por sua vida e de sua família, e continue engrandecendo o nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o nosso amado Deus, Amem? Tive a oportunidade de conhecê-lo por uma informação que eu precisava para um de meus estudos, que falava da inimizade dos samartitanos e dos judeus.Fiquei muito grato `a Deus por sua visão teológica e também divina, muito grato mesmo, até nos vermos no céu fique com meu abraço fraternal.Ademir, presbítero emérito da Igreja Presbiteriana de Leme-sp.

  12. aparecida ivone rodrigues tristao

    Pr.Eber.fiquei muito alegre em conhece-lo pelo seu site e dou graças á Deus, por sua vida e de sua família, e continue engrandecendo o nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o nosso amado Deus, Amem? Estou tendo a oportunidade de conhecê-lo por uma informação que eu estou precisando para um de meus estudos sobre Batalha Esperitual, gostei muito do que li em suas postagens de estudos, e gostaria muito de receber estudos desse assunto de Guerra esperitual, libeertação e cura interior, ficarei muito grata se isso for possivel, um abraço fraterno , Diaconisa Aparecida , Igreja Novo Tempo em Ceilandia DF

  13. Helba de Melo Barboza

    Pr. Éber, fiquei muito feliz em poder reencontrá-lo, sou membro da Primeira Igreja Batista do Recife, conheci seu pai e toda sua família quando eram membros desta mesma igreja. Muito bom saber que a internet nos proporciona essa possibilidade de ter as distâncias encurtadas. Fica com Deus.

  14. ISMAEL ARAUJO REIS

    Conhecia seu pai pelo Rádio, nos idos de 1973. Boa palavra, jovial, envolvente! Atual! (Sempre após a Palavra lá pelas 23:55h horas, ele tocava: “Lindo Dia Raiou” dos Ligados). Bem diferente dos sermões batistas da época…Quando li no seu blog “QUEM SOU EU” afirmando ser filho do saudoso Pr. Ebenezer Jamil, me bateu uma saudade.. Naquele tempo estudava em Recife, vindo da Bahia.

  15. Maria Lúcia.

    Acabei de ler uma das suas ministrações. Muita bênção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s