PENIEL

Foto comemorativa dos 40 anos da Peniel

Fundada no dia 24 de Junho de 1967 sob a liderança do pastor Joel Ferreira e auxiliado por Pr. Antônio Barbosa Lima, a Igreja Batista Nova Peniel tem sua história iniciada pelo Poder do Espírito Santo na vida desses homens de Deus, ressaltando aqui a participação ativa de irmãos como: Lílian Manhães Barbosa Lima (esposa do Pr. Antônio Barbosa Lima), Glaucia Sigilião do Couto Teresa Mendes da Silva, Maria Felisbino, José Luis da Cunha, Ozely Soares da Cunha, Irene Carneiro da Silva e outros.

Uma igreja formada meses antes da instituição da Convenção Batista Nacional, a qual é filiada, não podia deixar de ser parte da história de Renovação Espiritual nesse Estado do Rio de Janeiro. Reunindo-se primeiramente numa casa na Rua Rego Lopes 27 na Tijuca, RJ, onde futuramente seria construído o templo da igreja num prédio de quatro andares, os irmãos decidiram o nome dado à igreja e o dia de sua inauguração oficial com um culto de Louvor a Deus no dia 2 de setembro de 1967, data essa comemorada até os dias de hoje, inclusive tendo sido instituído alguns anos depois pela Câmara dos Deputados o dia 2 de setembro como o Dia da Igreja Batista Peniel.

Passados pouco mais de um ano de sua inauguração e tendo intensa atividade de implantações de igreja, o Pr. Joel Ferreira, que era na época pastor interino na novel igreja, passa o pastorado ao Pr. Antônio Barbosa Lima, eleito pela igreja em 31 de março de 1968, dirigida pelo Espírito Santo para tal feito. Nessa época já se contava um rebanho com 91 membros.

Após ter sido chamado para um ministério pastoral no exterior, o Pr. Antônio Barbosa Lima, conduz a igreja para a eleição do seu substituto que, usada pelo Espírito Santo, elege o Pr. Adriano Augusto de Castro Magalhães, membro de Peniel também, ao pastorado da igreja no dia 9 de março de 1986. Sob sua liderança a igreja desenvolve intensos trabalhos missonários em diferentes regiões do Rio de Janeiro e em algumas cidades do interior do Brasil.

Tem sido uma dádiva de Deus para a Igreja Peniel a consagração e participação de pastores na sua membresia, tais como: Pr. Valter B. Lima, Pr. Manoel Silva, Pr. ELi Alves, Bispo José Bráulio, Pr. Benjamin Scheideger, Pr. Edson Feitosa, Pr. Daniel de Jesus Siston, Pr. José Carlos Gonçalves, Pr. Kennedy Fábio, Pr. Marcos Sucupira dos Santos, Pr. Paulo Ribeiro, entre outros e implantação de igrejas por todo Rio de Janeiro e no Brasil.

Algumas igrejas que iniciaram seus trabalhos através da Peniel da Tijuca: Igreja Batista Monte Gerizim; Igreja Batista em Renovação Espiritual Nova Jerusalém; Peniel de Cascadura; Peniel de Jardim Alvorada, Nova Iguaçu; Nova Peniel em Rezende, Batista Peniel no Borel; Batista Peniel do Estácio; Peniel de Rio Comprido; Peniel de Gramacho; Peniel da Ilha do Governador; Batista Peniel de Realengo, Peniel em Cachoeiras de Macacu e outras.

No ano de 2006 após o nosso Deus ter tomado para si o pastor Adriano Augusto de Castro Magalhães, a igreja, usada pelo Espírito Santo, conduz ao pastorado da Igreja Batista Nova Peniel o Pr. Fernando Thomaz, membro de Peniel também, tomando posse no dia 23 de Julho como pastor-presidente. Este, hoje, trabalhando com seus auxiliares, Pr. Éber Jamil e Pr. Rivelino Aquino, tem desenvolvido um trabalho de crescimento da igreja através da obra missionária de cada crente que se propõe a ser um ceifeiro. Atualmente a Igreja têm quatro missões: Peniel no Chacrinha – RJ, Peniel em Santa Cruz – RJ, Peniel em Montes Claros – MG e Peniel em Penedo – Al.

6 Respostas para “PENIEL

  1. Fui aluno do seminário teológico Peniel, formando em 1983. Ordenado ao ministério no mesmo ano, sob indicação da Igreja Batista Monte Gerizim (que saudades do Pr. João Figueredo!!) , e tendo como pregador naquela memorável noite de sábado, saudoso Pr. Antonio Barbosa Lima. Imensa saudade destes irmãos. Que Deus continue abençoando seu povo, e fazendo prosperar nas suas mãos a Sua Obra!

    Pr. Jairo Henrique Leite Vieira

  2. Marlilia Zainotte Moyzes

    Sou membro de Peniel desde 1995 e não conhecia a história de Peniel assim como quem foram os primeiros pastores.
    Gostei de ter conhecido,
    obrigada
    Marlilia Zainotte Moyzes

  3. Pr. Mauricio dos Santos

    Sou privilegiado de hoje está pastoreando uma destas igrejas mencionada acima na história da igreja.
    Sou pastor da Igreja Batista Peniel no Borel
    Parabéms Igreja Batista Nova Peniel Pela sua linda História.

  4. Pr. Mauricio dos Santos

    Sou privilegiado de hoje está pastoreando uma destas igrejas mencionada acima na história da igreja e ter estudado no Seminário desta igreja e ter sido professor por alguns anos neste mesmo seminário.
    Sou pastor da Igreja Batista Peniel no Borel
    Parabéms Igreja Batista Nova Peniel Pela sua linda História.

  5. Armenio Suzano Jr.

    Armenio Suzano Jr.
    Como criança, fui membro da Peniel de 1967 até 1983. Meus pais, Armenio e Vera Lúcia Suzano estavam lá no meio do trabalho pesado da fundação deste tremendo ministério – pintando paredes, colocando curtinas, juntamente com Pr. Barbosa e “Tia” Lilian. Também fui graduado junto com a primeira turma no curso de bacharel em teologia do seminário Peniel – naquela época uma extensão do seminário Unido. Me formei junto com grandes homens (e mulheres) de Deus como Maj. Newton, Pr. Manuel e sua esposa Vera, Maria Felisbino e Eliane Marques (a qual hoje reside nos EEUU).
    Que bela história do amor e do poder do nosso Deus!
    Graça Misericórdia e Paz.
    AZS

    • Conheço seu pai. Ele foi na Juventude Peniel uma grande referência entre os jovens como regente, instrumentista, pregador etc. Foi muito bom ter seu comentário no blog. Conheci sua avô, seu tio…Muita satisfação pelo seu comentário. Um abraço, Paz !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s